DIALOGANDO – Evento reúne centenas de apoiadores do pré-candidato a deputado federal, Dr. Joel, neste domingo

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr. Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, em São Luís, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.

Na ocasião, Dr. Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.

Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.

Para Dr. Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.

O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.

O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.

CONSAGRADO – Arraial da Assembleia fecha com chave de ouro mostrando a cultura popular maranhense

(Agência Assembleia/MA)

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Programação

 A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Fomento à economia

  Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço. O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arraial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Sotaques

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

BATE-PRONTO – Brandão garante que Orleans está preparado para governar o Maranhão

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Carlos e Orleans Brandão

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

Confira.

“MALAMANSA” – Feirinha São Luís perde sua essência com “shows importados”

Considerada um dos dos espaços culturais mais tradicionais da “maranhensidade”, a Feirinha São Luís, ao que parece, perdeu sua essência. Isso porque o evento dominical, chancelado pela Prefeitura de São Luís, deixou sua originalidade que era promover o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais do Maranhão.

Feirinha São Luís (Foto: Reprodução)

Em sua edição deste domingo, o evento que tem como palco o eixo Praça João Lisboa – ruas do Egito e de Nazareth e Odylo, no Centro Histórico,  abrigou, sem nenhum estudo prévio de causa, um grupo forasteiro de forró por nome “Falamansa”. Tudo isso em plena temporada junina, onde os tambores de São Luís ecoam aos quatro ventos, mas sem sensibilizar os tímpanos dos órgãos promotores de cultura da capital de todos os maranhenses.

A perda de essência ocorre pelo menosprezo aos grupos folclóricos locais, que se apresentam, às duras penas, nos terreiros de São Luís, na base do fiado e a perder de vista. Bem diferente desses “grupos estrangeiros” pagos a preço de ouro e à vista.

Resta saber se cidades como Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) disponibilizam suas praças públicas para um grupo de bumba meu boi do Maranhão. Pelo que se sabe, nem mesmo no período junino, as fogueiras dessas capitais de estados brasileiros esquentam os pandeirões da cultura popular maranhense, principalmente com cachê elevado.

No máximo, uma apresentação na hora da xepa de suas feiras livres.

“BATALHÃO PESADO” – Transmissão do Arraial da Assembleia repercute nas redes sociais com elogios de internautas

(Agência Assembleia)

A transmissão ao vivo do Arraial da Assembleia Legislativa do Maranhão tem ampliado o alcance da festa para além do grande terreiro montado no estacionamento da Alema. Pelas redes sociais, internautas de diferentes cidades maranhenses e até de outros estados têm acompanhado a programação junina e compartilhado mensagens de elogio à organização, segurança, acessibilidade e qualidade das atrações culturais.

Durante a transmissão da programação desta sexta-feira (19), que contou com apresentações da Companhia Mirim Princesinha do Jordoa, Boi Mirantes da Ilha, Companhia Encantar, Quadrilha Alegria Caipira, Boi Estrela da Cohab, Boi Nina Rodrigues, Cacuriá do Jhon, Boi da Lua, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo e Boi de Maracanã, centenas de comentários destacaram a grandiosidade do evento.

Entre as manifestações dos internautas, um dos pontos mais citados foi a sensação de segurança proporcionada pelo arraial. A publicitária Wilma Vicky classificou o evento como o mais seguro do Maranhão e ressaltou o ambiente acolhedor para públicos de todas as idades.

“É no Arraial da Assembleia que você pode levar seus filhos pequenos com tranquilidade. Os idosos também têm seu espaço. É um arraial de inclusão e respeito pela população”, comentou.

A internauta Hellaynes Ferreira também destacou a estrutura oferecida aos visitantes. “Não tem igual. É literalmente o melhor arraial da ilha. Segurança, conforto, comida boa e uma programação sem igual. Eu amo”, escreveu.

Outro aspecto bastante elogiado pelos espectadores foi a valorização da cultura popular maranhense aliada à acessibilidade dos serviços oferecidos no evento.

Para a internauta Gláucia Salles, o arraial reúne características que o tornam referência entre os festejos juninos do estado. “O arraial entrega segurança, cultura, boa culinária e preços acessíveis para todos os públicos”, avaliou.

Além dos comentários sobre a estrutura e a organização, muitos internautas aproveitaram a transmissão para interagir, enviar mensagens de apoio aos grupos folclóricos e celebrar a diversidade cultural presente na programação. Os registros demonstram que o Arraial da Assembleia tem conseguido unir tradição, entretenimento e inclusão, alcançando não apenas quem participa presencialmente, mas também milhares de pessoas que acompanham a festa pelas plataformas digitais.

A TV Assembleia transmite ao vivo em sinal aberto digital (9.2), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), além das plataformas digitais como YouTube, Facebook e Instagram (@assembleiama). A cobertura, que também está disponível na Rádio Assembleia (96,9 FM), tem proporcionado ao público não apenas o acesso a uma programação rica em cultura popular, mas também um espaço de interação e celebração coletiva, reunindo espectadores de várias partes do Brasil.

SÓ NOTINHAS – Trocadilhos e fundilhos do Domingo D (agora com charge)

Domingo, 21 de junho de 2026. Notinhas sobre assuntos que foram destaque aqui no blog Hora Extra durante a semana passada. Agora com charge temática a um dos tópicos. Boa leitura!

Notinhas da Semana

Neste 21 de junho é comemorado o Dia Mundial da Girafa, um dos mamíferos mais exóticos da fauna africana. Mesmo “muda” por ter seu pescoço alongado, no Maranhão, a girafa deu nome a sabão e no Brasil a uma rede de fast-food. Sem o “silêncio girafal” vamos aos fatos…

Desemplacamento de carros (ops) cargos no Detran 

Na terça-feira passada, o deputado federal André Fufuca (PP), ex-ministro do Esporte de Lula, literalmente desemplacou no Detran-MA. O pré-candidato a senador entregou cargos que tinha no órgão, após deixar o grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão (MDB).

Nas contas de Fufuca, melhor será seguir com Eduardo Braide, pré-candidato ao governo, mesmo  tendo uma bolsonarista do PL como a pré-candidata a vice. A notícia de Fufuca, virou fofoca, como se o parlamentar tivesse cometido algo de muito grave.

Sem paixão ou defesa, todos hão de convir que a política é dinâmica e volátil, onde os personagens estão sujeito a mudanças de lado, de cor, de bandeira partidária, assumindo riscos de aprovação ou rejeição popular. Fufuca não foi o primeiro nem será o último a mudar de palanque.

“Fifica” “fefeio” “fafazer” fofoca sobre Fufuca

Foram muitas as fofocas sobre a decisão de André Fufuca. Uns taxaram a “mudança” como tradição do ex-ministro, outros como traição. Outros tantos divulgaram que o parlamentar confessou a “Sertanejo” que estava atendendo a um pedido que não poderia negar, e, ainda outros, narraram que a “troca de lado” teria a anuência do presidente Lula.

Ora, toda temporada pré e eleitoral tem mudanças. Em 2022, por exemplo, o senador Weverton Rocha estava em palanque contra Brandão, que foi reeleito com folga. Lá atrás, Lula e Geraldo Alckmin se degladiavam em debates e hoje estão juntinhos, juntinhos, no “mesmo governo”.

Política é isso! Movimento, ação, movimentação… Cada qual procura a melhor estrutura possível para obter sucesso nas urnas. Quem sabe até se essa decisão de Fufuca não serviu pra tornar mais confortáveis as definições de Brandão, em relação às eleições majoritárias deste ano?!

Roberto Rocha arrocha o buriti com caroço de macaúba

Conforme prometido, o ex-senador Roberto Rocha (Novo) gravou um vídeo declarando que, se for para enfrentar o sistema, vai disputar o Governo do Maranhão. “RRocha” disse que é filho de sertanejo, não foge à luta e que merendou caroço de macaúba.

Disse ainda, que pelo Brasil mata e pelo Maranhão morre. Rocha só esqueceu de citar que entre as palmeiras de carnaúba, macaúba, buriti e babaçu, ele também foi criado sob as sombras das palmeiras imperiais que circundam o Palácio dos Leões.

Todos lembram do governo formidável no período de 1983 a 1986, cujo slogan era “Vamos governar juntos”. “Robertinho”, na época, como criança em berço de ouro, brincava nos jardins palacianos.

“Vereador do Cavaco” para “presa e dente”

O vereador de São Luís, Beto Castro (Avante), nunca escondeu o desejo de ser presidente da Câmara Municipal de São Luís. Mas os embaraços do dia a dia têm lhe causado desgaste em cima de desgaste. Na segunda-feira passada o “edil do Cavaco” foi preso por posse ilegal de arma de fogo durante a operação Benedict, que investiga um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares.

A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

No mesmo dia, Beto foi posto em liberdade e no dia seguinte, chegou no plenário ludovicense “arreganhando os dentes”, rindo de orelha a orelha, enfim, sorrindo com as paredes. A “ideia sorridente” foi transmitir a seus pares e à população, um clima de tranquilidade e firmeza.

Enfim, um dia a pessoa é presa, no outro é dente e no dia seguinte pode até ser “presa e dente” ou presidente, como ficar melhor!

Camarão e os 13 gatos pingados em Imperatriz

Em suas andanças pela Região Tocantina, o “vice-versa-governador Camaranhense” participou de atos de apoio à sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão. As movimentações foram mais intensas em Açailândia e Imperatriz.

Na “Princesa do Tocantins”, Camaranhense se reuniu com membros de igreja evangélica e com integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST). O encontro foi num espaço similar a uma quitinete, ocasião em que 13 gatos pingados, com seus bonés vermelhos do MST, fizeram o coro “pró-Camarão”.

É até sugestivo dizer que o “neo-petista” deve estar se sentindo desprestigiado, e, ao mesmo tempo, arrependido de ter entrado nessa “barca furada” à base de foice e martelo. A diferença entre as siglas MST e TCE é muito extensa, mais até que ao caminho que leva aos leões.

Chatice entre apoio de prefeitos e voto do eleitor

Na medida que o tempo passa, analistas e psicanalistas de plantão fazem suas análises sobre a corrida ao Palácio dos Leões. Os pitacos são os mais improváveis possíveis, uma chatice sem fim que tomou conta dos grupos de “zapzap”.

É mais ou menos assim: caso determinado pré-candidato ao Governo do Maranhão receba mensagens por vídeo sobre apoio de prefeitos, se for de interesse do tal analista, isso é prova de força política.

Mas se esse apoio for para um pré-candidato que não seja do naipe do analista, aí nesse caso, esse suporte de alcaides não vale nada, pois quem vota é o eleitor.

Uma espécie de análise que só vale se estiver dentro do interesse do analista ou “pixanalista”.

Café frio, fraco e “choco”

Veja essa! O “sobrinho postiço” de saudoso ex-governador deu uma derrapada que foi parar na linha do “é coador”. Na tarde da quinta-feira passada surgiu nas redes sociais um vídeo de sua autoria intitulado como “bomba” na política maranhense.

Sem fé e sem café, o “miolo de pote”, na ocasião, disse que estava acontecendo uma reunião na casa do “deputado delegado PF” com a presença da presidente da Assembleia. Na pauta, segundo o “café frio”, a mudança de postura do partido Republicanos que deixaria a base do governador Carlos Brandão para apoiar o pré-candidato ao governo, Eduardo Braide.

“Cafifa postiço” teve o disparate de definir a notícia como “quente” e que voltaria em seguida com mais detalhes. Até hoje não voltou nem com o pó, nem com a borra do café. “Pod” acreditar!

Mosaico das redes sociais 

Responda se souber e quiser:

* Qual pré-candidato ao governo, ao ser abordado por vereadores de cidade do interior sobre adesivos, enviou foi a imagem da “arte” em PDF pelo “zap” e sugeriu que os edis bancassem a despesa com a produção da peça publicitária??? É meu amigo, esse “encarca o mano” pra não tirar dinheiro do bolso…

* Qual jornalista, gente boa demais, colocou em seu carro, um adesivo do pré-candidato ao Senado “Deixa de arte, Júnior”, somente pra ter acesso ao comitê de pré-campanha, evitando assim, pagar estacionamento no “vizinho” Golden Shopping Calhau??? A ideia não deixa de ser “extraordinária”

* Qual pré-candidato a deputado federal gravou um vídeo falando sobre “sua convocação” pra seleção, mas só levou “pauladas” nas redes sociais? De tão ruim de bola, batizaram o “homi” de “perna-de-madeira” pra não chamar perna-de-pau…

* Qual “radialista foca” agradeceu, ao vivo, na “emissora dos nobres”, os “parabenzes” de aniversário recebidos de ouvintes??? “Qualqueres” dia desses vão dizer que “menas” é sempre maior que mais

* “Qual dublê de jornalista chegou “em águas”, no arraial da ‘Casa do Povo’, e, mesmo “cercando frango”, andou de barraca em barraca procurando um alvo fácil pra dar aquela “ferrada”??? Mas soube-se que ele ganhou de um parlamentar, “pra lamentar”, apenas um copo de mingau de milho, o famoso “chá de burro”…

* Qual “pré-pré-pré-candidato” à chamada “Casa Alta” chegou no QG de “Bra-Bra-Bra” com o “pires” na mão pedindo prioridade??? O teacher esperava receber como resposta a bíblica frase “a César o que é de César”, no entanto

* Qual líder de unidade hospitalar ali pras bandas do bairro “nação de Hitler”, ao chamar para um “tango” o(a) colaborador(a) no RH, foi surpreendido(a) com uma lambada do tipo: “chorando se foi quem um dia só me fez chorar”, traduzindo “se eu for levo todo mundo junto”??? Esse(a) é corajoso(a)! A “criançada da casa” ficou só assistindo a tudo…

Domingo que vem tem mais… Ou menos!

QUE ILHA BELA! – Grupo Figueiredo promove arraial junino valorizando a cultura popular nordestina

A mistura de ritmos, cores, saberes e sabores foi a fórmula cultural que o Grupo Figueiredo adotou para promover as manifestações folclóricas do nordeste brasileiro. Um temático arraial junino foi erguido no pátio externo da envazadora de águas Ilha Bela, na localidade Laranjal, em São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís.

Com diversas atrações culturais a autenticidade do folclore maranhense segue entre a tarde e noite deste sábado (20), envolvendo colaboradores, diretores, familiares, fornecedores, convidados especiais e membros da comunidade. Tudo com muita segurança, conforto, comidas típicas e calor humano.

A bem da verdade, neste espaço do “planeta água” o calor humano é o único que não passa. Por isso, para acabar com a sede, o portfólio de produtos do Grupo Figueiredo está à disposição do consumidor nas mais variadas embalagens de acordo com sua conveniência.

TÁ MELHORANDO… – Maranhão tem segunda maior queda do Brasil em analfabetismo entre quem tem mais de 15 anos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na sexta-feira (20), os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre a Educação (PNAD Contínua Educação). Em relação ao Maranhão, um dos dados de destaque é a redução do analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade. Embora a taxa de analfabetismo ainda seja grande nessa faixa etária comparativamente com outros estados, o Maranhão teve a segunda maior queda nesse aspecto, o que demonstra um avanço na eficiência das políticas públicas direcionadas a essa área.

Governador Carlos Brandão com estudantes da rede estadual

Em dez anos houve um recuo de 4,8 pontos percentuais na taxa de analfabetismo da população residente no Maranhão de 15 anos ou mais de idade. Em 2016, esse indicador era de 15,7%, enquanto em 2025 recuou para 10,9%. É a segunda maior queda em pontos percentuais dentre os outros estados. O Maranhão possuía o terceiro maior índice de analfabetismo nessa faixa etária em 2016 considerando os demais estados. A partir de 2022 melhorou duas posições nesse ranking, o que aponta para uma melhora.

Essa indicação de mudança no cenário da educação maranhense é reforçada pelos dados mais recentes trazidos pela pesquisa como o comparativo dos últimos anos. Em 2024, a população analfabeta com 15 anos ou mais de idade correspondia a 595 mil pessoas, o que representou um recuo de 15 mil pessoas em relação a 2025. Com isso, o Maranhão apresentou melhor índice quando comparado ao Ceará, Paraíba, Piauí e Alagoas.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que várias são desenvolvidas pela gestão estadual para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em todo o estado. Desde a reforma das escolas com aparelhamento como laboratórios, bibliotecas e outros espaços até investimentos para a garantia da permanência dos estudantes em sala de aula, como o apoio ao transporte escolar com um dos eixos do Macroprograma Educação de Verdade, além de várias outras ações.

Na parte da alfabetização, a gestora destacou a importância do Programa Maranhão Alfabetizado, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e que foca na redução do analfabetismo. O projeto é direcionado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade escolar adequada.

“Os dados mostram que o Maranhão está avançando na redução do analfabetismo, resultado de um trabalho contínuo de ampliação do acesso à educação. Esse levantamento é fundamental para orientar nossas ações e fortalecer políticas como o Maranhão Alfabetizado, que leva oportunidades de alfabetização a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada, além das estratégias de busca ativa e do fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos. Ainda temos desafios, mas seguimos trabalhando e investindo fortemente para garantir mais oportunidades educacionais à população maranhense”, enfatizou a secretária Jandira Dias.

Entre os outros dados de destaque trazidos pela PNAD Contínua Educação sobre o Maranhão está a proporção de pessoas com 25 anos ou mais de idade que concluíram a educação básica obrigatória, ou seja, que completaram, no mínimo, o Ensino Médio. Assim como em anos anteriores, o estado teve uma trajetória de crescimento e alcançou, em 2025, o índice de 47,4%. A pesquisa revelou que entre as mulheres, esse percentual era mais elevado, 51,6%, do que entre os homens, 42,6%.

A pesquisa também mostrou crescimento do percentual de pessoas com ensino superior completo no Maranhão, com aumento de mais de 100% no quantitativo de pessoas, precisamente 113,3%, passando de 263 mil pessoas, em 2016, para 561 mil pessoas, em 2025. Esse percentual fica acima da média nacional cujo crescimento foi de 56,1%.

Sobre a PNAD Contínua Educação

Essa pesquisa foi iniciada pelo IGBE em 2012 com levantamento trimestral, por meio de questionário básico, das informações sobre as características educacionais da população. A partir de 2016, o módulo anual de Educação foi introduzido na pesquisa, ampliando a investigação do tema para todas as pessoas da amostra durante o segundo trimestre de cada ano. O objetivo do levantamento é retratar o panorama educacional da população brasileira a partir dos resultados do questionário anual de Educação. Desde o início da série histórica, em 2016, o Maranhão vem apresentando melhora nos índices desse ranking.

SELEÇÃO CULTURAL – Segunda noite do Arraial da Assembleia reúne público apaixonado por folclore e futebol

(Agência Assembleia / MA)

A segunda noite no Arraial da Assembleia 2026, nesta sexta-feira (19), foi marcada pela exaltação e valorização da cultura popular maranhense, reunindo, também, amantes de futebol, que acompanharam a partida entre Brasil e Haiti, cujo placar foi 3×0 para a Seleção Brasileira. No clima de Copa do Mundo, o espaço reuniu numeroso público, que acompanhou toda a programação até a madrugada deste sábado (20).

O deputado estadual Wellington do Curso (PSD) participou da programação e destacou a organização do evento, idealizado pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB).

“O Arraial da Assembleia é o melhor arraial do Brasil porque é feito com amor e carinho pela presidente Iracema Vale, a primeira mulher a presidir a Assembleia. Preparamos este arraial para a população maranhense com muito carinho e amor. Esse é o arraial da família maranhense, com segurança, acessibilidade e muita cultura. Convido quem ainda não veio a desfrutar do Arraial da Assembleia”, afirmou o parlamentar.

Atrações

A programação da segunda noite teve início com a apresentação do grupo Cofo de Sotaques, seguida pela Companhia Mirim Princesinha do Jordoa, Boi Mirantes da Ilha, Companhia Encantar, Quadrilha Alegria Caipira, Boi Estrela da Cohab, Boi de Nina Rodrigues e Cacuriá do Jhon. Na sequência, o público acompanhou apresentações de destacados representantes da cultura popular maranhense, como o Boi da Lua, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo e o centenário Boi de Maracanã, que encerrou a noite com seu batalhão pesado e contagiante, entregando muita energia e emoção.

O público ainda acompanhou a partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo. O jogo começou às 21h30 e foi transmitido no arraial por meio de telões. Os presentes festejaram cada um dos três gols da Seleção Brasileira e a comemoração foi com a grande festa da tradição popular no tablado de apresentações, onde os grupos folclóricos deram um show de musicalidade, colorido e sincronia.

Aprovação

A aprovação do evento foi unânime entre os visitantes. A pedagoga Leda Costa destacou a qualidade da programação e o ambiente familiar proporcionado pelo arraial.

“É mais um ano que venho prestigiar o Arraial da Assembleia. É o arraial que tem a melhor programação. Venham para cá porque é muito divertido e organizado. Cada ano o Arraial da Assembleia fica melhor”, ressaltou.

Quem também se encantou com a festa foi a aposentada Celeste Melo, que participou do evento pela primeira vez. “Sempre me programava para vir, mas nunca dava certo. Este ano, finalmente, estou aqui deslumbrada com o que vejo. É maravilhoso. Parabéns aos organizadores”, declarou.

Além de fortalecer as tradições juninas do Maranhão, o Arraial da Assembleia tem se consolidado como um dos principais espaços de valorização da cultura popular, conjugando segurança, acessibilidade, gastronomia típica e uma programação diversificada para todas as idades.

A festa continua neste sábado (20), a partir das 17h30, com vasta programação:

Sábado — 20 de junho

17h30 — Paula Nordestina

18h — Quadrilha Flor do Amor

18h30 — Boi da Floresta

19h — Bumba Meu Boi Melodia

19h30 — Quadrilha Rosas Juninas

20h — Dança Country Coração de Peão

20h40 — Boi Estrela dos Lençóis

21h20 — Cacuriá Vila Goreth

22h — Boi da Madre Deus

22h45 — Novilho dos Lençóis

23h45 — Boi de Sonhos

00h45 — Boi Lendas e Magia

1h30 — Boi da Maioba

EMBARALHADOS – Brasil nas ‘Copas’: da geração de ‘Ouros’, com suas ‘Espadas’ aos atuais pernas de ‘Paus’

Como dizem os comentaristas esportivos, o Brasil venceu a primeira na Copa do Mundo, mas não convenceu. Isso porque a vitória veio contra um adversário frágil, que estava distante dos Mundiais desde 1974, quando o torneio foi realizado na então Alemanha Ocidental.

Imagem ilustrativa (Reprodução: Internet)

O primeiro triunfo da seleção brasileira terminou em 3×0 contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, pelo Grupo C. No estádio, 68.324 pessoas e no Brasil outros 210 milhões de torcedores, que não se empolgaram muito com o que foi visto em campo.

Um time limitado, preguiçoso e sem entrosamento, que precisa vencer a Escócia para garantir o primeiro lugar do seu grupo. Uma seleção que já não é mais temida em campo e muito menos é vista como favorita para levantar a taça de campeã.

Seleção Brasileira em gramado americano (Foto: Reprodução)

Diferente de tempos bons, quando o escrete canarinho se concentrava jogando o bom e velho baralho. Atletas sem cabeleiras estilosas e sem chuteiras coloridas. Atletas que não rasgavam meiões para jogar, mas sim tinham seus meiões rasgados nas divididas de bola.

Uma geração de ‘Ouros’, um ataque afiado com suas ‘Espadas’ de dois gumes, em ‘Copas’ com pouco ou nenhum conforto. Bem diferentes dos atuais pernas de ‘Paus’ que embaralham o jogo de Ás a Zé!