ENTRE A CRUZ E A ESPADA – Intervenção feita por Braide no viaduto da Cohab foi para corrigir erros grosseiros do governo Roseana

O prefeito Eduardo Braide tem sido alvo de ataques de adversários políticos e até mesmo de pessoas que fazem críticas baseadas no que alguns setores da imprensa “jogam no ar”. Nesta sexta-feira (3), por conta de uma intervenção geométrica na Avenida São Sebastião, no Cruzeiro do Anil, feita com o propósito de eliminar um gargalo no trânsito na altura da Rua do Fio e largo da igreja católica do bairro, o gestor municipal de São Luís passou por um exaustivo perrengue.

Braide assinando Ordem de Serviço para adequação da rotatória da Cohab

Membros da comunidade, com certa razão, protestaram contra a intervenção geométrica no local, alegando que as adequações do projeto nessas vias públicas não foram acordadas, previamente, e que o novo formato do cruzamento viário vai “sacrificar” uma cruz fincada há décadas no largo da Igreja São Sebastião. Os moradores argumentam ainda, que estão pagando caro por um equívoco da gestão municipal São Luís feita quando da retirada da rotatória do viaduto da Cohab.

Mas é bom que se diga que o erro grosseiro de engenharia viária não aconteceu com as obras promovidas recentemente pelo prefeito Eduardo Braide. A lambança vem desde o início da construção do Túnel da Cohab, durante um dos mandatos da ex-governadora Roseana Sarney.

Braide observando máquina em ação durante intervenção na rotatória da Cohab

Na época, o Viaduto Newton Bello como foi batizado a estrutura de concreto, consumiu tubos de dinheiro, e não foi construída nenhuma alça auxiliar para viabilizar a gigantesca obra e assim, eliminar históricos engarrafamentos. Muito embora tenha vindo dinheiro público para esse fim, nada foi feito.

Agora, Eduardo Braide apenas consertou um erro de décadas no trânsito de São Luís, e nesse caso, sobrou pano para as mangas. Isso porque lá mais na frente, no Cruzeiro do Anil, numa espécie de remendo de pano novo em roupa velha, o rasgo só aumentou.

Vale lembrar ainda, que no governo Flávio Dino, a Agência Executiva Metropolitana (Agem) anunciou em junho de 2021 a retirada da rotatória da Cohab, com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito nessa região de São Luís. O projeto foi bastante alardeado, mas não saiu do papel. Ou seja, a Agem não agiu. Confira:

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

08/06/2021/São Luís – A rotatória do elevado da Cohab deve ser retirada ainda este ano, para viabilizar o fluxo do trânsito naquela região da cidade, segundo a Agência Executiva Metropolitana (Agem), responsável pela obra de requalificação da Avenida Jerônimo de Albuquerque. (…)  (Fonte: site da Agem)

Governo Dino havia prometido a retirada da rotatória da Cohab (Foto: Reprodução)

Dessa forma, o prefeito agora ficou entre a cruz e a espada, pois nesse momento, terá que resolver o problema do gargalo no trânsito com a cruz no Cruzeiro do Anil para não ser ainda mais golpeado pela espada de seus adversários políticos.

E nesse caso, Braide tem que apelar para o sagrado guerreiro São Sebastião, padroeiro do Cruzeiro do Anil, já que São Luís Rei de França, ao que parece, saiu do pedestal da extinta rotatória da Cohab para ir repousar na igreja que leva o seu nome, no Calhau. Aliás é nesse endereço que está sendo realizada por Eduardo Braide a maior, mais abrangente e mais complexa obra viária feita nas últimas décadas na capital maranhense.

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