‘O SALVADOR DA PÁTRIA’ – Em busca de grana, Globo volta a usar tática do merchandising em suas novelas

Por muitos anos a Rede Globo de Televisão usou a dramaturgia como o seu principal produto e assim, acabou virando referência mundial na elaboração de telenovelas. Além da tecnologia de ponta e a manutenção de  seu elenco com astros e estrelas contratados a peso de ouro, cidades cenográficas e núcleos foram criados para agilizar sua sequência de tantos folhetins que viraram mania nacional.

Personagem Ryan virou garoto propaganda do TIM Chip TOP (Reprodução)

Neste “pacote novelístico”, vez por outra e de forma discreta, produtos e serviços de marcas famosas são expostos de maneira espontânea, usados ou falados por personagens das tramas e vistos em demasia pelo público telespectador. Assim, com cautela e critérios técnicos, o chamado merchandising global invadiu os lares brasileiros, de maneira discreta e natural.

Ao longo dos anos, essa “publicidade espontânea”, feita com perfeição, sem dúvidas, sempre foi um canal de geração de receita financeira para a Globo custear boa parte de seus investimentos, principalmente na dramaturgia. No entanto, por algum tempo, essa tática deixou de ser usada pela emissora carioca, mas pelo que se tem visto, voltou com força total agora em 2020.

Na novela das sete Bom Sucesso, por exemplo, que exibe seu último capítulo nesta sexta-feira (24), duas grandes marcas conhecidas do povo brasileiro, recentemente passaram a compor o seu “quadro de personagens”. São elas a Eudora, produtora de perfumes e a Coca-Cola que anuncia sua embalagem pet retornável.

A Globo também usou do mesmo expediente na novela das nove Amor de Mãe. A operadora TIM entrou no conteúdo do folhetim global de forma inédita. O merchandising conta com a participação do personagem Ryan (Thiago Martins), se desdobra em três capítulos e tem como pano de fundo a campanha TIM Chip TOP.

Em tempos de crise econômica, em que os anúncios institucionais vindos do poder público nas esferas municipais, estaduais e federal, se tornaram mais escassos, o jeito foi a Rede Globo reforçar o seu caixa, colocando o merchandising novelístico sob forma de Vale a Pena Ver de Novo, em horário nobre, aumentando assim, o seu faturamento comercial. E isso a Globo sabe fazer como ninguém!

 

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