Nos dias 1º e 2 de julho de 2026, São Luís será palco de um dos mais importantes espaços de diálogo e participação social na área da saúde: a 15ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade Estácio (Rua Grande / Oswaldo Cruz, nº 1455, Centro) e é aberto à participação popular.

Fachada da Faculdade Estácio (Divulgação)
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para debater propostas e definir diretrizes que contribuirão para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As Conferências de Saúde representam um importante instrumento de participação popular previsto na legislação brasileira. Por meio delas, a sociedade tem a oportunidade de avaliar a situação da saúde local, discutir desafios e apresentar propostas que possam aprimorar os serviços oferecidos à população.
Mais do que um evento institucional, a Conferência é um momento de construção coletiva, no qual diferentes vozes contribuem para a elaboração de estratégias voltadas à garantia do acesso universal, integral e humanizado à saúde.
A participação da comunidade é fundamental para fortalecer o SUS e garantir que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da população. As propostas aprovadas durante a Conferência poderão subsidiar o planejamento das ações de saúde do Município e contribuir para as etapas estadual e nacional de discussão das políticas do setor.
Programação
Quarta-feira – 1º de julho
– Credenciamento a partir das 12h;
– Programação oficial até às 18h.
Quinta-feira – 2 de julho
– Atividades das 8h às 18h.
Onde: Local Auditório da Faculdade Estácio – Rua Grande / Oswaldo Cruz, nº 1455, Centro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
