MISSÃO CUMPRIDA – Carlos Nina fala de sua gestão à frente do Grêmio Lítero, em entrevista na Rádio Educadora

Em entrevista concedida neste domingo (22)  ao editor do blog e apresentador do programa Hora Extra (Rádio Educadora AM), o jornalista e advogado Carlos Sebastião Nina fez um balanço de sua gestão como presidente do Grêmio Lítero Recreativo Português. Na conversa ao vivo com participação dos ouvintes, Nina enalteceu o empenho de membros da sua Diretoria e do Conselhos Deliberativo e Fiscal da instituição e evidenciou o apoio de abnegados sócios que são de grande importância para o desenvolvimento de ações culturais, esportivas e sociais do Lítero.

Presidente do Lítero, Carlos Nina em conversa com o jornalista Walkir Marinho

Desde 2015 à frente da presidência do clube, sendo reeleito em 2018, Carlos Nina vai deixar a presidência do clube no próximo dia 13 de setembro. Assume o cargo para o triênio 2021/2024, o advogado Osvaldo Barros, eleito presidente em votação realizada no dia 6 de agosto passado, data em que o Lítero completou 90 anos de fundação. “A minha sensação é de dever cumprido! Foram seis anos e alguns meses de determinação e muita luta para manter o clube em atividade, apesar das limitações orçamentárias, sobretudo nestes últimos dois anos por causa da pandemia da Covid-19. O Lítero que tem uma rica história de conquistas, festas glamorosas, eventos sociais, esportivos e culturais, e que foi palco de encontros e de decisões políticas, nos últimos anos, precisou se reinventar e acompanhar as transformações da sociedade”, pontuou Carlos Nina.

“Em nossa gestão implantamos o Projeto Fênix que busca o resgate do clube em sua essência literária e cultural. Criamos a Câmara de Mediação e Arbitragem e o Concurso Anual de Texto, introduzido em 2017 e que aborda temas importantes da nossa cidade, do nosso Maranhão e do nosso Brasil. Tudo com transparência, abrangência, com valiosa premiação, incentivando talentos e integrando importantes membros da sociedade maranhense. Buscamos parceria com instituições civis e militares, como é o caso do 24° Batalhão de Infantaria de Selva”, enfatizou o presidente.

PUBLICIDADE

Boa parte da trajetória do clube está contada no livro ‘Lítero Português: 90 anos da história de São Luís’, obra essa e autoria das irmãs trigêmeas Ada Maria Mesquita de Macedo, Lais Mesquita de Macedo e Lara Mesquita de Macedo. O livro tem como editor o jornalista José Ribamar Rocha Gomes (Gojoba) e a diagramação e designer é de Melquíades José Silva Gomes. Esta obra literária que foi lançada no dia 6 de agosto, em alusão aos 90 anos do GLRP pode ser encontrada na Livraria Amei, no São Luís Shopping.

Vale destacar que Carlos Nina entrega ao seu sucessor um clube com suas finanças equilibradas, com um patrimônio consolidado e em plena atividade, mesmo com as limitações que o período requer. Após a passagem do cargo de presidente, como o Estatuto Interno do Clube determina, Carlos Nina será integrado como membro do Conselho Deliberativo do Grêmio Lítero Recreativo Português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *