AGENDA POSITIVA – Orleans Brandão afirma que emprego e renda serão as marcas registradas do seu governo

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

“ENEM CESSÁRIO” – Governo do Maranhão inicia Terceirão Não Tira Férias 2026 com expectativa de atender 30 mil estudantes

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (26), a aula inaugural do Terceirão Não Tira Férias 2026, programa que fortalece a preparação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O lançamento ocorreu no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, em São Luís, marcando o início de uma das maiores ações educacionais voltadas ao acesso ao ensino superior no estado.

Estudantes no Terceirão Não Tira Férias (Foto: Alisson Passos)

Durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou que a edição de 2026 será a maior da história do programa, consolidando o compromisso do Governo do Maranhão com a educação e com os projetos de vida da juventude maranhense.

“Estamos batendo todos os recordes nesta nona edição do Terceirão Não Tira Férias. Serão 300 polos atendendo cerca de 30 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual, distribuídos em 198 municípios. É o maior curso preparatório para o Enem e vestibulares de toda a rede estadual do Maranhão. Esse é um momento de fortalecer ainda mais a preparação dos nossos jovens, com aulas, resolução de questões, tira-dúvidas e atividades que vão prepará-los para o futuro que os aguarda”, afirmou.

O programa

Criado há quase uma década, o Terceirão Não Tira Férias tornou-se uma importante política pública de preparação para o Enem e o Paes. A iniciativa oferece revisão dos principais conteúdos cobrados nas provas, aprofundamento das competências e habilidades exigidas pelos exames, resolução de questões, orientação para redação e acompanhamento de professores com experiência em cursos preparatórios. Nesta edição, o programa contará com 300 escolas-polo, distribuídas em 198 municípios, com expectativa de atender aproximadamente 30 mil estudantes da rede estadual.

As atividades serão realizadas entre os dias 1º e 21 de julho, totalizando 15 dias úteis de estudos intensivos. Durante esse período, os participantes terão uma rotina organizada para potencializar a aprendizagem, com acolhimento, atividades culturais, aulas de quatro horas diárias, material didático específico e alimentação, proporcionando um ambiente favorável à preparação para os exames.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 28 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet. No ato da inscrição, o estudante informa CPF e data de nascimento, escolhe a escola-polo onde deseja participar e conclui o cadastro.

Além das aulas presenciais, todos os conteúdos trabalhados durante o programa ficarão disponíveis na Plataforma Gonçalves Dias e no canal da Seduc no YouTube. A iniciativa amplia o acesso ao material didático e permite que os estudantes revisem as aulas sempre que necessário, fortalecendo ainda mais a preparação para o Enem e o Paes. (Fonte: Seduc)

BAFAFÁ DOS GRANDES – Após bate-boca e muito balacobaco, deputada Mical fica presa na SMTT

A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local.

Mical Damascrno no pátio da SMTT

Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular.

A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

Em Nota, a SMTT declarou que houve excesso da parlamentar dentro do órgão, e que os procedimentos adotados seguiram as normas vigentes da legislação.

Confira no vídeo.

SÃO LUÍS – Após fiscalização do MPMA, setores da Clínica São Marcos são interditados

O Ministério Público do Maranhão realizou, nesta quinta-feira, 26, uma fiscalização no Hospital Ludovicense, antiga Clínica São Marcos, em São Luís, que resultou na interdição de diversos setores da unidade pela Vigilância Sanitária Municipal. A inspeção foi motivada por reclamações recebidas pela Ouvidoria do MPMA sobre o serviço de obstetrícia do hospital.

Foto: Divulgação (CCOM-MPMA)

Segundo a promotora de justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, após a instauração de procedimento administrativo, a instituição não apresentou manifestação ao Ministério Público. Paralelamente, o MPMA recebeu relatórios e documentos produzidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, indicando possíveis irregularidades na unidade.

Diante das informações, foi realizada inspeção para verificar as condições de funcionamento do hospital. Durante a fiscalização, equipes do MPMA, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos vistoriaram diferentes setores da unidade. No primeiro andar, foram constatadas condições inadequadas de funcionamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, nas salas cirúrgicas, na área de recuperação pós-anestésica, no setor de esterilização e em depósitos.

Conforme a promotora Lítia Cavalcanti, a UTI neonatal apresentava infiltrações e presença de mofo. Também foram identificados problemas estruturais nas salas cirúrgicas e ausência de oxigênio na sala de recuperação pós-cirúrgica. Todo o primeiro andar, incluindo centro cirúrgico, Central de Material e Esterilização (CME), depósitos e UTI neonatal, foi interditado.

Foto: Divulgação (CCOM-MPMA)

O Corpo de Bombeiros também constatou irregularidades relacionadas à segurança contra incêndio. De acordo com a vistoria, a rota de fuga do quarto andar não atendia às exigências técnicas, o que levou à interdição integral desse pavimento.

Ainda durante a inspeção, foi verificada a existência de grande volume de resíduos hospitalares infectantes armazenados em área externa, em local de fácil acesso. Segundo a promotora, a situação representava risco sanitário à população.

Na farmácia hospitalar, a Vigilância Sanitária identificou a inexistência de documentação exigida pelo Conselho Regional de Farmácia para aquisição de medicamentos. Em razão da irregularidade, o setor também foi interditado. De acordo com termo emitido pela Vigilância Sanitária, a desinterdição da farmácia está condicionada ao cumprimento das exigências estabelecidas em notificação anterior.

Foto: Divulgação (CCOM-MPMA)

Os documentos da Vigilância Sanitária registram que a fiscalização constatou o descumprimento de itens constantes de termo de intimação expedido anteriormente, resultando na interdição do setor farmacêutico hospitalar e na lavratura do respectivo termo de interdição.

Conforme informado pela promotora de justiça, apenas os consultórios localizados no térreo permanecem em funcionamento. Os demais setores da unidade permanecerão interditados até que sejam sanadas as irregularidades apontadas pelos órgãos fiscalizadores. (CCOM-MPMA)

ENFAIXADOS – Os dois últimos ex-prefeitos de São Luís podem disputar os cargos de governador e vice-governador

Nesta sexta-feira (26), parte da imprensa local destacou a possibilidade de o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (Republicanos) formar chapa com o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), como pré-candidato a vice-governador. De acordo com jornalistas bem posicionados, essa aliança estaria bem adiantada, costurada, naturalmente pelo governador Carlos Brandão.

Passagem de faixa de Edivaldo Júnior para Eduardo Braide (Foto: Reprodução)

Em se concretizando essa dobradinha entre Orleans e Edivaldo Júnior, nas eleições majoritárias deste ano no Maranhão, haverá um consequente embate entre os dois últimos ex-prefeitos da capital maranhense.

Eleito em 2020, Braide recebeu a faixa de prefeito de Edivaldo Júnior, que foi reeleito em 2016, em segundo turno, com 53,94% dos votos válidos, numa vitória contra o seu sucessor que obteve 46,06 da votação válida.

RATOS E BARATAS – MPMA ajuíza Ação Civil Pública contra Grupo Mateus por irregularidades sanitárias

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, ajuizou, no dia 22 de junho, uma Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Grupo Mateus S.A. e suas filiais.

Loja do Mix Mateus do Maiobão (Arquivo)

A demanda foi proposta em razão de práticas abusivas e comercialização de produtos impróprios ao consumo, envolvendo irregularidades sanitárias, exposição de alimentos em condições inadequadas, presença de vetores (transmissores de doenças) e falhas estruturais e operacionais em unidades do grupo empresarial, com potencial risco à saúde e à segurança dos consumidores.

De autoria da promotora de justiça Alineide Martins Rabelo Costa, a ação tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís.

Em caráter liminar, o Ministério Público requereu que o Poder Judiciário determine que o Grupo Mateus cesse imediatamente a exposição e venda de qualquer produto alimentício que esteja vencido, deteriorado, corrompido, com embalagem violada ou que apresente qualquer risco à saúde.

Também foi solicitada a adequação térmica urgente de todos os balcões, freezers e câmaras frias para atender rigorosamente aos padrões legais de conservação de carnes e perecíveis, bem como o controle rigoroso de pragas, com a realização de dedetizações e sanitizações profundas para eliminar a presença de insetos, larvas e roedores nas áreas de manuseio e estoque.

MÉRITO

No julgamento do mérito da ação, o Ministério Público requer a procedência dos pedidos para condenar as empresas do grupo ao pagamento de R$ 10 milhões de reais, devido à violação massiva e reiterada aos direitos de segurança, saúde e confiança dos consumidores. O valor deve ser revertido ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

Foi requerida ainda a condenação do grupo ao ressarcimento integral dos danos materiais e morais sofridos individualmente por consumidor lesado, que adquiriu produtos impróprios nas unidades. Os valores deverão ser liquidados e executados individualmente por vítima.

Outro item dos pedidos do MPMA é a inversão do ônus da prova, em reconhecimento à incapacidade técnica e jurídica do consumidor, para obrigar a rede de supermercados a provar que cumpre integralmente as exigências sanitárias regulamentares.

Segundo a promotora Alineide Martins, mesmo após as sucessivas fiscalizações e intervenções dos órgãos competentes, ao longo de aproximadamente dois anos, as irregularidades constatadas persistiram. “O quadro expõe continuamente um número indeterminado de consumidores a riscos concretos à saúde, segurança e integridade física, circunstância que evidencia a permanência das práticas ilícitas e a insuficiência das medidas adotadas”, comentou.

FATOS QUE GERARAM A AÇÃO

A investigação que culminou na ação teve início a partir de uma denúncia formalizada por um consumidor que, em setembro de 2024, adquiriu carne bovina (“coxão mole”) com forte odor fétido e em adiantado estado de deterioração na unidade Mix Atacarejo do bairro Olho d’Água. Ao retornar ao local para reclamar, o consumidor foi informado pela gerência do açougue que lotes de carnes impróprias já haviam sido recolhidos naquele mesmo dia.

A partir desse episódio, o Ministério Público requisitou fiscalizações e laudos técnicos aos órgãos competentes. As vistorias realizadas pelo Procon/MA e pela Superintendência de Vigilância Sanitária Municipal revelaram que a situação estendia-se por, pelo menos, oito unidades da rede na capital (localizadas nos bairros Olho d’Água, Vila Cafeteira, João Paulo, Cidade Operária, Vila Bacanga, Vinhais, São Raimundo e Tirirical).

Entre as principais irregularidades apontadas nos relatórios técnicos e autos de infração juntados ao processo estão: comercialização de alimentos vencidos, deteriorados, mofados ou com embalagens gravemente violadas (como abacates estragados e produtos de panificação com fungos); armazenamento inadequado de carnes, laticínios, pescados e congelados, operando em temperaturas completamente incompatíveis com as normas sanitárias e apresentando descongelamento indevido.

Foi constatada, ainda, a presença de insetos, larvas e roedores transitando livremente em áreas sensíveis, como padaria, depósitos, salas de frios e áreas de manipulação de alimentos. Além disso, foram verificadas deficiências graves na limpeza de equipamentos de açougue, falta de higiene geral e problemas estruturais em câmaras frias e balcões de exposição. (CCOM-MPMA)

ENQUANTO ISSO… – Em São Raimundo das Mangabeiras, população declara apoio a Orleans Brandão

A agenda do pré-candidato a governador Orleans Brandão no Sul do Maranhão foi marcada, nesta quinta-feira (25) por um caloroso encontro com a a população de São Raimundo das Mangabeiras, liderado pelo prefeito Accioly Cardoso, que reuniu também diversas lideranças políticas, entre elas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e apoiadores da região.

Ao agradecer pelo carinho com que foi recebido, Orleans Brandão falou da sua trajetória política, da experiência adquirida como secretário de Assuntos Municipalistas, e ressaltou a importância das parcerias com os municípios e do diálogo com lideranças locais para a construção de propostas que deem continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.

“Nos últimos quatro anos, dediquei minha vida a conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Tenho muito orgulho do que a gente já construiu, em ver que o estado está avançando, que o municipalismo saiu do papel e se transformou em ações concretas. Para dar continuidade a esse grande trabalho já realizado pelo governador Carlos Brandão, precisamos de parceiros como o prefeito Accioly e todo esse grupo que quer o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou Orleans Brandão.

O evento contou com forte adesão popular, com presença de moradores da zona rural, das comunidades de Vale Verde, Morro do Chupé e assentamento Bacuri, além de lideranças políticas locais que destacaram o apoio ao projeto de Orleans Brandão e reforçaram a continuidade das ações no município, como o ex-prefeito Francismar Carvalho: “É motivo de muito orgulho e de muita satisfação participar deste evento e ver tanta gente entusiasmada pelo trabalho que precisa continuar no Maranhão. Eu confio que Orleans vai ser vitorioso”.

O prefeito Accioly Cardoso destacou a relação de Orleans com o município e o reconhecimento das ações já realizadas na região. “Ele conhece todo o Maranhão e todos os projetos que temos para São Raimundo das Mangabeiras. Como secretário nos ajudou a trazer a praça, o centro comercial, a tão sonhada ponte. A ele toda a nossa gratidão e a certeza que continuaremos caminhando juntos rumo à vitória”, enfatizou.

Ao responder às demandas apresentadas pelas lideranças, Orleans Brandão defendeu mais investimentos em abastecimento d’água e na infraestrutura viária na região Sul do Maranhão, além de propor a ampliação e duplicação da estrada que liga São Raimundo das Mangabeiras ao município de Loreto, e a construção da primeira maternidade da região Sul.

DIALOGANDO – Orleans Brandão “faz a ponte” para investimentos em São Raimundo das Mangabeiras

Em agenda no Sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou obras de infraestrutura e equipamentos públicos em São Raimundo das Mangabeiras, onde ampliou o diálogo com as lideranças locais sobre as demandas do município e os investimentos realizados na região.

 

Acompanhado do prefeito Accioly Cardoso, Orleans iniciou a agenda pela ponte do Porto do Mamão, importante ligação da zona rural do município onde a antiga estrutura de madeira utilizada por moradores e produtores da região foi substituída.

Durante a visita, moradores relataram os benefícios da obra e destacaram a melhoria na mobilidade e na segurança de quem utiliza diariamente a travessia. “Melhorou mil vezes. Agora a gente passa com muito mais segurança”, afirmou o morador Haroldo Martins.

Na sequência da agenda, Orleans visitou o Hospital de Urgência e Emergência de São Raimundo das Mangabeiras, onde conheceu a estrutura da unidade, os setores de atendimento, a enfermaria, a pediatria e os espaços destinados aos serviços de urgência e emergência.

Durante a visita, o prefeito Accioly Cardoso apresentou as principais demandas da unidade, especialmente relacionadas à ampliação dos serviços de saúde e à necessidade de novos investimentos para fortalecer o atendimento regional.

Orleans também acompanhou a estrutura já existente na unidade, incluindo salas cirúrgicas e espaços preparados para a ampliação dos serviços, além de conhecer a rotina de atendimento dos profissionais e pacientes.

O pré-candidato destacou a importância de conhecer de perto a realidade dos municípios e afirmou que o diálogo com as lideranças e com a população é fundamental para a construção de propostas para um plano de governo.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. O municipalismo é construído ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade”, afirmou.

Ao abordar as demandas apresentadas na área da saúde, Orleans voltou a defender investimentos que ampliem a rede de atendimento na região Sul do Maranhão. “Precisamos fortalecer ainda mais a saúde da região Sul e aproximar os serviços da população”, declarou.

“NA MARAL” – Delegado Assis Ramos “dá um corretivo” no prefeito de Imperatriz

A inconveniência e a falta de postura do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (Progressistas), têm deixado boa parte dos moradores da Região Tocantina com a pulga atrás da orelha. Isso porque o gestor imperatrizense tem dado sinais de que pode deixar o grupo do governador Carlos Brandão (MDB) para seguir os passos do ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), pré-candidato ao Governo do Maranhão.

Rildo Amaral, Carlos Brandão e Assis Ramos (Foto/Secom)

A postura de “cerca elétrica” de Rildo, ao ficar em cima do muro em relação a essa situação, evidencia, a cada dia, um possível rompimento. Por último, Rildo Amaral criticou a estatal Caema pelo “desserviço” prestado na cidade de Imperatriz.

O ex-prefeito da Princesa do Tocantins, Assis Ramos, delegado de polícia de carreira, por meio de um vídeo que circula nas redes sociais, “deu um corretivo” em Rildo Amaral (veja o vídeo abaixo).

Assis afirmou que, quando era deputado estadual, Rildo defendia e parabenizava a Caema com unhas e dentes. Agora, porém, faz críticas ácidas à companhia responsável pelo abastecimento de água no Maranhão.

Assis Ramos também lembra que Rildo Amaral chegou à Prefeitura de Imperatriz com o apoio do governador Carlos Brandão, que, segundo ele, tem sido “um pai” e um “prefeito perfeito” para a segunda cidade mais importante do estado.

NOTA DE PESAR – Assembleia Legislativa lamenta morte do radialista Robson Neri, o “Garoto do Bigode”

Nota de Pesar – Radialista Robson Neri, o “Garoto do Bigode”

Logomarca Assembleia Legislativa do Maranhão

É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento do radialista Sebastião Edson de Paula Neri, o Robson Neri, aos 75 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira (25), em São Luís. Ele estava internado em uma unidade de saúde na cidade.

O comunicador ficou conhecido em toda a capital maranhense pela alcunha de “Garoto do Bigode” em virtude dessa sua característica inconfundível.

Dono de uma voz marcante, o “Garoto do Bigode” construiu uma carreira de sucesso no rádio esportivo maranhense, nos anos 70 e 80, com uma brilhante trajetória pelas rádios Gurupi, Educadora, Ribamar e Timbira. Também chegou a atuar em outros estados como Rio Grande do Norte e Pernambuco com transmissões esportivas.

Neste momento de dor e tristeza, nos solidarizamos com amigos, familiares e todos aqueles que conviveram com Robson Neri nesta vida, rogando ainda que Deus o coloque em um bom lugar e o conceda repouso eterno na sua mais infinita Glória.

Juraci Vieira

Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão