Enterrando o ‘Carnaval de Rua’ da Madre Deus
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é segredo para os foliões maranhenses que o governo estadual não tem qualquer interesse em manter vivo, o ‘Carnaval de Rua’ da Madre Deus, bairro boêmio da região central de São Luís e reduto da ex-governadora Roseana Sarney.
Tanto é assim, que o ‘Carnaval de Todos’, desde o ano retrasado, mudou de endereço e foi se instalar na Avenida Beira Mar. Aliás, um projeto que deu mais do que certo.
Agora em 2020, a pouca estrutura disponibilizada pelo governo para as prévias carnavalescas nos fins de semana no “bairro dos poetas”, reforça a tese de que a “folia madre-divina” segue em cortejo fúnebre rumo ao Cemitério do Gavião.
******
Sedel menospreza o Papão do Norte
O Maranhão tem dois representantes na Copinha São Paulo 2020. Um deles é o Moto Club de São Luís, de tantas tradições. Sua diretoria, visando proporcionar conforto aos ‘meninos rubro-negros’, encaminhou ofício à Sedel em busca de passagens aéreas para a equipe seguir rumo à capital paulista.
Simplesmente, o órgão estadual que tem a função de fomentar o esporte deu um sonoro NÃO aos solicitantes, muito embora tenha sinalizado positivamente para o outro clube do estado, também participante da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no caso o Timon.
O secretário Rogério Cafeteira alegou que o negativo ao Moto Club deu-se por conta da exiguidade de tempo no envio do requerimento. A verdade é que “Rorrô Cafifa” não tem qualquer habilidade para ocupar uma pasta da importância da Sedel e, muito menos, tem condições de representar o povo na AL, mesmo pedindo emprestado o nome do falecido esposo de sua tia.
******
Acabaram com a Estrada do Araçagy
A dupla ‘MOB – BRT’ conseguiu realizar com sucesso a destruição quase que total da Estrada do Araçagy, no trecho entre a “descida da praia” e a UPA que fica na divisa dos municípios de São Luís e São José de Ribamar.
Com a paralisação das escavações do canteiro central da avenida, poucos operários da “gata” responsável pelo “desserviço” estão sendo vistos por quem transita pelo local. Sinal de que as obras estão sendo paulatinamente encerradas.
Agora, buracos e mais buracos podem ser vistos nos dois sentidos da estrada, frutos da implantação deste famigerado BRT. Por outro lado, gestores da Agência Estadual de Mobilidade – MOB que tanto defenderam esse “projeto de araque” sumiram do mapa. Ninguém comparece pra tratar do assunto com os moradores e comerciantes do Araçagy…
******
“Batendo” mocotó na Feira da Macaúba
Mesmo não tendo muita habilidade, o governador Flávio Dino (PCdoB) já foi ‘filmado’ cobrando pênalti em inauguração de quadra poliesportiva; já foi visto pedalando, durante inauguração de ciclovia; e até fazendo self com uma ‘minúscula’ sunga de praia.
Para reforço de sua popularidade, Dino também já foi visto e fotografado saboreando sorvete de coco, na Praia Grande, degustando cerveja Magnífica, bebida feita à base de mandioca e ensaiando batidas em pandeirão, instrumento usado por grupos de bumba-meu-boi.
Agora, Flávio Dino, após inaugurar a Feira da Macaúba, aproveitou o ensejo para “bater” aquele mocotó, feito no próprio local. Alguns de seus discípulos, tentaram imitar o mestre, mas sem muito sucesso. Foi o caso do comunista Duarte Júnior, pretenso pré-candidato a prefeito de São Luís.
******
Flávio Dino: contra panelaços e fora do caldeirão
Após a notícia publicada pelo jornalista Ricardo Noblat, na edição online da revista Veja, dando que conta que o governador Flávio Dino comporia, com a função de vice, chapa com o apresentador Luciano Huck para as eleições presidenciais de 2022, a cúpula do PCdoB do Maranhão tratou logo de descartar essa possibilidade.
E tem rumo o pensamento dos comunistas, afinal de contas, Flávio Dino nunca foi a favor dos “panelaços” feitos em sinal de protesto contra os governos Lula & Dilma. Imagina se o governador do Maranhão vai se sujeitar a mergulhar num “caldeirão” em fervura comandado pelo global Huck…
******
Comitê de Limpeza Urbana desconhece a Avenida Brasil
Por mais que o prefeito de São Luís queira mostrar serviço, existem órgãos municipais que acabam por atrapalhar a sua administração. Um exemplo dessa “nocividade” pode ser vista no Comitê Gestor de Limpeza Urbana, órgão que tem como titular Carolina Estrela.
Há três meses, moradores e comerciantes da Avenida Brasil, via que liga os bairros Olho D’água e Divineia, solicitaram o serviço de capina da via. Assessores de Estrela deram a negativa dizendo que a via pública havia sido capinada recentemente.
Ocorre que o último serviço de capina e varrição da Avenida Brasil aconteceu em abril do ano passado, portanto, devido ao tempo, o matagal já está tomando conta até mesmo da pista. Quanto mais de calçadas…
******
A Terceira Guerra Mundial
O balacobaco entre norte-americanos e iranianos fez disparar o sinal de alerta sobre uma possível Terceira Guerra Mundial. A indústria bélica vibra com essa possibilidade, mas até o momento, nada de aumento na produção de armas e munições.
Por enquanto, apenas o golpe certeiro do papa argentino, no punho de uma fiel que visitava a Praça São Pedro, em Roma, que queria apenas apertar a mão de Sua Santidade, em sinal de fé, respeito e devoção.
******
NA HORA H volta no próximo Domingo D