Há exatamente um mês o blog Hora Extra alertou a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SEMOSP sobre o risco de alagamentos em pontos críticos da cidade de São Luís. O alerta também foi para a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SINFRA sobre a precariedade da drenagem de águas pluviais nas rodovias estaduais que cruzam a Grande Ilha.
Não deu outra! As chuvas que caíram na Região Metropolitana de São Luís durante toda a noite de ontem (29) e madrugada desta sexta-feira provocaram um verdadeiro caos na Ilha, especialmente na capital maranhense. Os alagamentos foram inevitáveis em movimentadas avenidas como Africanos, Colares Moreira e Jerônimo de Albuquerque. Até o início da manhã de hoje, o Túnel da Cohab continuava tomado pela água nos dois sentidos, provocando um verdadeiro nó no trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No luxuoso Renascença, bairro da capital que tem uma das mais elevadas taxas de IPTU e na região da Lagoa da Jansen, a cena se repetiu e as águas das chuvas tomaram conta de ruas invadindo lojas e causando prejuízos a comerciantes. Bairros da periferia de São Luís também foram castigados com o temporal, considerado pelos meteorologistas como “pacote fechado”, por conta dos raios, trovões e rajadas de vento.
As duas mais importantes rodovias estaduais da Ilha, a MA-201 (Estrada de Ribamar) e MA-202 (Estrada da Maioba) ficaram interditadas, respectivamente, na altura dos rios São João e Paciência. Nesses dois casos, motoristas, tiveram que ter paciência de sobra, deixarem de lado o seu ‘protetor’ São Cristóvão e apelaram para o ‘santo junino’.
O motivo de tantos transtornos, como o blog alertou as autoridades públicas, foi a falta de um trabalho preventivo no sentido de retirar lixo, muito lixo das margens de rios, riachos e canais, assim como a desobstrução de bueiros, galerias e valas. Do jeito que parte da população descarta resíduo sólido de forma irregular, não tem drenagem que funcione e assim, os alagamentos são inevitáveis. E não venham colocar a culpa em São Pedro que ainda estamos no mês de novembro!