SÓ NOTINHAS – Trocadilhos e fundilhos do Domingo D (agora com charge)

Domingo, 28 de junho de 2026. Notinhas sobre assuntos que foram destaque aqui no blog Hora Extra durante a semana passada. Agora com charge temática a um dos tópicos. Boa leitura!

Notinhas da Semana

Amanhã, 29 de junho, é Dia de São Pedro. Instrumentos de sopro, matracas e pandeirões ecoam pela Ilha Maravilha em homenagem ao santo protetor dos pescadores e dono das chaves que abrem e fecham o acesso ao céu. E ainda manda chover! Vamos,  então, às chuvas de notinhas…

Seleção brasileira abre teu olho contra os olhos fechados dos “japas”

Na tarde desta segunda-feira (29), Dia de São Pedro, o Brasil encara o Japão pela segunda fase da Copa do Mundo. Favorita, a seleção brasileira precisa ficar atenta ao jogo rápido e ágil dos japoneses.

A equipe da Terra do Sol Nascente não se classificou por acaso, muito menos pelo ocaso. O Japão tem qualidade técnica e disciplina que pode surpreender “malandragem e ginga” da equipe pentacampeã do torneio.

Convém lembrar que o esporte mais popular do planeta já não é mais dominado por este ou aquele país. O mundo é uma bola, que gira em plena euforia, mostrando que no futebol o que vale é ficar de olho no lance!

O formato geométrico da Terra e da bola são semelhantes, e, por coincidência, um círculo está centralizado nas bandeiras do Brasil e do Japão. Por isso, nada de arrodeios ou querer dar volta em círculo! É vencer ou voltar pra casa…

Saint Louis City: fundada por franceses e sacudida por Holandinha 

Na sexta-feira passada, Saint Louis City entrou em polvorosa com a notícia de que o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior será o pré-candidato a vice-governador na chapa com Orleans Brandão, pré-candidato ao Governo do Maranhão. Sites, portais e blogs trataram logo de alertar sobre a futura batalha entre os dois últimos ex-prefeitos da “capital de todos os maranhenses”.

Isso porque do outro lado estará Eduardo Braide, que deixou a prefeitura para se lançar como pré-candidato a governador do Maranhão.

De imediato, a “invasão holandesa” tomou conta das redes sociais. Edivaldo Júnior tratou de ampliar seu raio de atuação e deixou de gravar visitas em  feiras de bairros da periferia pra se mostrar no Complexo Deodoro/Panteon, espaço do Centro Histórico de São Luís revitalizado durante sua gestão municipal em parceria com o governo federal.

Já deram até nome para a nova batalha: “Didi x Dudu”.

Ô, glória! Mical, o bafafá e a “detenção” na SMTT

A deputada “Mical dá mais aceno” foi personagem de um novelo (não é novela) todo embaraçado. O “rolo” foi no pátio da SMTT, em São Luís, na tarde/noite de sexta-feira passada.

A perda do “fio da meada” foi por falta de “diálogo brando” entre a parlamentar e agentes de trânsito da SMTT. A confusão provocou a “detenção” de Mical na sede do órgão municipal, que só foi liberada após a chegada de um “alto coturno” da Alema, que foi recebido no “Complexo SMTT” por “batidas de continência” vindas de seus subalternos civis.

Todo esse parangolé foi por causa da “pregação da palavra” feita por pastores em terminais da integração. Mical alegou que os pregadores foram impedidos de agir nos terminais de ônibus sem “pagar passagem”. Ô, glória!

Falamansa na Feirinha: fala sério!

Considerada um dos dos espaços culturais mais tradicionais da “maranhensidade”, a Feirinha São Luís, ao que parece, perdeu sua essência. Isso porque o evento dominical, chancelado pela Prefeitura de São Luís, deixou sua originalidade de lado, que é promover o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais do Maranhão.

Em sua edição do domingo passado, o evento que tem como palco o eixo Praça João Lisboa – ruas do Egito e de Nazareth e Odylo, no Centro Histórico, abrigou, sem nenhum estudo prévio de causa, um grupo forasteiro de forró por nome “Falamansa”. Tudo isso em plena temporada junina, onde os tambores de São Luís ecoam aos quatro ventos, mas sem sensibilizar os tímpanos dos órgãos promotores de cultura da capital maranhense.

A perda de essência ocorre também pelo menosprezo aos grupos folclóricos locais, que se apresentam, às duras penas, nos terreiros de São Luís, na base do fiado e a “perder de vista”. Bem diferente desses “grupos estrangeiros” pagos a preço de ouro, e, antes de subir no palco.

Artistas maranhenses sem vez em outras praças 

Resta saber se cidades como Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) disponibilizam, rotineiramente, suas praças públicas e feirinhas para um artista ou grupo de bumba meu boi do Maranhão. Pelo que se sabe, nem mesmo no período junino as fogueiras dessas capitais de estados brasileiros esquentam os pandeirões da cultura popular maranhense, principalmente com cachê elevado.

No máximo, uma apresentação na “hora da xepa” de suas feiras livres. Já aqui, os “grupos importados”, na base da “fala mansa”, ganham “no papo”, os gestores da cultura ludovicense.

Ê rapá! Não deve copiar Marrapá!

Durante as décadas de 1980 e 1990, uma guerra no mercado de refrigerantes foi travada em São Luís. A munição usada era à base de cravo e canela, com cheiro suave e coloração cor-de-rosa. Estavam no campo de batalha, em busca da preferência do consumidor, a Cola Guaraná Jesus e a Cola Jeneve, nas embalagens KS e D290, respectivamente.

O tempo passou, e a Jeneve perdeu a batalha para o poderoso Guaraná Jesus, com suas mais variadas embalagens. Em meio a essa derrota, surgiu um tal de Psiu Teen, no início dos anos 2000, com coloração e sabor parecidos. Mas nada foi capaz de abalar a preferência e a popularidade do “Sonho Cor-de-Rosa”, que se tornou patrimônio maranhense.

Pois bem! Um dos mais acessados, comentados e acreditados portais de notícias do Maranhão é o Marrapá. Disso ninguém tem dúvida!

Ocorre que muitos bebem dessa fonte de informação sem citá-la em suas “publicações coladas”. Pior: agora tem gente “pegando carona” do sucesso da marca Marrapá usando “nome similar”. Um tal de “Ê!Rapá” apareceu nas redes sociais, sem a menor cerimônia, como uma espécie de “clone”. Marrapá! Donde já se viu uma coisa dessas?! Nem em sonho cor-de-rosa.

Um trem carregado de barbatana de tubarão

Ganha um “trem” carregado de “barbatanas de tubarão” quem acertar quantos papagaios e pipas caíram no gramado do Castelão durante o primeiro jogo do mata-mata entre a “Bolívia Sofrida” e o Trem do Amapá. O juiz teve que parar o jogo do domingo passado, diversas vezes, por causa do risco da linha de cerol.

Uma chuva de papagaios na base do “vamo lancear”, “matar e cortar”, sem nenhum providência por parte do poder público. Mesmo assim, houve tempo pro Trem atropelar o Tubarão e vencer o jogo por 2×0.

Ontem, no estádio Zerão, em Macapá, o Sampaio até “desfez” jus ao nome da praça esportiva e saiu do zero. Venceu o time da casa por 2×1, sendo que o gol da equipe adversária foi marcado por um conhecido jogador maranhense. Com o resultado, o Sampaio deu adeus à Série D 2026…

Responda se souber e quiser:

* Quem “terará” convencido a prefeita “Ex-vice-mênia” contratar o grupo de forró “estrangeiro” Falamansa pra se apresentar na Feirinha São Luís??? A “presepada” foi tão grande que mexeu com as pedras portuguesas e de cantaria da Praça João Lisboa, com os paralelepípedos da Rua do Egito e até com a paciência do MPMA…

* Quais “personagens raízes” da antiga política maranhense tiveram uma “DR”, nas alturas, em pleno encontro gastronômico de “doutores da construção”??? O que se sabe é que a DR quase dava “bolo de aipim” como sobremesa. Pode “aCreaditar”

* Qual aliado e apoiador de “Bra-Bra-Bra”, querendo mostrar serviço, acompanhou uma dessas caravanas pelo interlan e acabou ficando “no prego” por falta de “gasosa” no seu “caranjo”??? Como disse um sábio jornalista do arquipélago, “além de bico seco, ainda é de tanque seco”…

* Por que será que a emissora oficial do Estado não faz a “alegria na taba”, tocando cantigas de tribos indígenas e batalhões pesados, em pleno festejo junino??? Falam que é porque na “rádia” tem muito cacique pra pouco índio

* Qual “parlamentar federal”, que busca a reeleição, prometeu construir uma ponte de concreto na Rua da Matança, no Anil, e agora, a estrutura que está sendo erguida é toda de madeira??? Parece com a história dos Três Porquinhos. Depois não reclame do sopro do “lobo mau”…

* Qual dublê de blogueiro continua “tentando” dar o “furo de reportagem” na área da política, sobre assuntos que já é de conhecimento do público??? As informações, além de frias, chegam destemperadas, igual “borra de café”

* Qual dublê de radialista foi retirado no domingo passado das dependências do Castelão por livre e espontânea “pressão policial”??? Mas também, foi mexer no que não devia…

* Será mesmo que órgãos oficiais promotores de arraiais juninos não estão servindo água e muito menos lanche para integrantes de grupos folclóricos que “sobem” ao palco??? Como se já não bastasse a falta de apoio no transporte dos grupos

* Qual renomado restaurante instalado em “arraial eletrizante” de Saint Louis City estava vendendo torta de camarão sem a presença do crustáceo na referida iguaria??? Com a ausência de camarões, a turma que não gosta, batizou o prato típico de “pesquisa eleitoral”…

Domingo que vem tem mais… Ou menos!

EM RIACHÃO – Orleans Brandão recebe apoio da prefeita Paula Coelho e defende continuidade do municipalismo

Ao lado da prefeita de Riachão Paula Coelho e cercado de vereadores, lideranças políticas da região Sul do estado, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, recebeu apoio ao seu projeto de continuidade da gestão municipalista no Maranhão.

 

No evento estiveram presentes também o vice-prefeito Uelton Canuto, o deputado federal Márcio Honaiser, o presidente da Câmara, Wanderson Moreira, vereadores e ex-prefeitos do município.

A prefeita Paula Coelho destacou a parceria construída com Orleans Brandão durante o período em que ele esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Nosso sentimento é de gratidão. Você sempre recebeu os prefeitos e acolheu os municípios. Contribuiu muito para o desenvolvimento e olhou com carinho para Riachão. Você nunca nos abandonou”, afirmou.

A prefeita também destacou investimentos realizados no município por meio da parceria com o Governo do Estado, como obras de pavimentação, melhorias urbanas e ações de infraestrutura.

“Riachão ganhou recapeamento, estradas e importantes investimentos graças à presença constante de Orleans”, finalizou.

Ao agradecer a recepção, Orleans Brandão lembrou as ações já realizadas no município e reforçou seu compromisso de continuar o trabalho desenvolvido quando ainda estava na Secretaria de Assunto Municipalistas.

“Antes mesmo da atual gestão, eu já vinha a Riachão como secretário. Inauguramos o hospital municipal, entregamos o Viva Procon, a Estação Tech, a iluminação da cidade e já chegaram mais de oito quilômetros de asfalto. Eu venho aqui reforçar o compromisso com o municipalismo”, afirmou.

O pré-candidato também destacou que a região Sul tem grande potencial econômico. “A chegada de novas agroindústrias vai gerar oportunidades para a população e fortalecer a economia regional”, ressaltou.

Ao encerrar o encontro, Orleans afirmou que sua experiência percorrendo os municípios maranhenses o preparou para os desafios do estado.

“Eu estou pronto, preparado e com muita vontade de trabalhar por nosso estado. Uso a minha juventude para andar o Maranhão, conhecer os problemas das pessoas e buscar soluções para cada região”, concluiu.

Ao final da agenda em Riachão, Orleans Brandão acompanhou a prefeita Paula Coelho durante as festividades do município e participou do show gospel realizado na cidade, encerrando a programação ao lado de lideranças locais, vereadores e da população.

SÃO LUÍS – Nota de solidariedade à deputada Mical Damasceno e de repúdio ao tratamento dispensado pela SMTT

(Agência Assembleia)

A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta solidariedade à deputada estadual Mical Damasceno e repudia o tratamento dispensado à parlamentar durante episódio ocorrido nas dependências da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).

Fachada da Assembleia Legislativa do Maranhão

As informações e registros divulgados indicam situação de constrangimento e ambiente incompatível com o tratamento institucional que deve ser assegurado a qualquer representante legitimamente eleito pelo povo, especialmente quando no exercício de suas atribuições parlamentares.

Independentemente de divergências políticas ou administrativas, o respeito entre instituições constitui princípio essencial do Estado Democrático de Direito. Quando se cria qualquer embaraço ao exercício do mandato parlamentar, não se atinge apenas a autoridade individual da deputada, mas também a representação popular que ela exerce perante a sociedade maranhense.

A Assembleia Legislativa do Maranhão reafirma que não aceitará restrições indevidas, intimidações ou obstáculos ao livre exercício da atividade parlamentar. A fiscalização dos atos do poder público integra as competências constitucionais do Poder Legislativo e representa instrumento legítimo de controle e defesa do interesse público.

Todos os órgãos públicos — inclusive administrações municipais e suas estruturas administrativas — devem atuar com transparência, urbanidade e respeito institucional nas relações com os representantes eleitos.

Esta Presidência reafirma que diferenças políticas ou posicionamentos distintos jamais podem justificar tratamento incompatível com a dignidade institucional do mandato parlamentar.

A deputada Mical Damasceno conta com a solidariedade e o apoio institucional da Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O respeito ao mandato parlamentar representa, em última instância, respeito à soberania popular.

Deputada Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

SEM CONTAR “SÃO MICAL” – SMTT intensifica atuação durante festejos de São Pedro e São Marçal em São Luís

Com o objetivo de garantir segurança viária, mobilidade urbana e organização do fluxo de veículos durante dois dos mais tradicionais eventos culturais da capital maranhense, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), preparou um esquema especial de operação e intervenções de trânsito para os festejos de São Pedro (29) e São Marçal (30), que reúnem milhares de brincantes, moradores e apreciadores da cultura popular em São Luís.

As ações da Secretaria visam assegurar maior fluidez no trânsito, orientar condutores e pedestres e garantir a segurança dos participantes durante a realização dos eventos.

Para a tradicional Festa de São Pedro, realizada na Capela de São Pedro, na Madre Deus, a operação da SMTT terá início no domingo (28) e vai até segunda (29). As intervenções ocorrerão no trecho compreendido entre a região em frente ao Hospital Geral e a Avenida Vitorino Freire, nas vias internas do bairro, incluindo a Rua São Pantaleão.

Na Avenida Vitorino Freire não haverá interdição do fluxo de veículos, uma vez que a programação ocorre concentrada no Largo de São Pedro e nas áreas internas da Madre Deus, permitindo a manutenção da circulação normal na via principal.

São Marçal

Já para o tradicional Encontro de Bois do São Marçal, terça-feira (30), considerado um dos maiores eventos culturais do período junino da capital, a operação contará com um esquema ampliado de interdições e desvios devido à grande concentração de público esperada. As interdições relacionadas ao São Marçal terão início às 22h do dia 29 de junho e seguirão até as 6h da manhã do dia 1º de julho.

A interdição principal ocorrerá em toda a extensão da Avenida João Pessoa, também conhecida como Avenida São Marçal, abrangendo o trecho entre a rotatória próxima ao 24º Batalhão do Exército Brasileiro até a Praça da Delegacia do João Paulo, ponto central das apresentações culturais.

Como medida de segurança e organização do fluxo viário, a SMTT também realizará bloqueios e desvios em vias estratégicas, incluindo o trecho a partir da região do Curso Wellington, no bairro Monte Castelo, seguindo em direção à Alemanha até a área da Feira do João Paulo. Também haverá interdição na Avenida Kennedy, nas proximidades do Hospital Guarás, impedindo o acesso em direção ao bairro do João Paulo.

Além disso, todas as vias internas do bairro João Paulo, tanto no sentido Coroado quanto no sentido Alemanha, que dão acesso à avenida principal, também serão interditadas durante o período operacional.

A SMTT reforça que equipes de agentes estarão distribuídas em pontos estratégicos para orientar a população, disciplinar o trânsito e garantir a segurança viária durante a realização dos festejos.

DANDO O QUE FALAR – O impacto do anúncio de um pré-candidato a vice-governador e vice-versa

No dia 7 de abril passado, o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou em Imperatriz, a empresária Elaine Carneiro como sua pré-candidata a vice-governadora na disputa pelo Palácio dos Leões em 2026. Desconhecida no cenário político, os comentários da ocasião foram de que se tratava de uma empreendedora bem-sucedida do ramo de pneus e que Elaine era filiada no PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Edivaldo Holanda Júnior com correligionárias

Depois disso, quase não se falou mais da empresária imperatrizense, que dias depois, acabou se atrapalhando ao misturar Câmara Municipal com Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.

Nesta sexta-feira (26), de forma extraoficial, foi divulgado o nome do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (Republicanos) como pré-candidato a vice-governador na chapa formada com Orleans Brandão (MDB), que disputará o governo. A notícia sucumbiu o cenário político maranhense, de forma positiva, tanto na Grande Ilha, como no interior do estado.

Agora é aguardar o comportamento do eleitor sobre essa escolha, que deverá vir sob forma de resultados das próximas pesquisas de intenção de voto para governador do Maranhão.

AGENDA POSITIVA – Orleans Brandão afirma que emprego e renda serão as marcas registradas do seu governo

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

“ENEM CESSÁRIO” – Governo do Maranhão inicia Terceirão Não Tira Férias 2026 com expectativa de atender 30 mil estudantes

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (26), a aula inaugural do Terceirão Não Tira Férias 2026, programa que fortalece a preparação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O lançamento ocorreu no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, em São Luís, marcando o início de uma das maiores ações educacionais voltadas ao acesso ao ensino superior no estado.

Estudantes no Terceirão Não Tira Férias (Foto: Alisson Passos)

Durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou que a edição de 2026 será a maior da história do programa, consolidando o compromisso do Governo do Maranhão com a educação e com os projetos de vida da juventude maranhense.

“Estamos batendo todos os recordes nesta nona edição do Terceirão Não Tira Férias. Serão 300 polos atendendo cerca de 30 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual, distribuídos em 198 municípios. É o maior curso preparatório para o Enem e vestibulares de toda a rede estadual do Maranhão. Esse é um momento de fortalecer ainda mais a preparação dos nossos jovens, com aulas, resolução de questões, tira-dúvidas e atividades que vão prepará-los para o futuro que os aguarda”, afirmou.

O programa

Criado há quase uma década, o Terceirão Não Tira Férias tornou-se uma importante política pública de preparação para o Enem e o Paes. A iniciativa oferece revisão dos principais conteúdos cobrados nas provas, aprofundamento das competências e habilidades exigidas pelos exames, resolução de questões, orientação para redação e acompanhamento de professores com experiência em cursos preparatórios. Nesta edição, o programa contará com 300 escolas-polo, distribuídas em 198 municípios, com expectativa de atender aproximadamente 30 mil estudantes da rede estadual.

As atividades serão realizadas entre os dias 1º e 21 de julho, totalizando 15 dias úteis de estudos intensivos. Durante esse período, os participantes terão uma rotina organizada para potencializar a aprendizagem, com acolhimento, atividades culturais, aulas de quatro horas diárias, material didático específico e alimentação, proporcionando um ambiente favorável à preparação para os exames.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 28 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet. No ato da inscrição, o estudante informa CPF e data de nascimento, escolhe a escola-polo onde deseja participar e conclui o cadastro.

Além das aulas presenciais, todos os conteúdos trabalhados durante o programa ficarão disponíveis na Plataforma Gonçalves Dias e no canal da Seduc no YouTube. A iniciativa amplia o acesso ao material didático e permite que os estudantes revisem as aulas sempre que necessário, fortalecendo ainda mais a preparação para o Enem e o Paes. (Fonte: Seduc)

BAFAFÁ DOS GRANDES – Após bate-boca e muito balacobaco, deputada Mical fica presa na SMTT

A deputada Mical Damasceno (Republicanos) foi vítima de ação arbitrária por parte da gestão e de funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no fim da tarde desta sexta-feira (26). Ela foi impedida de deixar o órgão e teve seu carro retido por funcionários, que também teriam cometido excesso ao impedir a parlamentar de deixar o local.

Mical Damascrno no pátio da SMTT

Mical explicou que buscou a SMTT para interceder por irmãos evangélicos que procuraram ela para denunciar que estavam sendo impedidos de pregar a palavra de Deus dentro dos Terminais de Integração.

Por meio de vídeos feitos em um Terminal de Integração, ela foi até a SMTT para comprovar que os grupos de oração não causavam qualquer problema. Chegando à secretaria, ela se identificou como deputada e tentou dialogar sobre as denúncias, mas acabou ficando presa e os funcionários do órgão disseram que poderiam tomar seu celular.

A situação só foi contornada e a deputada liberada depois das 20h, após a chegada de autoridades da Polícia Militar.

Em Nota, a SMTT declarou que houve excesso da parlamentar dentro do órgão, e que os procedimentos adotados seguiram as normas vigentes da legislação.

Confira no vídeo.

SÃO LUÍS – Após fiscalização do MPMA, setores da Clínica São Marcos são interditados

O Ministério Público do Maranhão realizou, nesta quinta-feira, 26, uma fiscalização no Hospital Ludovicense, antiga Clínica São Marcos, em São Luís, que resultou na interdição de diversos setores da unidade pela Vigilância Sanitária Municipal. A inspeção foi motivada por reclamações recebidas pela Ouvidoria do MPMA sobre o serviço de obstetrícia do hospital.

Foto: Divulgação (CCOM-MPMA)

Segundo a promotora de justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, após a instauração de procedimento administrativo, a instituição não apresentou manifestação ao Ministério Público. Paralelamente, o MPMA recebeu relatórios e documentos produzidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, indicando possíveis irregularidades na unidade.

Diante das informações, foi realizada inspeção para verificar as condições de funcionamento do hospital. Durante a fiscalização, equipes do MPMA, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos vistoriaram diferentes setores da unidade. No primeiro andar, foram constatadas condições inadequadas de funcionamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, nas salas cirúrgicas, na área de recuperação pós-anestésica, no setor de esterilização e em depósitos.

Conforme a promotora Lítia Cavalcanti, a UTI neonatal apresentava infiltrações e presença de mofo. Também foram identificados problemas estruturais nas salas cirúrgicas e ausência de oxigênio na sala de recuperação pós-cirúrgica. Todo o primeiro andar, incluindo centro cirúrgico, Central de Material e Esterilização (CME), depósitos e UTI neonatal, foi interditado.

Foto: Divulgação (CCOM-MPMA)

O Corpo de Bombeiros também constatou irregularidades relacionadas à segurança contra incêndio. De acordo com a vistoria, a rota de fuga do quarto andar não atendia às exigências técnicas, o que levou à interdição integral desse pavimento.

Ainda durante a inspeção, foi verificada a existência de grande volume de resíduos hospitalares infectantes armazenados em área externa, em local de fácil acesso. Segundo a promotora, a situação representava risco sanitário à população.

Na farmácia hospitalar, a Vigilância Sanitária identificou a inexistência de documentação exigida pelo Conselho Regional de Farmácia para aquisição de medicamentos. Em razão da irregularidade, o setor também foi interditado. De acordo com termo emitido pela Vigilância Sanitária, a desinterdição da farmácia está condicionada ao cumprimento das exigências estabelecidas em notificação anterior.

Foto: Divulgação (CCOM-MPMA)

Os documentos da Vigilância Sanitária registram que a fiscalização constatou o descumprimento de itens constantes de termo de intimação expedido anteriormente, resultando na interdição do setor farmacêutico hospitalar e na lavratura do respectivo termo de interdição.

Conforme informado pela promotora de justiça, apenas os consultórios localizados no térreo permanecem em funcionamento. Os demais setores da unidade permanecerão interditados até que sejam sanadas as irregularidades apontadas pelos órgãos fiscalizadores. (CCOM-MPMA)

ENFAIXADOS – Os dois últimos ex-prefeitos de São Luís podem disputar os cargos de governador e vice-governador

Nesta sexta-feira (26), parte da imprensa local destacou a possibilidade de o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (Republicanos) formar chapa com o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), como pré-candidato a vice-governador. De acordo com jornalistas bem posicionados, essa aliança estaria bem adiantada, costurada, naturalmente pelo governador Carlos Brandão.

Passagem de faixa de Edivaldo Júnior para Eduardo Braide (Foto: Reprodução)

Em se concretizando essa dobradinha entre Orleans e Edivaldo Júnior, nas eleições majoritárias deste ano no Maranhão, haverá um consequente embate entre os dois últimos ex-prefeitos da capital maranhense.

Eleito em 2020, Braide recebeu a faixa de prefeito de Edivaldo Júnior, que foi reeleito em 2016, em segundo turno, com 53,94% dos votos válidos, numa vitória contra o seu sucessor que obteve 46,06 da votação válida.