RECADO DO DIA – É preciso evitar a abstenção eleitoral em larga escala

Faltando vinte dias para as eleições municipais, a previsão de analistas é que a abstenção nas urnas ocorra de forma acentuada, por causa da pandemia da covid-19. Isso porque, por mais que o eleitor queira cumprir ou seu “dever/direito” de votar, ainda pesa sobre muitos, o medo do contágio da doença.

Por mais que as autoridades digam que todos os cuidados e medidas serão tomados para evitar aglomerações nas sessões  eleitorais, como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento e a disponibilidade de álcool em gel, não se pode garantir que tudo ficará sob controle no dia das eleições. Diante dessa situação atípica por causa da pandemia, presume-se que o eleitor vai evitar viagens e idas aos locais de votação, o que pode elevar o índice de abstenção. Isso porque, para o cidadão, a opção de “justificar o voto” depois, pode ser mais segura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casa dos parafusos

Neste sentido, como alertou um renomado mestre aqui de São Luís, é preciso que seja desencadeada uma campanha de incentivo ao eleitor, para que vá as urnas e não abra mão do seu voto. Afinal de contas, é por meio desse ato cívico que o cidadão tem a opção de escolher o seu representante para o Legislativo Municipal e o gestor da sua cidade para os próximos quatro anos.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MarcPeças Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *