Na tarde desta terça-feira, 28, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, foi entregue o relatório final de uma pesquisa aplicada, desenvolvida por professores e estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão, no Ministério Público do Maranhão.
O levantamento, resultado de um contrato de parceria firmado entre o MPMA e a UEMA, foi iniciado em 2018 e se estendeu por todo o ano de 2019. O estudo, desenvolvido por sete professores e três estagiários, além de um profissional de estatística, realizou diagnósticos sobre a estrutura organizacional, procedimentos administrativos, cultura e clima organizacional e regimento interno da instituição.
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Além do diagnóstico, o trabalho desenvolvido pela equipe apresentou uma série de diretrizes para o gestor da instituição, a respeito de melhorias que podem ser aplicadas nos campos pesquisados. Durante a reunião, os professores da UEMA se colocaram à disposição para realizar treinamentos com os profissionais que lidarão diretamente com a implementação dessas mudanças.
Para o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, O trabalho desenvolvido é uma contribuição para a profissionalização crescente da instituição. “Nosso foco é sempre prestar um melhor serviço à sociedade e, para isso, estamos analisando nossos procedimentos para que eles sejam cada vez mais céleres e tragam mais economia à administração pública”, afirmou.
Estiveram presentes à entrega do relatório os professores Graça Mendes (coordenadora geral do projeto), Ilmar Polary (coordenador técnico-pedagógico), Cíntia Barbosa, Rommel Sousa (pesquisadores) e Marylucia Bayma (assistente de pesquisa). Do Ministério Público do Maranhão, participaram o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Raimundo Nonato Leite Filho, e a servidora Lurian Valinhas, da Secretaria para Assuntos Institucionais.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)