DA LUTA AO LUTO – Morre o papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na madrugada desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. As informações foram divulgadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Papa Francisco (Foto: Reprodução)

Papado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Como cardeal, Francisco liderou comissões da igreja para a América Latina e presidiu a Conferência Episcopal da Argentina até novembro de 2011. No fim do pontificado do alemão Papa Bento XVI, em fevereiro de 2013, credenciou-se para o Conclave em uma condição pouco favorável — com 60 cardeais europeus e apenas 33 da América aptos a votar, o Vaticano nunca havia escolhido um não europeu para liderá-lo.

Mas a América Latina havia superado a Europa no número de católicos e a imprensa internacional reportava que, à luz dessa mudança, a Santa Sé caminhava na direção do ineditismo. A projeção se consolidou: conforme revelou o vaticanista Gerard O’Connell, o argentino foi eleito na quinta votação, com 85 votos, e assumiu a cadeira em 13 de março de 2013.

Em 12 anos à frente da igreja, teve um papado avaliado como progressista, em especial pela instauração de comissões de combate a crimes sexuais, redução da predominância europeia no cardinalato e pela defesa vocal das causas ambientais, Justiça social e refugiados.

As informações são do site Istoé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *