SÃO LUÍS – Palestra apresenta implantação do programa Farmácia Viva no MPMA

Em uma palestra ministrada na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, foi apresentado a membros e servidores o programa “Farmácia Viva”, que está em fase de implantação no Ministério Público do Maranhão. O projeto tem como objetivo principal orientar sobre o uso correto das plantas medicinais.

Coordenadora do Farmácia Viva, Kallyne Bezerra Costa conduziu a palestra de tema “Uso de plantas medicinais, fitoterápicos e óleos essenciais na saúde pública”. A farmacêutica falou sobre os benefícios da utilização das plantas medicinais, assim como expôs os principais resultados do programa no estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alumar

Membros e integrantes do MPMA com a palestrante Kallyne Bezerra

Na palestra, Kallyne Bezerra deu alguns exemplos de medicamentos naturais para problemas cotidianos, como estress e insônia; e apresentou as próximas etapas de implantação do Farmácia Viva no MPMA, que incluem oficinas e inauguração do horto, previsto para a segunda quinzena de fevereiro.

A coordenadora do Farmácia Viva também destacou a convivência com a professora e farmacêutica Terezinha Rêgo, cujo estudos inspiraram o lançamento do projeto. “São mais de 50 anos que a Dra. Terezinha Rego destina à pesquisa na área da Botânica e 24 anos que estou junto com ela. Não quero sucedê-la, mas sim continuar a sua história”.

Segundo o diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim, o MPMA recebe com muita satisfação e orgulho o Farmácia Viva. “Que a nossa instituição sirva de exemplo para muitas outras e que esse trabalho eternize o nome e o legado da Dra. Terezinha Rêgo”, concluiu.

FARMÁCIA VIDA – O projeto “Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão”, da Secretária de Estado da Saúde, foi criado em 2016 com o objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos maranhenses, por meio do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos. A iniciativa faz homenagem aos mais de 50 anos de estudos e trabalho da Dra. Terezinha Rego.

O programa funciona em parceria com prefeituras e órgãos públicos. Até o momento, são 49 hortos medicinais inaugurados em vários municípios do estado e mais de 1 mil profissionais da saúde capacitados.

VISITA – Na tarde de quarta-feira, 29, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, realizou uma visita à Terezinha Rêgo, no herbário da Universidade Federal do Maranhão. Na oportunidade, o PGJ aproveitou para convidar a professora para o lançamento do horto no MPMA.

Também estiveram presentes o diretor da Secinst, Marco Antonio Amorim, a chefe da Seção de Saúde Funcional, Márcia de Souza Rodrigues e a assessora Thátya Thays.

(Redação: Jefferson Aires – CCOM-MPMA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *