Em todos os grandes centros urbanos, boa parte da população está concentrada na periferia. E é nesta região das cidades que estão os principais problemas sociais como desemprego, violência, falta de saneamento básico, entre outras mazelas.
No entanto, por ser considerada de grande potencial demográfico, candidatos a cargos eletivos enxergam nestas regiões, verdadeiros “garimpos eleitoreiros”, que muitas vezes são comandados por determinadas lideranças comunitárias. Por isso, é na periferia das cidades que a “extração de votos” em larga escala é realizada, de dois em dois anos, por “garimpeiros de ocasião” e por outros que se dizem dono do “barranco”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é por acaso que legiões de candidatos migram na época das campanhas eleitorais para esses garimpos em busca de votos. Só que em vez de dragas, chibancas, peneiras e bateias, eles utilizam carreatas, caminhadas e muita lábia, anunciando promessas de que lama e poeira das ruas vão virar “ouro negro” chamado aqui de asfalto. E assim, alguns “bamburram”…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
