O trânsito no bairro do Calhau, na altura da extinta rotatória do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão sofreu alterações desde o último dia 21 de maio. Trata-se de uma das mais complexas e completas intervenções geométricas realizadas em um dos pontos mais intensos de tráfego da cidade de São Luís. Mais uma acertada etapa do programa Trânsito Livre implementado pela Prefeitura Municipal.

Nova geometria do trânsito na região do Calhau (Foto/Reprodução)
Basta lembrar que antes, a gigantesca rotatória, por servir de confluência de cinco movimentados corredores viários, além do acesso ao QG da PMMA, era também palco de um insuportável gargalo no trânsito. Filas indianas formada por veículos de todos os portes seguiam em “marcha lenta” pelos dois sentidos da Avenida dos Holandeses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa mesma situação, carros se enfileiravam na Avenida Jerônimo de Albuquerque, vindos dos sentidos Vinhais e Jaracaty rumo à rotatória. De igual modo, “filas automotivas” oriundas do Marcus Center se redimiam ao caos no início da rotatória. Soma-se ainda, a “ala” de veículos que se cumprimiam na estreita faixa de pista prodedente da Avenida Litorânea e do Calhau (Restaurante Coco Bambu).
De todos os sentidos e a qualquer hora do dia ou início da noite, o caos era instalado nessa antiga e agora extinta rotatória. Motoristas aguardavam por tempos, a liberação do acesso por parte de agentes de trânsito ou mesmo a boa vontade de condutores de veículos “darem passagem”.
Enumera-se ainda nesse caos, quase que diariamente, o barulho de sirenes de ambulâncias e de viaturas policiais pedindo passagem preferencial. Tudo contribuia para o estresse e agonia de motoristas, motociclistas e passageiros de ônibus.
Agora, não se tem observado tantas retenções no trânsito nessa região da capital maranhense, muito embora as obras do Trânsito Livre no local ainda estejam em fase de conclusão. E o toque das sirenes já não são ouvidos com frequência…
Barulho mesmo, somente de uma pequena minoria que, de maneira tocada, regida e orquestrada, tenta politizar o novo sistema de trânsito realizado pela Prefeitura de São Luís. Aliás, alguns babam microfones e megafones fazendo críticas sem ao menos tomarem conhecimento da situação.
Muitos destes fazem parte da volta dos que ainda não foram trafegar por esse novo formato viário da cidade!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
