ENQUANTO ISSO… – Em São Raimundo das Mangabeiras, população declara apoio a Orleans Brandão

A agenda do pré-candidato a governador Orleans Brandão no Sul do Maranhão foi marcada, nesta quinta-feira (25) por um caloroso encontro com a a população de São Raimundo das Mangabeiras, liderado pelo prefeito Accioly Cardoso, que reuniu também diversas lideranças políticas, entre elas ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e apoiadores da região.

Ao agradecer pelo carinho com que foi recebido, Orleans Brandão falou da sua trajetória política, da experiência adquirida como secretário de Assuntos Municipalistas, e ressaltou a importância das parcerias com os municípios e do diálogo com lideranças locais para a construção de propostas que deem continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.

“Nos últimos quatro anos, dediquei minha vida a conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Tenho muito orgulho do que a gente já construiu, em ver que o estado está avançando, que o municipalismo saiu do papel e se transformou em ações concretas. Para dar continuidade a esse grande trabalho já realizado pelo governador Carlos Brandão, precisamos de parceiros como o prefeito Accioly e todo esse grupo que quer o desenvolvimento de São Raimundo das Mangabeiras”, afirmou Orleans Brandão.

O evento contou com forte adesão popular, com presença de moradores da zona rural, das comunidades de Vale Verde, Morro do Chupé e assentamento Bacuri, além de lideranças políticas locais que destacaram o apoio ao projeto de Orleans Brandão e reforçaram a continuidade das ações no município, como o ex-prefeito Francismar Carvalho: “É motivo de muito orgulho e de muita satisfação participar deste evento e ver tanta gente entusiasmada pelo trabalho que precisa continuar no Maranhão. Eu confio que Orleans vai ser vitorioso”.

O prefeito Accioly Cardoso destacou a relação de Orleans com o município e o reconhecimento das ações já realizadas na região. “Ele conhece todo o Maranhão e todos os projetos que temos para São Raimundo das Mangabeiras. Como secretário nos ajudou a trazer a praça, o centro comercial, a tão sonhada ponte. A ele toda a nossa gratidão e a certeza que continuaremos caminhando juntos rumo à vitória”, enfatizou.

Ao responder às demandas apresentadas pelas lideranças, Orleans Brandão defendeu mais investimentos em abastecimento d’água e na infraestrutura viária na região Sul do Maranhão, além de propor a ampliação e duplicação da estrada que liga São Raimundo das Mangabeiras ao município de Loreto, e a construção da primeira maternidade da região Sul.

DIALOGANDO – Orleans Brandão “faz a ponte” para investimentos em São Raimundo das Mangabeiras

Em agenda no Sul do Maranhão, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, visitou obras de infraestrutura e equipamentos públicos em São Raimundo das Mangabeiras, onde ampliou o diálogo com as lideranças locais sobre as demandas do município e os investimentos realizados na região.

 

Acompanhado do prefeito Accioly Cardoso, Orleans iniciou a agenda pela ponte do Porto do Mamão, importante ligação da zona rural do município onde a antiga estrutura de madeira utilizada por moradores e produtores da região foi substituída.

Durante a visita, moradores relataram os benefícios da obra e destacaram a melhoria na mobilidade e na segurança de quem utiliza diariamente a travessia. “Melhorou mil vezes. Agora a gente passa com muito mais segurança”, afirmou o morador Haroldo Martins.

Na sequência da agenda, Orleans visitou o Hospital de Urgência e Emergência de São Raimundo das Mangabeiras, onde conheceu a estrutura da unidade, os setores de atendimento, a enfermaria, a pediatria e os espaços destinados aos serviços de urgência e emergência.

Durante a visita, o prefeito Accioly Cardoso apresentou as principais demandas da unidade, especialmente relacionadas à ampliação dos serviços de saúde e à necessidade de novos investimentos para fortalecer o atendimento regional.

Orleans também acompanhou a estrutura já existente na unidade, incluindo salas cirúrgicas e espaços preparados para a ampliação dos serviços, além de conhecer a rotina de atendimento dos profissionais e pacientes.

O pré-candidato destacou a importância de conhecer de perto a realidade dos municípios e afirmou que o diálogo com as lideranças e com a população é fundamental para a construção de propostas para um plano de governo.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. O municipalismo é construído ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade”, afirmou.

Ao abordar as demandas apresentadas na área da saúde, Orleans voltou a defender investimentos que ampliem a rede de atendimento na região Sul do Maranhão. “Precisamos fortalecer ainda mais a saúde da região Sul e aproximar os serviços da população”, declarou.

“NA MARAL” – Delegado Assis Ramos “dá um corretivo” no prefeito de Imperatriz

A inconveniência e a falta de postura do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (Progressistas), têm deixado boa parte dos moradores da Região Tocantina com a pulga atrás da orelha. Isso porque o gestor imperatrizense tem dado sinais de que pode deixar o grupo do governador Carlos Brandão (MDB) para seguir os passos do ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), pré-candidato ao Governo do Maranhão.

Rildo Amaral, Carlos Brandão e Assis Ramos (Foto/Secom)

A postura de “cerca elétrica” de Rildo, ao ficar em cima do muro em relação a essa situação, evidencia, a cada dia, um possível rompimento. Por último, Rildo Amaral criticou a estatal Caema pelo “desserviço” prestado na cidade de Imperatriz.

O ex-prefeito da Princesa do Tocantins, Assis Ramos, delegado de polícia de carreira, por meio de um vídeo que circula nas redes sociais, “deu um corretivo” em Rildo Amaral (veja o vídeo abaixo).

Assis afirmou que, quando era deputado estadual, Rildo defendia e parabenizava a Caema com unhas e dentes. Agora, porém, faz críticas ácidas à companhia responsável pelo abastecimento de água no Maranhão.

Assis Ramos também lembra que Rildo Amaral chegou à Prefeitura de Imperatriz com o apoio do governador Carlos Brandão, que, segundo ele, tem sido “um pai” e um “prefeito perfeito” para a segunda cidade mais importante do estado.

NOTA DE PESAR – Assembleia Legislativa lamenta morte do radialista Robson Neri, o “Garoto do Bigode”

Nota de Pesar – Radialista Robson Neri, o “Garoto do Bigode”

Logomarca Assembleia Legislativa do Maranhão

É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento do radialista Sebastião Edson de Paula Neri, o Robson Neri, aos 75 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira (25), em São Luís. Ele estava internado em uma unidade de saúde na cidade.

O comunicador ficou conhecido em toda a capital maranhense pela alcunha de “Garoto do Bigode” em virtude dessa sua característica inconfundível.

Dono de uma voz marcante, o “Garoto do Bigode” construiu uma carreira de sucesso no rádio esportivo maranhense, nos anos 70 e 80, com uma brilhante trajetória pelas rádios Gurupi, Educadora, Ribamar e Timbira. Também chegou a atuar em outros estados como Rio Grande do Norte e Pernambuco com transmissões esportivas.

Neste momento de dor e tristeza, nos solidarizamos com amigos, familiares e todos aqueles que conviveram com Robson Neri nesta vida, rogando ainda que Deus o coloque em um bom lugar e o conceda repouso eterno na sua mais infinita Glória.

Juraci Vieira

Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

BANDEIRA LIVRE – Em encontro com taxistas, Orleans Brandão assume compromisso com a categoria

O pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades.

“Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.

Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do “Detran Net” foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.

“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.

O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.

“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.

A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

DEVASTAÇÃO – Contagem extraoficial aponta mais de 24 mil desaparecidos após terremotos na Venezuela

Um site criado para rastrear pessoas desaparecidas nos terremotos históricos que devastaram a Venezuela listava mais de 24 mil pessoas até o início da tarde desta quinta-feira (25).

Foto de escombros após terremotos na Venezuela (Foto: Reprodução)

O número é extraoficial por ser alimentado pela população, porém dá uma dimensão da devastação causada pelos tremores de magnitudes 7,5 e 7,2 que atingiram o território venezuelano na noite de quarta. Pelos números oficiais, até o momento o governo venezuelano registrou mais de 160 mortos e centenas feridos.

O site foi criado por líderes da oposição venezuelana e continha mais de 24 mil nomes às 13h30 desta quinta no horário de Brasília.

O número de desaparecidos no site, assim como os dados oficiais de mortos e feridos, devem aumentar ainda mais. Isso porque os terremotos derrubaram prédios e casas em diversas regiões do país em um momento que os venezuelanos estavam em casa —era um feriado nacional no país. Cerca de 500 equipes de emergência estavam trabalhando desde a noite de quarta-feira para resgatar vítimas sob os escombros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, especializado em eventos sísmicos, calculou que o número de mortes causados pelos terremotos pode chegar aos 10 mil, conforme os trabalhos de busca avançam pelo país.

(Portal g1)

FACULDADE ESTÁCIO – 15ª Conferência Municipal de Saúde de São Luís debaterá soberania do SUS

Nos dias 1º e 2 de julho de 2026, São Luís será palco de um dos mais importantes espaços de diálogo e participação social na área da saúde: a 15ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade Estácio (Rua Grande / Oswaldo Cruz, nº 1455, Centro) e é aberto à participação popular.

Fachada da Faculdade Estácio (Divulgação)

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que contribuirão para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Município.

As Conferências de Saúde representam um importante instrumento de participação popular previsto na legislação brasileira. Por meio delas, a sociedade tem a oportunidade de avaliar a situação da saúde local, discutir desafios e apresentar propostas que possam aprimorar os serviços oferecidos à população.

Mais do que um evento institucional, a Conferência é um momento de construção coletiva, no qual diferentes vozes contribuem para a elaboração de estratégias voltadas à garantia do acesso universal, integral e humanizado à saúde.

A participação da comunidade é fundamental para fortalecer o SUS e garantir que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da população. As propostas aprovadas durante a Conferência poderão subsidiar o planejamento das ações de saúde do Município e contribuir para as etapas estadual e nacional de discussão das políticas do setor.

Programação

Quarta-feira – 1º de julho

– Credenciamento a partir das 12h;

– Programação oficial até às 18h.

Quinta-feira – 2 de julho

– Atividades das 8h às 18h.

Onde: Local Auditório da Faculdade Estácio – Rua Grande / Oswaldo Cruz, nº 1455, Centro

REFORÇO – Orleans reúne prefeitos em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do MA

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

“D R” MAL RESOLVIDA – Lenga-lenga entre madrasta e enteado “queima o filme” de projeto bolsonarista

Além da estreia de Neymar na Copa do Mundo com vitória da seleção brasileira por 3×0 diante da Escócia, outro assunto tomou conta das redes sociais e virou pauta para a imprensa nacional. As declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e as desculpas esfarrapadas de seu enteado, Flávio Bolsonaro. Essa lenga-lenga em família pode pôr fim ao projeto político do que ainda resta do bolsonarismo no Brasil.

Michelle e Flávio Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Vamos aos fatos:

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse em vídeo publicado nesta quarta-feira (24) que o seu enteado e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, a humilhou em telefonema. “Ele me maltratou e disse que eu deveria ficar de fora das decisões do partido”, declarou.

O depoimento foi feito em vídeo com duas partes publicado no Instagram de Michelle. Segundo a ex-primeira-dama, Flávio a “apunhalou” ao defender o deputado André Fernandes (PL-CE) que é presidente do PL no Ceará. Fernandes declarou apoio ao pré-candidato ao governo do Ceará Ciro Gomes (PSDB) que, conforme Michelle, chamou ao próprio Flávio e seus irmãos de corruptos e de “ovos de serpentes nazistóides”.

Ela é contra o PL apoiar Ciro Gomes ao governo do estado e quer que a vereadora Priscila Costa (PL-CE) seja uma das candidatas ao Senado do partido. O deputado André Fernandes disse na véspera que o desejo de Michelle não mudaria em nada a decisão do partido. (Jovem Pan)

Flávio Bolsonaro pede desculpas

O senador Flávio Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um pedido de desculpas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na postagem, Flávio diz que Michelle gravou vídeos após não retornar mensagem dele, afirmou estar de “coração aberto” e que não teve a intenção de ofendê-la.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, afirmou o senador em suas redes sociais. (Portal g1)

CARACAS!!! – Terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingem Venezuela e geram alerta de tsunami

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela no fim da tarde desta quarta-feira (24/6) e provocaram alerta de tsunami para áreas do Caribe. Os tremores tiveram epicentro no norte do país e foram sentidos em diferentes regiões venezuelanas, incluindo a capital Caracas, além de localidades da Colômbia.

Equipes de resgate retiram mulher ferida de escombros de prédio que desabou em Caracas, após terremoto — Foto: Juan Barreto/AFP

A princípio, o United States Geological Survey (USGS), havia informado o registro de apenas um terremoto de magnitude 7,1, mas revisou os dados, em seguida, ampliando a força dos tremores.

O primeiro terremoto teve origem na cidade de San Felipe, com magnitude 7,2 e profundidade de 21,9 quilômetros, característica considerada rasa e que favorece a percepção dos abalos em áreas mais extensas. Já o segundo foi registrado 39 segundos depois, na cidade de Yumare, com magnitude 7,5.

Após o registro dos tremores, o sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos informou haver possibilidade de ondas perigosas em regiões costeiras localizadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro.

(Com informações do site Metrópoles)