PUXÃO DE ORELHA – Após “Falamansa”, MPMA recomenda que Prefeitura preserve a identidade cultural da Feirinha São Luís

Propostas incluem o reforço da transparência na gestão do projeto

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou, em 18 de junho, Recomendação à Prefeitura de São Luís, Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e demais órgãos responsáveis pela organização da Feirinha São Luís, orientando a adoção de medidas para a preservação da finalidade original do projeto, valorização da cultura local, transparência na aplicação dos recursos públicos e participação social em eventuais mudanças na programação.

Feirinha São Luís (Foto: Reprodução)

O documento foi assinado pelos promotores de justiça Doracy Moreira Reis Santos (1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social); João Leonardo Sousa Pires Leal (2ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa); e José Augusto Cutrim Gomes (5ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa).

A Recomendação foi expedida após relatos encaminhados ao MPMA por integrantes da comunidade artística, cultural e defensores do patrimônio histórico da capital maranhense. Eles apontaram preocupação com a eventual inclusão de atrações nacionais na programação da Feirinha São Luís. Segundo eles, isto poderia comprometer a vocação do projeto como espaço de valorização da cultura local e de fortalecimento da economia criativa.

FEIRINHA

Instituída pela Lei Municipal nº 6.871/2020 e realizada aos domingos, a Feirinha São Luís foi concebida como uma política pública para a circulação de produtos agroecológicos, artesanato, gastronomia e manifestações culturais locais no Centro Histórico da capital. Para o MPMA, eventuais alterações em sua curadoria e programação devem preservar essa finalidade cultural, evitando a descaracterização do projeto e a redução dos espaços tradicionalmente ocupados por artistas e agentes culturais maranhenses.

Entre as providências recomendadas estão a reavaliação de eventuais mudanças permanentes na programação artística da Feirinha; elaboração e divulgação de critérios objetivos para gestão, seleção e contratação de atrações; realização de consultas e reuniões regulares entre o Conselho Municipal de Cultura e representantes dos segmentos culturais afetados. Também estão incluídas a disponibilização de dados sobre programação, contratações, valores pagos, fontes de recursos e outros documentos sobre a execução do projeto.

Os promotores de justiça igualmente defendem que qualquer alteração significativa na estrutura da Feirinha seja precedida de justificativa técnica, estudo de impacto cultural e amplo diálogo com os setores envolvidos.

PRAZOS

De acordo com a Recomendação, a Prefeitura de São Luís e os demais órgãos têm prazo de cinco dias úteis para informar ao Ministério Público as providências adotadas. Também deverão encaminhar relatórios sobre a programação, contratações, valores, fontes de custeio e critérios de seleção das atrações. O MPMA pede, ainda, que os entes apresentem, no prazo de 15 dias úteis, um plano de organização e curadoria para a valorização da cultura local e preservação da identidade cultural da Feirinha São Luís. (CCOM-MPMA)

IBEG CELEBRA… – Dia Internacional das Mulheres na Engenharia com homenagem em São Luís

O Instituto Brasileiro de Engenharia e Geociências (IBEG) realiza nesta terça-feira (23) uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, data que reconhece a contribuição feminina para o desenvolvimento da engenharia, da inovação e da transformação social.

O evento acontece às 18h30, no Auditório do Edifício Marcus Barbosa, reunindo profissionais, estudantes e representantes do setor para uma celebração dedicada às mulheres que atuam na área e ajudam a construir o futuro por meio da ciência, da tecnologia e da engenharia.

Com o tema “Vocês projetam o presente e constroem o futuro”, a iniciativa busca valorizar o protagonismo feminino em uma das áreas historicamente marcadas pela predominância masculina, destacando a importância da diversidade e da inclusão para o avanço da profissão.

Além da homenagem às engenheiras, a programação pretende promover a troca de experiências e o reconhecimento de trajetórias que inspiram novas gerações de mulheres a ingressarem e se destacarem no setor.

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é celebrado mundialmente em 23 de junho e tem como objetivo ampliar a visibilidade das profissionais da área, incentivar a participação feminina nas carreiras de engenharia e reforçar a relevância de sua atuação no desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade.

(Via blog do Diego Emir)

EM SÃO LUÍS – Orleans Brandão reúne prefeitos e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Wéverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que tem dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

 

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para
assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

OPERAÇÃO MIRAGEM – PF combate fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional em SP

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23/6), a Operação Miragem, com o objetivo de apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional supostamente praticados no âmbito da gestão de uma instituição financeira.

Foto:Divulgação (PF em SP)

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e o bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.

As investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central do Brasil, apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, para aparentar solvência perante os órgãos de controle e para viabilizar operações supostamente irregulares.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e de realização de operações de crédito vedadas.

(Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo)

FIM DE SEMANA – SSP-MA cumpre quatro mandados de prisão com apoio do reconhecimento facial em arraiais juninos

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) registrou, neste fim de semana, o cumprimento de quatro mandados de prisão durante os festejos juninos realizados em São Luís. As ocorrências foram registradas entre sábado (20) e domingo (21), nos arraiais do IPEM e da Vila Palmeira, com apoio do Sistema BriefCam de Reconhecimento Facial.

Foto: Divulgação (SSP-MA)

As prisões são resultado da atuação permanente do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), do Centro de Inteligência de Segurança Pública (CISP), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e da Polícia Civil do Maranhão (PCMA). A tecnologia integra a Operação São João Seguro 2026 e é utilizada em salas de monitoramento instaladas nos principais arraiais da capital.

No sábado (20), durante o Arraial do IPEM, o sistema identificou Alessandro Ramos da Silva, que possuía mandado de prisão por descumprimento de obrigação alimentar. Após o alerta emitido pelos operadores do CIOPS, equipes da Polícia Militar realizaram a abordagem e conduziram o indivíduo para o cumprimento da ordem judicial.

Também no sábado, no Arraial da Vila Palmeira, foi identificado Dalisma de Oliveira Campos, condenado por tráfico de drogas, com pena remanescente de cinco anos de reclusão em regime semiaberto. Após a confirmação da identidade, ele foi preso e encaminhado para os procedimentos legais.

Ainda na Vila Palmeira, durante a programação noturna, o sistema apontou Gustavo Henrique Silva Carvalho, alvo de mandado de prisão civil por inadimplência de pensão alimentícia. A Polícia Militar foi acionada, realizou a abordagem e efetuou a condução do indivíduo.

Já no domingo (21), o sistema de reconhecimento facial instalado no Arraial do IPEM identificou José Maria Moura, que possuía mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Turiaçu pelos crimes de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

Após o alerta, equipes da Polícia Militar localizaram o indivíduo na saída do evento e realizaram a abordagem. A identidade foi confirmada na base da Polícia Civil instalada no arraial, e o suspeito foi encaminhado ao Plantão Central das Cajazeiras para cumprimento da ordem judicial.

“CULTURISMO” – Festival das Tradições movimenta o Ceprama durante as férias de julho em São Luís

As férias de julho em São Luís ganharão mais uma opção para moradores e turistas que desejam vivenciar a cultura maranhense de forma autêntica. Nos dias 3, 4 e 5 de julho, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), localizado na Madre Deus, recebe o Festival das Tradições com uma programação gratuita que reúne algumas das mais importantes manifestações culturais do estado.

Fachada do Ceprama, em São Luís

Em um período marcado pelo aumento do fluxo turístico na capital maranhense, o festival reforça o papel do Ceprama como um dos principais espaços de promoção da cultura, do artesanato e do turismo no Maranhão. Durante três dias, o público poderá acompanhar apresentações de Tambor de Crioula, Cacuriá, Coco, Lelê, Danças Portuguesas, Tribos de Índio, blocos tradicionais e afros, além de grupos de Bumba Meu Boi de diferentes sotaques.

O evento também convida visitantes a conhecerem o artesanato maranhense produzido pelos permissionários do Ceprama, fortalecendo a experiência turística em um espaço que reúne história, tradição e economia criativa em um dos bairros mais emblemáticos de São Luís. afirma.

Há 35 anos no Ceprama, praticamente desde a criação do espaço, a artesã Lúcia Franco acompanha diariamente a chegada de visitantes interessados em conhecer o artesanato maranhense. Para ela, a programação cultural fortalece ainda mais a relação entre o público e os artistas locais.

“Quem vem assistir às apresentações acaba conhecendo também o artesanato, conversando com os artesãos e entendendo a história de cada peça. É muito bonito ver o Ceprama cheio de vida, recebendo turistas, moradores e famílias inteiras. Eu tenho 35 anos aqui e continuo me emocionando ao ver nossa cultura sendo valorizada”, conta.

Morando em São Luís há quase uma década, a paulista Ana Paula Ribeiro já incluiu o festival no roteiro dos familiares que visitarão a cidade durante as férias.

“Quando recebo visitas, sempre procuro mostrar aquilo que é mais autêntico do Maranhão. O Festival das Tradições reúne tudo isso em um só lugar: cultura popular, artesanato, música, gastronomia e a atmosfera única da Madre Deus. É uma experiência que mostra a verdadeira essência de São Luís”, afirma.

Outro diferencial do evento será a estrutura de acessibilidade. O festival contará com área reservada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, intérprete de Libras, banheiros adaptados, equipe de apoio e serviço de descrição falada das apresentações e do ambiente, garantindo uma experiência inclusiva para todos os públicos.

Com entrada gratuita, o Festival das Tradições promete transformar o Ceprama em um grande palco da cultura maranhense durante as férias de julho, reafirmando o espaço como uma importante vitrine do turismo cultural, do artesanato e das tradições populares do Maranhão.

PROGRAMAÇÃO

3 de julho (sexta-feira)

Local: Salão Interno do Ceprama

17h – Forró Cabo Zé
18h – Barriquinha
19h – Tambor de Crioula Cravo e Rosa de São Benedito
20h – Grupo Piaçaba
21h – Bloco Afro Aiyê Amadê
22h – Bumba Meu Boi da Floresta
23h – Bloco Tradicional Os Brasinhas

4 de julho (sábado)

17h – Conjunto Madrilenus
18h – Quadrilha Flôr do Sertão
19h – Fuzileiros da Fuzarca
20h – Dança Portuguesa A Arte e a Beleza de Portugal
21h – Bloco Tradicional Os Baratas
22h – Bumba Meu Boi da Madre Deus
23h – Turma do Quinto

5 de julho (domingo)

17h – Coco Pirinã
18h – Ritmistas Unidos da Madre Deus
19h – Lelê de São Simão
20h – Tribo de Índio Tapiaca Uhu
21h – Cacuriá da Basson
22h – A Máquina e os Fofões
23h – Bumba Meu Boi da Fé em Deus

DIALOGANDO – Evento reúne centenas de apoiadores do pré-candidato a deputado federal, Dr. Joel, neste domingo

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr. Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, em São Luís, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.

Na ocasião, Dr. Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.

Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.

Para Dr. Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.

O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.

O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.

CONSAGRADO – Arraial da Assembleia fecha com chave de ouro mostrando a cultura popular maranhense

(Agência Assembleia/MA)

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

 A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Fomento à economia

  Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço. O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arraial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Sotaques

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

BATE-PRONTO – Brandão garante que Orleans está preparado para governar o Maranhão

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Carlos e Orleans Brandão

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

Confira.

“MALAMANSA” – Feirinha São Luís perde sua essência com “shows importados”

Considerada um dos dos espaços culturais mais tradicionais da “maranhensidade”, a Feirinha São Luís, ao que parece, perdeu sua essência. Isso porque o evento dominical, chancelado pela Prefeitura de São Luís, deixou sua originalidade que era promover o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais do Maranhão.

Feirinha São Luís (Foto: Reprodução)

Em sua edição deste domingo, o evento que tem como palco o eixo Praça João Lisboa – ruas do Egito e de Nazareth e Odylo, no Centro Histórico,  abrigou, sem nenhum estudo prévio de causa, um grupo forasteiro de forró por nome “Falamansa”. Tudo isso em plena temporada junina, onde os tambores de São Luís ecoam aos quatro ventos, mas sem sensibilizar os tímpanos dos órgãos promotores de cultura da capital de todos os maranhenses.

A perda de essência ocorre pelo menosprezo aos grupos folclóricos locais, que se apresentam, às duras penas, nos terreiros de São Luís, na base do fiado e a perder de vista. Bem diferente desses “grupos estrangeiros” pagos a preço de ouro e à vista.

Resta saber se cidades como Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) disponibilizam suas praças públicas para um grupo de bumba meu boi do Maranhão. Pelo que se sabe, nem mesmo no período junino, as fogueiras dessas capitais de estados brasileiros esquentam os pandeirões da cultura popular maranhense, principalmente com cachê elevado.

No máximo, uma apresentação na hora da xepa de suas feiras livres.