FACULDADE ESTÁCIO – 15ª Conferência Municipal de Saúde de São Luís debaterá soberania do SUS

Nos dias 1º e 2 de julho de 2026, São Luís será palco de um dos mais importantes espaços de diálogo e participação social na área da saúde: a 15ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade Estácio (Rua Grande / Oswaldo Cruz, nº 1455, Centro) e é aberto à participação popular.

Fachada da Faculdade Estácio (Divulgação)

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que contribuirão para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Município.

As Conferências de Saúde representam um importante instrumento de participação popular previsto na legislação brasileira. Por meio delas, a sociedade tem a oportunidade de avaliar a situação da saúde local, discutir desafios e apresentar propostas que possam aprimorar os serviços oferecidos à população.

Mais do que um evento institucional, a Conferência é um momento de construção coletiva, no qual diferentes vozes contribuem para a elaboração de estratégias voltadas à garantia do acesso universal, integral e humanizado à saúde.

A participação da comunidade é fundamental para fortalecer o SUS e garantir que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da população. As propostas aprovadas durante a Conferência poderão subsidiar o planejamento das ações de saúde do Município e contribuir para as etapas estadual e nacional de discussão das políticas do setor.

Programação

Quarta-feira – 1º de julho

– Credenciamento a partir das 12h;

– Programação oficial até às 18h.

Quinta-feira – 2 de julho

– Atividades das 8h às 18h.

Onde: Local Auditório da Faculdade Estácio – Rua Grande / Oswaldo Cruz, nº 1455, Centro

REFORÇO – Orleans reúne prefeitos em dois dias de diálogos e fortalece a maior aliança municipalista do MA

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

“D R” MAL RESOLVIDA – Lenga-lenga entre madrasta e enteado “queima o filme” de projeto bolsonarista

Além da estreia de Neymar na Copa do Mundo com vitória da seleção brasileira por 3×0 diante da Escócia, outro assunto tomou conta das redes sociais e virou pauta para a imprensa nacional. As declarações da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e as desculpas esfarrapadas de seu enteado, Flávio Bolsonaro. Essa lenga-lenga em família pode pôr fim ao projeto político do que ainda resta do bolsonarismo no Brasil.

Michelle e Flávio Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Vamos aos fatos:

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse em vídeo publicado nesta quarta-feira (24) que o seu enteado e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, a humilhou em telefonema. “Ele me maltratou e disse que eu deveria ficar de fora das decisões do partido”, declarou.

O depoimento foi feito em vídeo com duas partes publicado no Instagram de Michelle. Segundo a ex-primeira-dama, Flávio a “apunhalou” ao defender o deputado André Fernandes (PL-CE) que é presidente do PL no Ceará. Fernandes declarou apoio ao pré-candidato ao governo do Ceará Ciro Gomes (PSDB) que, conforme Michelle, chamou ao próprio Flávio e seus irmãos de corruptos e de “ovos de serpentes nazistóides”.

Ela é contra o PL apoiar Ciro Gomes ao governo do estado e quer que a vereadora Priscila Costa (PL-CE) seja uma das candidatas ao Senado do partido. O deputado André Fernandes disse na véspera que o desejo de Michelle não mudaria em nada a decisão do partido. (Jovem Pan)

Flávio Bolsonaro pede desculpas

O senador Flávio Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um pedido de desculpas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na postagem, Flávio diz que Michelle gravou vídeos após não retornar mensagem dele, afirmou estar de “coração aberto” e que não teve a intenção de ofendê-la.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, afirmou o senador em suas redes sociais. (Portal g1)

CARACAS!!! – Terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingem Venezuela e geram alerta de tsunami

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela no fim da tarde desta quarta-feira (24/6) e provocaram alerta de tsunami para áreas do Caribe. Os tremores tiveram epicentro no norte do país e foram sentidos em diferentes regiões venezuelanas, incluindo a capital Caracas, além de localidades da Colômbia.

Equipes de resgate retiram mulher ferida de escombros de prédio que desabou em Caracas, após terremoto — Foto: Juan Barreto/AFP

A princípio, o United States Geological Survey (USGS), havia informado o registro de apenas um terremoto de magnitude 7,1, mas revisou os dados, em seguida, ampliando a força dos tremores.

O primeiro terremoto teve origem na cidade de San Felipe, com magnitude 7,2 e profundidade de 21,9 quilômetros, característica considerada rasa e que favorece a percepção dos abalos em áreas mais extensas. Já o segundo foi registrado 39 segundos depois, na cidade de Yumare, com magnitude 7,5.

Após o registro dos tremores, o sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos informou haver possibilidade de ondas perigosas em regiões costeiras localizadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro.

(Com informações do site Metrópoles)

RAPOSA – Eudes Barros participa da entrega do Centro de Ensino Joaquim Aroso, revitalizado pelo governador Brandão

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, do vice-prefeito Márcio Greik, de secretários municipais e do subsecretário de Estado da Educação, Antônio Heluy, participou, na tarde desta terça-feira (23), da solenidade de entrega do Centro de Ensino Joaquim Aroso (antigo CEMA), após a conclusão das obras de reforma e adequação da unidade escolar.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, estaduais e membros da equipe de governo, marcando um importante investimento na infraestrutura educacional do município. A escola recebeu pintura geral, revitalização dos espaços internos e externos, climatização de todas as salas de aula, além da implantação de um laboratório de Química e de uma biblioteca, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições de ensino e aprendizagem para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade, o subsecretário de Estado da Educação, Antônio Heluy, destacou o compromisso do Governo do Estado com a melhoria da educação pública.

“Estamos entregando uma escola totalmente revitalizada, oferecendo mais conforto, segurança e qualidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Entregamos uma belíssima unidade para a comunidade estudantil, com salas climatizadas e auditório, fortalecendo ainda mais o ambiente de aprendizagem. Não apenas aqui, mas já iniciamos também a reforma da escola José França, dentro de um conjunto de ações que vem sendo executado em todo o Maranhão pelo governador Carlos Brandão e pela secretária de Educação, Jandira. Investir na educação é investir no futuro dos nossos jovens e no desenvolvimento do Maranhão”, afirmou o subsecretário.

O prefeito Eudes Barros destacou a gratidão pela revitalização do Centro de Ensino Joaquim Aroso, ressaltando a melhoria das condições de trabalho para os profissionais da educação e do ambiente escolar para os estudantes.

“Recebemos esta importante melhoria com muita gratidão. A revitalização do Centro de Ensino Joaquim Aroso traz melhores condições de trabalho para os profissionais da educação e um ambiente mais moderno e acolhedor para os estudantes. Agradecemos ao governador Carlos Brandão, ao subsecretário Antônio Heluy e a todos os envolvidos pela parceria em prol da educação pública. Também parabenizo a gestora Luciana Bruzaca, professores e servidores pelo cuidado diário com os alunos e com o patrimônio público, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade em Raposa”, destacou o prefeito.

A gestora geral do Centro de Ensino Joaquim Aroso, Luciana Bruzaca, destacou a entrega da escola revitalizada e ressaltou os benefícios das melhorias para toda a comunidade escolar.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós que fazemos parte do Centro de Ensino Joaquim Aroso. Recebemos uma escola renovada, com salas climatizadas, biblioteca, laboratório de Química, pintura geral e espaços mais adequados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Essas melhorias representam mais conforto, dignidade e motivação para nossos estudantes, professores e servidores. Agradecemos ao Governo do Estado e à Prefeitura de Raposa por essa importante parceria, que fortalece a educação e reafirma o compromisso com a formação de nossos jovens”, afirmou a gestora.

(Via blog Folha do Município)

SÃO LUÍS – Vereadores discutem influência da criação da Resex de Tauá-Mirim sobre nova Lei de Zoneamento

O Coletivo Nós (PT), representado pelo co-vereador Jhonatan Soares, utilizou o pequeno expediente nesta segunda-feira (22) para defender a criação da Reserva Extrativista (RESEX) de Tauá-Mirim, que está próxima de receber a oficialização do Governo Federal, o que deve influenciar, diretamente, na elaboração da nova Lei de Zoneamento Urbano de São Luís. O processo da RESEX Tauá-Mirim é conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), juntamente, com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A RESEX é aguardada por pesquisadores, ambientalistas e lideranças comunitárias como um passo importante para a proteção da biodiversidade da Grande Ilha e a garantia da segurança alimentar de diversas comunidades.

Árvore símbolo da Resex Tauá-Mirim (Foto Reprodução)

Jhonatan Soares frisou que a Lei de Zoneamento não trata somente de mapas, índices urbanísticos ou regras de ocupação do solo, mas é responsável por definir qual cidade será construída para as próximas gerações. Portanto, deve ser pautada por um debate responsável, transparente e comprometido com o interesse público para que o desenvolvimento da cidade ocorra de forma planejada, sustentável e socialmente justa.

O co-vereador defende a criação da RESEX como estratégia para conter o avanço dos grandes empreendimentos que ameaçam os manguezais. Atualmente, a proposta avança no cenário nacional com a abertura de consultas públicas no Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática. Confirmada a criação da reserva, 16.217 hectares que compreendem parte da Ilha de Upaon-Açu, toda a Ilha de Tauá-Mirim, Estreito dos Coqueiros e de trechos da Baía de São Marcos ficarão protegidos, impactando o território de mais dez comunidades tradicionais.

“Essa é uma luta histórica de comunidades tradicionais compostas por pescadores, marisqueiras, agricultores familiares e extrativistas que há décadas preservam os recursos naturais da região. É isso que nós devemos defender enquanto Câmara política pública, que possam contribuir de verdade para a vida dessas pessoas, e não a invasão da indústria nas comunidades para matar, roubar e destruir a riqueza sem deixar nada de retorno”, enfatizou o co-vereador.

Para o decano da Casa, vereador Astro de Ogum (PCdoB), é importante atualizar o Zoneamento a fim de corrigir as perdas financeiras do Município, porém com respeito aos estudos técnicos existentes, o Plano Diretor e a legislação ambiental, garantindo inclusive a segurança jurídica da proposta.

Astro de Ogum, que é autor de emenda que determina que 20% da arrecadação com a outorga onerosa do direito de construir deve ser revertida em políticas públicas para a Zona Rural, tranquilizou as comunidades que podem ser afetadas pela proposta. “Podem ficar tranquilos, pois nos comprometemos em fazer aquilo que é necessário para beneficiar não apenas a Zona Rural, mas toda a cidade”, disse.

DIÁLOGOS NO PT – Sociólogo Paulo Romão participa de plenária sobre Igualdade Racial

Nesta terça-feira (23), o sociólogo Paulo Romão, pré-candidato a deputado estadual pelo PT, participou do projeto Diálogos pelo Maranhão, encabeçado pelo vice-governador Felipe Camarão e pré-candidato ao governo estadual pela mesma legenda partidária. O encontro aconteceu na sede do Partido dos Trabalhadores, no bairro Cohafuma, em São Luís, ocasião em que aconteceu a plenária do plano de governo de Camarão sobre a temática da Igualdade Racial.

Paulo Romão, Felipe Camarão e demais integrantes do PT

Romão considera o tema de bastante relevante e complexo, tendo em vista os entraves ainda existentes no Brasil em relação à equidade social. “Momento importante para posicionar nossa fala em defesa dos quilombo a do Maranhão, políticas públicas de acesso à terra, saúde da população negra e moradia digna“.

Paulo Romão aproveitou o ensejo para reafirmar sua pré-candidatura e expor algumas das razões do seu projeto político. “Coloquei minha pré-candidatura de Deputado Estadual pelo PT em 2026, por está sempre na luta pela vida quilombola. Nasci no quilombo Mucambo, em Viana e nossa caminhada até aqui parte de lá. Vamos em frente!“.

MENOR IMPACTO – Brado Logística avança na descarbonização do transporte rodoviário com uso de GNL no Maranhão

Parceria com a Virtu GNL marca nova etapa do transporte de cargas e já movimentou mais de 1,3 mil toneladas de produtos

Em meio ao avanço da agenda ESG no setor logístico, alternativas energéticas de menor impacto ambiental vêm ganhando espaço no transporte de cargas brasileiro. Nesse cenário, a Brado Logística passou a operar no Maranhão com caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito, em parceria com a Virtu GNL. Atualmente, a frente conta com 81 veículos homologados, a expectativa é ampliar gradualmente o uso da tecnologia, atendendo mais rotas previstas nos próximos ciclos de expansão.

Foto: Divulgação (Brado Logística)

A gerente executiva de Inovação, Processos e Supply da Brado, Michelle Braga, explica que, neste momento, a iniciativa está voltada à rota que liga São Luís ao terminal da companhia em Davinópolis, no sul do Maranhão. Desde o início da operação, cerca de 1,3 mil toneladas já foram transportadas com o uso da nova matriz energética.

“Esse novo projeto representa mais um passo da companhia na incorporação de ativos menos poluentes à cadeia logística. Na Brado, entendemos que a descarbonização do transporte passa pela integração de diferentes soluções, e o GNL surge como uma alternativa relevante para tornar a operação rodoviária mais consciente. Quando a multimodalidade se une à inovação energética, conseguimos avançar de forma concreta para a sustentabilidade no setor”, ressalta a executiva.

Ganho ambiental – Entre os principais benefícios para o meio ambiente está a diminuição significativa das emissões atmosféricas em comparação aos veículos movidos a diesel. De acordo com a Virtu GNL, os caminhões movidos a essa alternativa liberam cerca de 25% menos dióxido de carbono (CO₂) e de até 90% menos óxidos de nitrogênio (NOx), além de reduzir a emissão de material particulado na atmosfera. Atualmente, a empresa conta com pontos de abastecimento nas cidades de Balsas e Santo Antônio dos Lopes (MA) e em Parauapebas (PA), atendendo às operações locais. A infraestrutura instalada garante o atendimento contínuo da operação e cria condições para a expansão da tecnologia em corredores logísticos estratégicos da região.

Para Marcelo Tappis, CEO da Virtu GNL, a iniciativa evidencia o potencial da integração entre diferentes soluções logísticas para aumentar a eficiência e a competitividade do transporte de cargas no país.

“A parceria com a Brado demonstra como a combinação entre infraestrutura dedicada, inovação tecnológica e integração multimodal pode gerar ganhos concretos de eficiência, previsibilidade e desempenho operacional para a cadeia logística. O GNL se consolida como uma alternativa capaz de aliar competitividade, segurança de abastecimento e redução de emissões, especialmente em operações de longa distância. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até aqui e ansiosos para ampliar ainda mais essa parceria, expandindo o uso da tecnologia e fortalecendo a integração multimodal em novas rotas e operações nos próximos anos”, destaca o executivo.

Além da utilização de alternativas para o transporte rodoviário, a ferrovia (principal modal utilizado pela Brado) também contribui diretamente para a redução das emissões de GEE. Com a multimodalidade pode-se emitir até 85% menos CO₂ em comparação ao transporte realizado exclusivamente por caminhões movidos a diesel, reforçando os ganhos ambientais proporcionados por esse modelo na cadeia logística.

Operação estratégica no Maranhão – A operação rodoviária entre São Luís e Davinópolis integra um fluxo logístico mais amplo voltado ao abastecimento industrial do Sudeste brasileiro. O terminal da Brado em Davinópolis funciona como ponto de integração multimodal da carga, conectando o transporte rodoviário à operação ferroviária rumo a Sumaré (SP).

A partir do terminal maranhense, cargas industriais e commodities na região seguem por ferrovia em uma rota de aproximadamente 2,7 mil quilômetros, a mais longa ativa no país. No sentido contrário, do sudeste para o nordeste, os principais produtos transportados são bens de consumo.

Sobre a Brado

A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 33 locomotivas, cerca de 4,7 mil contêineres e mais de dois mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focada na integração multimodal.

Sobre a Virtu GNL

A Virtu GNL é uma empresa brasileira especializada em soluções logísticas para o transporte de cargas pesadas, combinando eficiência operacional, infraestrutura dedicada e menor intensidade de carbono. Referência nacional no uso de Gás Natural Liquefeito (GNL) para o transporte rodoviário, a companhia desenvolve e opera soluções integradas de energia e logística. Com operações nos estados do Maranhão e do Pará, a empresa atua no desenvolvimento de corredores logísticos estratégicos para o transporte de cargas no Brasil, contribuindo para operações mais eficientes, competitivas e sustentáveis. Saiba mais em www.virtugnl.com.

FESTANÇA FINAL – Prefeitura de São Luís promove intensa programação cultural no encerramento do São João 2026

O clima junino segue forte na capital maranhense nesta última semana de festejos. Entre 24 e 29 de junho, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza uma programação diversificada com shows nacionais, bumba meu boi, danças típicas e grupos tradicionais em vários pontos da cidade.

Foto: Divulgação (PMSL)

Dia de São João com futebol e tradição na Maria Aragão 

Na quarta-feira (24), dia de São João, as bandeirinhas dividem espaço com o verde e amarelo. O grupo Forró Não Gela abre a programação da Maria Aragão às 18h. A partir das 19h, a Praça terá telão para transmissão ao vivo de Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo. Logo após a partida, às 21h, a festa continua com três sotaques de bumba meu boi: Famosão de Humberto de Campos, Nina Rodrigues e Boi de Maracanã.

Quinta tem Mix in Brazil e muito boi na Praça

Na quinta-feira (25), sobem ao palco da Maria Aragão o Bumba Meu Boi Redenção, Boi Barrica, Bumba Meu Boi de Morros, Boi de Santa Fé e Bumba Meu Boi da Lua. A noite conta ainda com o show da banda Mix in Brazil, às 20h.

Fim de semana com grandes nomes da música brasileira

Entre sexta (26) e segunda (29), a Maria Aragão recebe atrações nacionais, locais e grupos tradicionais de bumba meu boi. Estão confirmados nomes como Fagner, Zeca Baleiro, Amado Batista, Alcione, Alceu Valença, Zezé Di Camargo & Luciano, Banda Líbanos e a maranhense Andréa Frazão, que se apresenta no dia 29, às 20h. A programação diária começa sempre às 18h.

São João nos Bairros leva festa para cinco comunidades

A festança se espalha pela cidade entre 24 e 29 de junho. Recebem programação especial os bairros Residencial Ribeira, Vila Itamar, Tibiri, Coroadinho e Vila Luizão, com apresentações de bois, danças portuguesas, cacuriá e grupos locais.

Forró e boi no Beco Catarina Mina

Na Praia Grande, o Beco Catarina Mina entra no circuito nos dias 25 e 26 de junho, a partir das 17h, com forró pé-de-serra e apresentações de bumba meu boi de orquestra.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, o incentivo aos artistas locais e o fortalecimento das tradições maranhenses no período junino.

Confira a programação completa:

Arraial da Cidade – Praça Maria Aragão

24/06 – Quarta-feira

– 18h: Forró Não Gela

– 19h: Transmissão Brasil x Escócia – Copa do Mundo

– 21h: B.M.B. Famosão de Humberto de Campos (M)

– 22h: B.M.B. de Nina Rodrigues (O)

– 23h: B.M.B. de Maracanã (M)

25/06 – Quinta-feira

– 18h: B.M.B. Redenção (O)

– 19h: Boi Barrica (A)

– 20h: Show Mix in Brazil

– 21h: B.M.B. de Morros (O)

– 22h: B.M.B. de Santa Fé (B)

– 23h: B.M.B. da Lua (O)

26/06 – Sexta-feira

– 18h: B.M.B. Melodia (O)

– 19h: Lelê de São Simão

– 20h: B.M.B. de Pindaré (B)

– ⁠21h30: Fagner e Zeca

– ⁠23h30: Amado Batista

27/06 – Sábado

– 18h: B.M.B. Valente da Ilha (O)

– 19h: B.M.B. Brilho da Areia Branca

– 20h: B.M.B. Oriente (B)

– 21h: B.M.B. Upaon Açu (O)

– ⁠22h:  Alcione

– ⁠00h: Banda Líbanos

28/06 – Domingo

– 18h: Swing Mix Mirim

– 19h: B.M.B. Meu Tamarineiro (O)

– ⁠21h: Alceu Valença

– ⁠23h: Zezé Di Camargo e Luciano

29/06 – Segunda-feira

– 18h: Cia Vem BB (A)

– 19h: B.M.B. de Axixá (O)

– 20h: Show Andréa Frazão

– 21h: Boi Pirilampo (A)

São João nos Bairros

Residencial Ribeira 

24/06 – Quarta-feira

– 19h: Transmissão da Copa

– 21h: Cia Marizês

– 22h: B.M.B. Melodia (O)

Vila Itamar

26/06 – Sexta-feira

– 20h: B.M.B. de Axixá (O)

– 21h: Cacuriá da Basson

– 22h: B.M.B. Fruto da Raça (B)

Tibiri

27/06 – Sábado

– 19h: Dança Portuguesa Princesa de Portugal

– 20h: B.M.B. Brilho da Ilha (O)

– 21h: Grupo Piaçaba (A)

– 22h: B.M.B. da Pindoba (M)

Coroadinho

28/06 – Domingo

– 19h: Dança Brasileira Gaúcho Negro

– 20h: B.M.B. Valente da Ilha (O)

– 21h: B.M.B. de Pindaré (B)

– 22h: B.M.B. Famosão de Humberto de Campos (M)

Vila Luizão

29/06 – Segunda-feira

– 19h: Dança Portuguesa Império de Lisboa

– 20h: Quadrilha Fogo Caipira

– 21h: B.M.B. Encanto do Olho D’Água (O)

– 22h: Cia Vem BB (A)

Beco Catarina Mina – Praia Grande

25/06 – Quinta-feira

– 17h: Forró Renato Serra e Os Pesados

– 19h: B.M.B. Encanto da Ilha (O)

26/06 – Sexta-feira

– 17h: Forró Lary Sanfoneira

– 19h: B.M.B. Upaon Açu (O)

“UQ!? PODCITAR”… – Jeisael Marx “cobra” de “garimpeiros de notícias” a fonte dos conteúdos de seu trabalho

O experiente jornalista e apresentador de TV Jeisael Marx tem motivos de sobra para cobrar, digamos assim, o que lhe é de direito. Isso porque as entrevistas do seu bem-produzido e superassistido podcast UQ! tem servido de conteúdo para diversos blogs, sites e portais de notícias.

Jeisael Marx na bancada do podcast UC!

O agravante é que pouquíssimos — ou quase nenhum — citam a fonte das informações em suas publicações.

Um exemplo dessa falta de ética profissional ocorreu após a conversa no UQ! entre o ex-secretário estadual de Saúde, Thiago Fernandes, e o médico Joel Nunes, vereador e ex-secretário de Saúde de São Luís, mediada por Jeisael Marx. O “triálogo”, com direito a cronometragem, enriqueceu o cenário político da capital maranhense, diante da repercussão, haja vista que Thiago e Dr. Joel são postulantes a cadeiras na Câmara Federal, em lados opostos.

Os “cortes e recortes” da conversa foram “garimpados” por vários comunicadores, que não tiveram o cuidado de citar a fonte da notícia. Nesta terça-feira (23), Jeisael usou as redes sociais para criticar e cobrar aqueles que se apropriaram da entrevista para obter lucros em acessos e os louros da repercussão do assunto, deixando de fora o autor e condutor do pioneiro formato de entrevista em podcast.

Vale lembrar que Jeisael Marx já comandou programas de televisão de grande relevância em conteúdo e audiência em São Luís. Entre eles estão “Qual é a Bronca?” e “Brasil Urgente”, na TV Cidade, além do “Na Hora D”, na TV Difusora. É dele o jargão “Não te faz de doido, que pau te acha”, uma frase de efeito que se encaixa muito bem nessa situação.