Revoltados com o prefeito evangélico, padres protestam na Praça João Lisboa, em São Luís

Para os mais encantados e apaixonados pelas belezas arquitetônicas e culturais de São Luís do Maranhão, a Praça João Lisboa, com seu ‘Largo do Carmo’, em outros tempos, foi batizada de ‘Coração de São Luís’, por conta de um passado de glória, em que esse logradouro público era limpo, arborizado, com jardins bem tratados e muito frequentado por ilustres cidadãos ludovicenses. O tempo passou, diversas administrações municipais vieram e o que se vê hoje é uma praça tomada pelo lixo, abandono e descaso das autoridades (in)competentes.

Sem qualquer zelo ou atenção por parte da atual administração municipal de São Luís, a Praça João Lisboa deixou de ser referência para quem visita a capital maranhense. Bancos quebrados, jardins destruídos, calçamento desprendido, relógio de 4 lados marcando quatro “fusos-horários” diferentes um do outro e um abrigo onde se tenta vender alimentos e bebidas, tomado pela sujeira e sem estrutura sanitária, formam o atual cenário do que seria o ‘coração de São Luís’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casa dos parafusos

Com base literatura medicinal, considerando que a Praça João Lisboa fosse realmente o ‘coração de São Luís’, certamente, essa senhora com mais de 400 anos de ‘vida’ há tempos já teria sofrido um infarto fulminante, devido a precariedade e maltrato desse ‘órgão vital’ situado na região central da cidade.

INFARTO – Em 2015, ainda na primeira gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), foram realizados serviços de retirada de seis bancas de revistas situadas no calçadão da Praça João Lisboa, que margeia a via de ligação entre Rua do Egito e Avenida Magalhães de Almeida. Na época, os trabalhos foram realizados por uma tal Subprefeitura do Centro Histórico com o apoio da Blitz Urbana. A ideia seria “humanizar e urbanizar” esse logradouro público, mas até hoje, as obras ficaram somente nesse patamar de destruição e provocação de mais desemprego.

Bancas de revistas sendo removida da Praça João Lisboa (foto internet)

Na ocasião, muitos pais de família perderam seus postos de trabalho por causa da remoção desses pontos de venda, inclusive vendedores ambulantes que trabalhavam no local também foram despejados. Fala-se também, que um desses cidadãos, ao ver sua fonte de sustento virar destroços, sofreu um infarto fulminante e fatal.

Mas a questão não é somente essa! Por inúmeras vezes foram anunciados pela Prefeitura Municipal de São Luís, projetos de revitalização da Praça João Lisboa, mas esses planos nunca saíram do papel ou do discurso. Enquanto isso, insetos, pombos e ratos transitam pela região, em meio a pedras portuguesas desprendidas do calçamento e se nutrindo com o esgoto que corre a céu aberto.

Além da pouca opção para sentar em bancos e da dificuldade de conferir o tempo pelo antigo relógio instalado na praça, quem passa pelo local se vira como pode. Com as péssimas condições do banheiro do ‘abrigo’ da João Lisboa, que fica eternamente fechado, transeuntes, principalmente moradores de rua e mendigos, estão usando as escadarias da Igreja do Carmo para fazer suas necessidades fisiológicas. O cheiro insuportável no local que dá acesso ao templo religioso levou padres capuchinhos, que frequentam e cuidam dessa igreja católica, a instalar uma placa em uma das janelas do imóvel, alertando e protestando sobre a transformação das escadarias em banheiro improvisado. O anúncio é claro e objetivo, que no popular quer dizer: “PROIBIDO MIJAR – A escadaria da Igreja não é sentina!”.

Sem apoio do poder público, padres da Igreja do Carmo resolveram alertar e protestar

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MarcPeças Axixá

5 pensou em “Revoltados com o prefeito evangélico, padres protestam na Praça João Lisboa, em São Luís

  1. O prefeito por ser um homem ” evangélico” era pra ser um cumpridor de suas responsabilidades como prefeito. Parece que tem prazer em ver nossa cidade desse jeito ou é mal acessorado. Verbas sabemos que tem. Tenha vergonha, nossa Cidade é bela, precisa ser preservada, bem cuidada. Como é que turistas voltarão se encontram apenas ruínas, sujeiras,… Não quer trabalhar, dê a chance para que outros o façam. Saia da política que não dá pra ti Edvaldo Holanda.

  2. Prefeito, ser evangélico em hipótese alguma significa ignorar um patrimônio cultural de longo tempo. Faça a sua parte, porque esse coração de S. Luis, como é denominado, está destroçado pelo descaso do poder público. Sensibileze-se com a situação das praças as quais sentamos para ouvir um amigo, trocar ideias, realizar manifestações da sociedade cível. Vamos nos empenhar em atender.o nosso apelo que não é só dos padres capuchinhos, mas de todo um povo que ama sua cidade! Fonte das pedras, quase perdendo sua identidade natural! Faça prevalecer nossos direitos e queremos que essá cidade seja iluminada e abençoada
    por Deus, nosso governante de todas as eras! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *