ESTRADA DO ARAÇAGY – Fórmula do descaso: MOB + BRT = transtorno e irritação no trânsito²

Sem qualquer estudo técnico de viabilidade, “criaram” a famigerada implantação do BRT na Estrada do Araçagy que, na cabeça dos “pensa dores”, deveria transportar massa humana, partindo do luxuoso condomínio Alphaville com destino ao rico bairro do Calhau, em São Luís e vice-versa. Ocorre que as obras, além de estarem praticamente paralisadas por questões climáticas e, possivelmente, financeiras, estão causando transtorno no trânsito e muita irritação para condutores de veículos.

Trânsito congestionado na manhã desta segunda na Estrada do Araçagy

O problema, sem previsão de ser solucionado, acontece diariamente nos horários de pico, principalmente, no início da manhã, quando o fluxo de veículos é intenso nos dois sentidos, na altura do Colégio Marista. A falta de sinalização somada à buraqueira e muita lama no que antes era a pista de rolamento, são as principais causas deste absurdo que também se estende no início da noite.

Moradores da região, condutores de veículos, pedestres, comerciantes já não sabem mais a quem recorrer. Entende-se que, se ao menos pela manhã, momento de maior turbulência, equipes do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRd) poderiam fazer o disciplinamento do trânsito no retorno próximo ao Colégio Marista, proporcionando assim, segurança para motoristas e pedestres.

Do contrário, pode-se deduzir que a Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), responsável pelo serviço de instalação do BRT na Região Metropolitanta da Ilha, e a construtora contratada para tal fim tenham firmado um pacto com a incompetência e com o desrespeito contra o cidadão  que reside em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Sim, porque além de todo esse caos, a perda de tempo e o desgaste dos veículos acabam por prejudicar essas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *