COM RECURSOS DO MUNICÍPIO – Prefeito Eduardo Braide inicia reconstrução do Novo Hospital da Zona Rural

O prefeito Eduardo Braide iniciou, nesta segunda-feira (15), a reconstrução do que será o Novo Hospital da Zona Rural, antes conhecido como UPA da Zona Rural, na BR-135, Maracanã. Sob coordenação das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), as obras começaram após a assinatura da Ordem de Serviço. O investimento será de R$ 3.133.091,12, sendo recursos próprios do Município e o prazo de entrega é de 150 dias.

“Vamos transformar este local no Novo Hospital da Zona Rural. Teremos 40 leitos, dobrando nossa capacidade e incluindo novos atendimentos, como o odontológico e o pediátrico funcionando 24 horas, além de novos exames e serviços médicos. Queremos que este hospital seja uma referência, oferecendo um atendimento completo e de qualidade aos moradores da Zona Rural”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A unidade de saúde é fundamental para a região, operando 24 horas por dia e prestando atendimento mensal a uma média de 5 mil pacientes, abrangendo desde os casos de emergências a consultas mais simples. Essa cobertura beneficia tanto quem reside do Maracanã, Vila Sarney e áreas vizinhas, quanto aqueles que chegam à cidade em situações de urgência.

Reconstrução

A unidade de saúde será totalmente reconstruída. O projeto de reforma total inclui a readequação dos espaços existentes, a ampliação das instalações e a criação de novos consultórios. Além disso, será criado um setor de medicação amplo e o número de leitos passará de 16 para 40, melhorando o atendimento às demandas crescentes da comunidade.

Adicionalmente, novos serviços serão oferecidos, como atendimento odontológico e pediátrico 24 horas. Exames de sangue e de imagem também serão implementados, aprimorando a capacidade diagnóstica e de tratamento da unidade.

“Vamos prestar mais serviços e evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outras unidades. Assim, grande parte das demandas que chegam, vão ser resolvidas aqui, esse é um compromisso com a comunidade”, explicou a secretária da Semus, Carolina Mitre.

O secretário da Semosp, David Col Debella, assegurou que o novo hospital cumprirá os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pelo prefeito Eduardo Braide. “O novo Hospital da Zona Rural é mais um projeto que se alinha ao compromisso do prefeito Eduardo Braide em buscar sempre a excelência em benefício da população de São Luís. E assim como entregamos o Novo Hospital da Criança, que muito nos orgulha, bem como, unidades de saúde completas e novas, em breve retornaremos para entregar um hospital lindo para a população dessa região”, afirmou David Col Debella, secretário da Semosp.

Também estiveram presentes na solenidade, os secretários municipais Octávio Soares (Semad), Romário Barros (Semdel), Alessandra Pontes (Semapa), Dilmar Araújo (Semsa); além do subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão e os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; os vereadores Francisco Chaguinhas e Daniel Oliveira, ambos do PSD, vice-presidente e líder do Governo na Câmara Municipal, respectivamente; Karla Sarney (PSD); Dr. Gutemberg (Republicanos); e Domingos Paz (DC); o suplente de vereador Manoel Filho, além de lideranças, moradores e equipes de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *