O Palácio das Lágrimas, um dos mais belos prédios da arquitetura colonial do Centro Histórico de São Luís, está em vias de desabar por causa das condições em que se encontra. Fechado para uma reforma que se arrasta desde 2014, o imóvel teve sua cobertura totalmente retirada para receber novo telhado, mas até então, o serviço não foi concluído.
Localizado no Largo de São João (esquina da Rua da Paz com Rua 1º de Maio) o prédio pertence à Universidade Federal do Maranhão – Ufma e abrigou no passado, a faculdade dos cursos de Farmácia e Odontologia da IES.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rica em belezas de detalhes, as paredes do Palácio das Lágrimas estão cheias de infiltrações e pelo visto, deverão sofrer mais desgastes neste período chuvoso. As obras de revitalização do edifício de três pavimentos faziam parte do PAC das Cidades Históricas do Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional – Iphan. No entanto, nestes seis anos de serviços descontínuos, pouco ou quase nada foi feito pela revitalização do prédio.
Do jeito que está a situação, é possível que em breve, mais uma página do livro da história de São Luís seja rasgada, a menos que os órgãos envolvidos no processo de reforma do imóvel retomem os serviços, antes que o nome deste palácio se transforme, na prática, em choros e lamentações.
Sem telhados? Até aí, tudo bem! Pois o estado creio eu vai refazer o telhado na obra. Agora, aonde foram parar as esculturas que ficavam no alto, que emolduravam o dito telhado que sumiu?
Boa tarde!
Logo após a publicação desta matéria, a UFMA anunciou que vai retomar as obras de revitalização do prédio Palácio das Lágrimas, em parceria com o IPHAN.
Muito triste ver os Casarões históricos de são luis se deteriorando e quem tem o dever de recupera-los não o faz
E eu que estudei lá?
Terminei Farmácia 1981!
Fecho os olhos e revejo meus professores, colegas, móveis, livros….
Alguém estar visando esse local para um futuro estacionamento. Quem seráaaaa!
Absurdo!
Boa tarde!
Após essa postagem, a UFMA anunciou a retomada dos serviços de recuperação desse imóvel.
E lamentável ver um prédio q poucas cidades tem com uma arquitetura colonial se acabar dessa forma e assim é mais uma história da humanidade q vem desaparecer. Espero q tome cabíveis providências sobre o abandono dessa riqueza. Poderia ser até um museu
Boa tarde!
Por feliz coincidência, logo após a publicação desta matéria sobre as lastimáveis condições em que se encontra o Palácio das Lágrimas, a UFMA anunciou a retomada dos serviços de revitalização do prédio colonial, em parceria com o IPHAN.
Quando cair,os governantes irão lamentar, aí já é tarde…
Boa tarde!
Após a publicação no blog Hora Extra, a UFMA anunciou que irá retomar as obras de revitalização do Palácio das Lágrimas…
Uma lástima! Ao passar em frente sinto uma parte importante da nossa história ser apagada diariamente!
Boa tarde!
Sinto-me com a sensação do dever cumprido!
Um dia após a denúncia feita pelo Blog Hora Extra, a UFMA, por intermédio de sua Reitoria, informou que irá retomar as obras de revitalização do Palácio das Lágrimas, em parceria com o IPHAN. E muito grato pelo seu comentário.