Acordo cedo, o que se transformou um hábito. Gosto de apreciar da varanda de meu apartamento, o brilho do sol no raiar de todas as manhãs. A paisagem agrada e me dá uma sensação de paz e tranquilidade, principalmente com o vai e vem das marés e das brisas da praia da ponta da areia. Hoje, faltando um dia para o final dos dois biênios que estive a frente do Ministério Público do Maranhão, como procurador Geral de Justiça, eu pretendo contemplar um pôr do Sol do Espigão fazendo uma breve reflexão de minha passagem nessa instituição que abracei por amor, paixão e ideal.

Luiz Gonzaga Martins Coelho
Se o sol ardente das manhãs traduziam tranquilidade e serenidade, o sol do entardecer me trazem a sensação do dever cumprido, por haver dado o melhor de mim para o fortalecimento do Ministério Público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2016, assumi o cargo de Procurador Geral de Justiça, elegendo como compromissos e prioridades, fazer uma gestão moderna pautada em princípios republicanos e democráticos, dentre eles, fomentar o debate interno, estimular a participação de todos, zelar por critérios objetivos, decidir pelo coletivo e liderar pelo exemplo.
Assumimos a chefia da instituição no auge de uma crise política, econômica e institucional sem precedentes na história do Brasil, crise esta, que perdurou durante toda a gestão e que culminou com a pandemia do novo coronavírus, o qual impôs a todos o afastamento social. Apesar do cenário inicial de imprevisibilidade e incertezas, estamos chegando ao final da nossa gestão com muitos motivos para comemorar, sobretudo porque elevamos o nome do Ministério Público do Maranhão, colocando-o em evidência no cenário brasileiro, não só em razão da grande quantidade de prêmios conquistados, como também pelo reconhecimento nacional e pela sua grandiosa evolução estrutural, administrativa e institucional, dotando o MPMA de novas sedes e modernização técnico-operacionais que propiciaram aos membros, servidores e a toda coletividade, de condições de trabalho e atendimento condignos.
Foram intensas as lutas, inúmeros os desafios, enormes as conquistas e vitórias alcançadas.
Fizemos uma gestão pautada no diálogo permanente e no respeito aos princípios republicanos da ética, transparência, planejamento, impessoalidade, eficiência e acima de tudo com foco em resultados, respeitando e valorizando o nosso maior patrimônio: o capital humano.
O notável Padre Vieira, maior orador sacro de todos os tempos, em um de seus belos sermões, nos advertia que a maior virtude que o ser humano pode ter é a GRATIDÃO.
Gratidão é meu momento.
Gratidão é minha rendição.
Quero registrar os meus agradecimentos a todos e todas que compuseram minha competente, dedicada e leal equipe de trabalho; os órgãos da administração superior; ao Colégio de procuradores; ao Conselho Superior do Ministério Público, os órgãos auxiliares como a Escola Superior do MP, e a Ouvidoria Geral do MP, os Centro de Apoio Operacionais do MP, os órgãos administrativos, enfim, a todos os membros e servidores que com a força de seu trabalho fizeram e fazem esta instituição grandiosa e respeitada.
Meus agradecimentos ainda, aos poderes constituídos do Estado e instituições coirmãs do Ministério Público, pela parceria republicana e constante diálogo em favor dos interesses maiores da sociedade, destinatária maior de nossas ações. Da mesma forma, agradeço as redes de atuação como a REMAR e Rede de Controle da Gestão Pública, além de entidades representativas como a FAMEM e OAB, bem assim a órgãos como o MPF, o MP de Contas, TCU, TCE, AGU, CGU, PGE, sociedade civil organizada e tantos outros, sem os quais não teríamos ido tão longe nas conquistas construídas em comum. Sem essa integração e parceria nada do que fizemos seria possível.
O dia de hoje traz em mim a sensação e consciência do dever cumprido, por ter exercido o cargo de procurador-geral de justiça com o máximo de zelo e dedicação, deixando um Ministério Público melhor para a sociedade maranhense.
Finalizo citando o Apóstolo Paulo: Vim, combati o bom combate, completei a carreira sem esquecer de guardar a fé. Valeu a pena! AVANTE MPMA!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
