Pinheiro, município localizado na Baixada Maranhense, apesar de ser considerado o principal polo comercial e de prestação de serviços da região, ainda não registrou nenhum caso de coronavírus. Pelo menos, é o que diz o boletim da Prefeitura Municipal, divulgado nesta sexta-feira (24).

Higienização de pontos de aglomeração de pessoas feita em parceria do CDL com o Corpo de Bombeiros (Foto do Paulinho Castro)
Acontece que é sugestivo de dúvidas se estes números estão dentro da realidade de Pinheiro, visto que, aglomerações de populares são vistas diariamente nas portas de agências bancárias, casas lotéricas e de estabelecimentos comerciais da cidade. Outro fator que sugere dúvidas é o fato de Pinheiro receber, rotineiramente, pessoas vindas de diversos municípios da Baixada e até mesmo de outras regiões, que já apresentaram casos positivos da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falta de ações práticas no combate ao covid-19, por parte do prefeito Luciano Genésio e sua equipe de governo, também sugere que o município de Pinheiro não esteja tão prevenido assim, para evitar registros de casos da doença. Pelo que se tem conhecimento, as medidas de impacto para evitar que o coronavírus cause vítimas na cidade foram realizadas por entidades de classe, como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (ACIP) que, com apoio logístico do Corpo de Bombeiros, realizaram a higienização e eventual desinfectação de ruas e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço na região central de Pinheiro.
Sabe-se que recursos financeiros e equipamentos foram destinados para a Prefeitura, por meio do Governo Federal, no entanto, pouco foi realizado na prática. A população pinheirense espera por medidas mais eficientes e abrangentes para combater a doença.

Último boletim divulgado pela Prefeitura de Pinheiro
A Prefeitura de Pinheiro, por sua vez, anuncia que desde o início do mês vem promovendo ações contra o covid-19, inclusive com higienização de espaços com o objetivo de diminuir a circulação de microrganismos críticos para saúde pública.
Informações dão conta que Secretaria de Saúde do Município investiu para modernizar esse processo, comprando vaporizadores para ampliar esta operação de combate ao coronavírus.
No mais, fica a torcida para o quadro sobre a pandemia em Pinheiro apresentado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do Município, esteja definitivamente dentro da realidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
