Em novembro do ano passado, quando o presidente do Sampaio Corrêa, Sergio Frota foi reconduzido ao cargo por aclamação, para o biênio 2018-2019, ele manteve e também tratou de incluir no quadro de Diretores e Conselheiros, alguns colegas da Assembleia Legislativa, bem como do parlamento municipal de São Luís. Entre os “craques” da política que ajudaram a formar a chapa aclamada para a direção do ‘Mais Querido’, os vereadores Isaías Pereirinha (PSL); Astro de Ogum e Aldir Junior do PR.
Para engrossar a lista de “apoio parlamentar” na agremiação, foram convidados também para compor o bloco, os deputados estaduais Othelino Neto (PCdoB) e Josimar de Maranhãozinho (PR), esse último, como vice-presidente da ‘Bolívia Querida’. Na época, o Sampaio já havia conquistado o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2018, assim como tinha vagas garantidas nas competições Copa do Brasil e Copa do Nordeste deste ano, inclusive, sagrou-se campeão do ‘Nordestão’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Precisando de apoio logístico e financeiro para o clube, Frota teve que buscar essa ferramenta junto aos seus colegas da política, tanto que e o Sampaio quase chegou a se transformar numa espécie de “parlamentozinho tricolor”. Um palanque ou uma tribuna popular…
Em 2018, o lançamento da marca própria da agremiação (uma tendência nacional) para buscar receita financeira com a venda de materiais esportivos do ‘Tricolor Maranhense’, foi também um projeto que o presidente Sergio Frota colocou em prática. Surgiu, então, a marca ‘Tubarão’, que foi inserida no uniforme e demais peças esportivas do Sampaio. Antes, no início do ano, depois de muita luta de sua Diretoria, foi conseguido o tão sonhado patrocínio Master da Caixa Econômica Federal, com a garantia de recursos para o Sampaio Corrêa.
Tudo parecia perfeito… Sampaio Corrêa com o calendário cheio em 2018: Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e ‘Segundona’! Aconteceu que as coisas começaram a dar errado dentro e fora de campo. O Sampaio perdeu o Estadual e foi eliminado da Copa do Brasil. Restaram duas competições, a Copa do Nordeste e Série B do Brasileirão e o Tricolor com muita garra e sorte, conquistou o inédito título de campeão do Nordeste. Vaga garantida em 2019 na mesma competição e nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Logo após esse título, o time do Sampaio se perdeu. Esqueceu o caminho dos gols e das vitórias no importante certame nacional que disputava paralelamente, onde hoje, amarga a desconfortável e espinhosa 19ª posição, precisando de pelo menos nove pontos seguidos para respirar aliviado e sair da Zona de Rebaixamento. Pelo que se tem visto, coisa muito difícil de acontecer, diante do seu histórico tenebroso nessa Série B de 2018 e da ‘maré de azar’ que o ‘Tubarão’ navega há doze rodas seguidas.
Neste turbulento cenário, a chamada ‘marca própria’ do Sampaio caiu no esquecimento da torcida que cobra, com toda razão, a recuperação do time na ‘Segundona’ e ao mesmo tempo, pressente que o Tubarão vai mesmo ‘morrer na praia’. Essa mesma torcida deixou de comparecer ao Castelão e optou por usar as redes sociais fazendo infinitas críticas à única “marca própria” do Sampaio em tempos de crise e falta de reação. Essa marca é Sergio Frota.
Nesse momento de intranquilidade e mar revolto, os “convidados especiais” da política, colegas de parlamento de Sergio Frota, que também integram a atual Diretoria/Conselho do clube, foram buscar águas brandas em seus redutos político-eleitorais. Nenhum deles quis (ou quer) se rotular como membro da Direção do Sampaio Corrêa, principalmente por conta das eleições gerais que se aproximam. Todos sabem que torcedor é eleitor em potencial e ninguém quer arriscar. Até o momento, a desconfortável situação está sobrando mesmo é para a única “marca própria” ou rótulo popular do ‘Tubarão’, no caso Sergio Frota.
Arrogância dá nisso, o presidente Não aceita opinião de ninguém. Então, quem pariu mateus, que embale-o