“MALAMANSA” – Feirinha São Luís perde sua essência com “shows importados”

Considerada um dos dos espaços culturais mais tradicionais da “maranhensidade”, a Feirinha São Luís, ao que parece, perdeu sua essência. Isso porque o evento dominical, chancelado pela Prefeitura de São Luís, deixou sua originalidade que era promover o artesanato, a gastronomia e as manifestações culturais do Maranhão.

Feirinha São Luís (Foto: Reprodução)

Em sua edição deste domingo, o evento que tem como palco o eixo Praça João Lisboa – ruas do Egito e de Nazareth e Odylo, no Centro Histórico,  abrigou, sem nenhum estudo prévio de causa, um grupo forasteiro de forró por nome “Falamansa”. Tudo isso em plena temporada junina, onde os tambores de São Luís ecoam aos quatro ventos, mas sem sensibilizar os tímpanos dos órgãos promotores de cultura da capital de todos os maranhenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casa dos parafusos

A perda de essência ocorre pelo menosprezo aos grupos folclóricos locais, que se apresentam, às duras penas, nos terreiros de São Luís, na base do fiado e a perder de vista. Bem diferente desses “grupos estrangeiros” pagos a preço de ouro e à vista.

Resta saber se cidades como Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) disponibilizam suas praças públicas para um grupo de bumba meu boi do Maranhão. Pelo que se sabe, nem mesmo no período junino, as fogueiras dessas capitais de estados brasileiros esquentam os pandeirões da cultura popular maranhense, principalmente com cachê elevado.

No máximo, uma apresentação na hora da xepa de suas feiras livres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MarcPeças Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *