15 DE MAIO – Dia da Adesão do Maranhão ao ‘lockdown’ na Ilha de São Luís

Entre as diversas medidas adotadas pelo governador Flávio Dino no enfrentamento ao chamado novo coronavírus no Maranhão, estão o isolamento social, o fechamento do comércio e serviços não essenciais, o lockdown e o rodízio de veículos. Tudo para evitar que o número de casos confirmados da covid-19 e óbitos pela doença diminuam no estado, sobretudo, na Ilha de São Luís.

Avenida Daniel de La Touche, em São Luís,  vazia (Foto: Rafaelle Fróes/G1 MA)

Destas medidas governamentais, o lockdown (bloqueio total), fruto de uma determinação judicial a pedido do Ministério Público, no período de 5 a 14 de maio, em toda Grande Ilha, certamente causou efeitos positivos contra a pandemia. Também foi a que mais provocou restrições aos moradores dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Para seu reforço, Flávio Dino, de maneira tardia, determinou  o sistema de rodízio de veículos na Ilha entre os dias 11 a 14. A dinâmica deu-se para circulação de veículos com final de placa numérica par, nos dias pares e terminação ímpar nos dias 11 e 13 de maio.

Já a antecipação do feriado da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil (28 de julho) para esta sexta-feira, dia 15 de maio, sem dúvida, também foi uma medida prudente, pois revigorou o lockdown e reforçou o isolamento social na Região Metropolitana de São Luís. Trata-se de mais um final de semana prolongado que se soma à Semana Santa, e aos feriados de Tiradentes e do Dia do Trabalho, só que ao contrário dos demais, neste, pelo menos a princípio, não se tem visto concentrações de pessoas em vias ou logradouros públicos.

Muitos feriados, poucas pessoas nas ruas, menos aglomerações! Tudo favorável para a redução do contágio da covid-19, por contato, na Ilha. Mas faltou um pequeno detalhe: o rodízio de veículos deveria ter começado paralelamente com o início do lockdown.

No mais, só enfatizar que, este 15 de maio, chamado aqui de ‘Dia D’ do enfrentamento ao coronavírus, por força da antecipação de exatos dois meses e meio, do feriado de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, pode sim, ser rotulado como o “Dia de Adesão do Maranhão ao lockdown na Ilha de São Luís”. Os atuais quadros com dados sobre a pandemia deverão atestar essa situação positiva!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *