NA HORA H – Pílulas do Domingo D

Os integrantes do BRICS e os “bicos”

O encontro em Brasília, envolvendo a cúpula dos países emergentes que formam o bloco BRICS, serviu para selar de vez a força econômica e política destas cinco nações, que juntas, representam 40% da população do planeta. Estiveram reunidos os chefes de Estado dos seus respectivos países: Jair Bolsonaro (Brasil); Vladimir Putin (Rússia); Narendra Modi (índia); Xi Jinping (China); e Cyril Ramaphosa (África do Sul).

A mistura de capitalistas com comunistas fez gente da oposição ao governo Bolsonaro, ‘fazer bico’ ao tentar proclamar que o presidente, cicerone do encontro, lambeu as botas dos líderes de China e Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Aproveitando o ensejo, fecha-se esse tópico fazendo um trocadilho com o nome dos cinco chefes das nações que integram o BRICS: “Xi”!!! “Cyril” melhor “Jair” se acostumando com a família BRICS, pra “Modi” não ficar “Putin” da vida!

******

Extensão & Cultura na UFMA

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, nomeou duas professoras doutoras do Departamento de Comunicação Social da instituição para comandar as políticas extensionista e cultural em sua nova gestão.

A jornalista e doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Josefa Bentivi Andrade assumiu a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), agora desvinculada da gestão do empreendedorismo.

Pós-doutorada em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a professora Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa assumiu a direção do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proec). (Texto do jornalista Paulo Washington Beltrão)

******

Beijo ao vivo e a cores

Quem assistiu o telejornal da TV Mirante (JM2) na quarta-feira, dia 13, presenciou uma cena cômica, porém desconfortável para quem estava trabalhando. O repórter Cícero Brito, ao fazer matéria ‘ao vivo’  sobre um evento que acontecia no Centro Histórico de São Luís, foi surpreendido com um beijo!

Infelizmente, o ‘gesto de carinho’ não partiu de uma fã ou de alguma pessoa conhecida sua, dos tempos da academia. O beijo “in live” foi dado por um eufórico marmanjão que, talvez, não resistindo  à beleza e postura do experiente jornalista, terminou caindo em tentação.

No entanto, o ruim da cena ao vivo não foi o beijo, mas sim, a aparição de jovens ingerindo, supostamente,  bebida alcoólica em demasia, num evento que tratava de combate ao feminicídio.

******

“Não existe pecado do lado de baixo do Equador…”

O cantor Ney Matogrosso  fez sucesso durante as décadas de 1970 e 1980 quando numa canção, confirmou a tese de que “Não existe pecado/Do lado de baixo do Equador/Vamos fazer um pecado/Rasgado, suado/A todo vapor…”.

Muitos de nós, lembramos, né?! Só que esse chamado ‘vapor’, em terras maranhenses, foi substituído por ‘energia elétrica’. E nesse mesmo estado, a ‘linha imaginária do Equador’ que divide o planeta em dois hemisférios, serviu e continua servindo de inspiração para denominar empresas da iniciativa privada. Como exemplo, basta lembrar que no início da década de 1990, quando a cerveja ‘Brahmaranhão’ foi lançada para dominar o mercado, o nome da fabricante da bebida à base de malte, lúpulo e água era Cervejaria Equatorial, a hoje Ambev.

Recentemente, a Cemar também mudou sua nomenclatura  e passou a se chamar Equatorial Energia Maranhão, sempre enfatizando pela ampla e total qualidade no serviço que presta ao estado. Mas, sigamos com a leitura do próximo tópico…

******

“Vamos fazer um pecado, rasgado, suado, a  todo vapor…”

“Vale destacar que 99,8 % do tempo, os clientes da Equatorial Maranhão têm energia elétrica disponível em seus imóveis no estado”. Com esta frase de efeito, a assessoria de imprensa da empresa supracitada ‘fechou’ uma ‘Nota de Esclarecimento’ enviada ao Blog Hora Extra e divulgada no domingo passado, aqui neste bem lido espaço.

Porém, no dia 4 de novembro passado, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi ajuizada com uma Ação Civil Pública, expedida pela Promotoria de Paraibano, para que seja regularizado o serviço de energia do povoado Riacho do Meio, localizado na zona rural daquele município maranhense.

Então, isso significa dizer, que o tempo de 0,2%  em que os clientes da Equatorial Maranhão ficam sem energia elétrica disponível em seus imóveis, deverá ser preenchido, caso a companhia energética cumpra o que foi determinado na referida Ação.  Fechará, portanto, os 100%. Parabéns, Equatorial!

*******

Quiz de notícias: Pesquisa, Emprego, DPVAT e PSL (Do Portal G1)

 O governo decidiu acabar com o seguro obrigatório pago por todos os donos de veículos no país para indenizar vítimas de trânsito, o chamado DPVAT. Qual das alternativas abaixo é correta?

  • a) O DPVAT será extinto a partir de 2021
  • b) Os proprietários de veículos pagavam duas vezes por ano o DPVAT
  • c) Acidentes ocorridos até dezembro de 2020 serão cobertos pelo seguro
  • d) O governo diz que tomou a decisão para evitar fraudes

******

Na última terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do PSL e a criação de um novo partido. Qual o nome desta legenda?

  • a) Todos pelo Brasil
  • b) Brasil acima de tudo
  • c) Aliança pelo Brasil
  • d) Somos Aliança

******

Pesquisa realizada pelo IBGE revelou que, pela primeira vez, pretos e pardos são maioria nas universidades públicas brasileiras. Qual é o percentual exato dos universitários que se declaram de cor preta ou parda na rede pública?

  • a) 50,3%
  • b) 51,2%
  • c) 50, 7%
  • d) 52, 1%

******

O governo federal anunciou esta semana um programa de estímulo ao emprego. Qual das alternativas abaixo é incorreta?

  • a) O programa chamado Verde Amarelo quer incentivar a contratação de jovens
  • b) O governo propõe flexibilizar a regra de trabalho aos domingos
  • c) O governo cobrará contribuição previdenciária de quem receber seguro-desemprego
  • d) Lei da Gorjeta não terá mais validade

******

NA HORA H volta no próximo Domingo D        

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *