O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (26), a aula inaugural do Terceirão Não Tira Férias 2026, programa que fortalece a preparação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O lançamento ocorreu no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, em São Luís, marcando o início de uma das maiores ações educacionais voltadas ao acesso ao ensino superior no estado.

Estudantes no Terceirão Não Tira Férias (Foto: Alisson Passos)
Durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou que a edição de 2026 será a maior da história do programa, consolidando o compromisso do Governo do Maranhão com a educação e com os projetos de vida da juventude maranhense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos batendo todos os recordes nesta nona edição do Terceirão Não Tira Férias. Serão 300 polos atendendo cerca de 30 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual, distribuídos em 198 municípios. É o maior curso preparatório para o Enem e vestibulares de toda a rede estadual do Maranhão. Esse é um momento de fortalecer ainda mais a preparação dos nossos jovens, com aulas, resolução de questões, tira-dúvidas e atividades que vão prepará-los para o futuro que os aguarda”, afirmou.
O programa
Criado há quase uma década, o Terceirão Não Tira Férias tornou-se uma importante política pública de preparação para o Enem e o Paes. A iniciativa oferece revisão dos principais conteúdos cobrados nas provas, aprofundamento das competências e habilidades exigidas pelos exames, resolução de questões, orientação para redação e acompanhamento de professores com experiência em cursos preparatórios. Nesta edição, o programa contará com 300 escolas-polo, distribuídas em 198 municípios, com expectativa de atender aproximadamente 30 mil estudantes da rede estadual.
As atividades serão realizadas entre os dias 1º e 21 de julho, totalizando 15 dias úteis de estudos intensivos. Durante esse período, os participantes terão uma rotina organizada para potencializar a aprendizagem, com acolhimento, atividades culturais, aulas de quatro horas diárias, material didático específico e alimentação, proporcionando um ambiente favorável à preparação para os exames.
Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 28 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet. No ato da inscrição, o estudante informa CPF e data de nascimento, escolhe a escola-polo onde deseja participar e conclui o cadastro.
Além das aulas presenciais, todos os conteúdos trabalhados durante o programa ficarão disponíveis na Plataforma Gonçalves Dias e no canal da Seduc no YouTube. A iniciativa amplia o acesso ao material didático e permite que os estudantes revisem as aulas sempre que necessário, fortalecendo ainda mais a preparação para o Enem e o Paes. (Fonte: Seduc)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
