Nos dias 12 e 13 de abril, a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), em parceria com a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria de Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPA), realizou o curso “Beneficiamento, Processamento e Conservação do Pescado”, que faz parte do Programa “Rede de Saberes”, idelizado pelo Governo do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A capacitação foi realizada na Unidade Escolar São Joaquim, no bairro Jussara. Durante dois dias, os participantes vivenciaram momentos de aprendizado teórico e prático, como as técnicas de filetamento e preparo de receitas que aproveitam melhor o pescado, valorizando cada parte do peixe, evitando desperdícios e abrindo novas possibilidades de renda.
A secretária municipal de Pesca, Lavina Lisboa, acompanhou de perto a atividade e destacou o impacto positivo da iniciativa. “Estamos sendo privilegiados em receber o programa Rede de Saberes, através da SETRES, desenvolvido pelo Governo do Estado, para que possam capacitar os pescadores e as marisqueiras do município de Raposa, a qual nos deixa muito felizes por saber que elas sairão daqui com a mão de obra qualificada. E é tudo o que nós precisamos, que as nossas marisqueiras avancem, que os nossos pescadores se tornem não só pescadores, mas também empreendedores”.
A marisqueira Maria Carolina, uma das alunas do curso, também falou com entusiasmo sobre a experiência. “Ter esse acompanhamento é muito importante nesse processo de como beneficiar o nosso pescado. Por meio desse curso que estamos fazendo, vamos adquirir mais conhecimento e só temos a agradecer a cada pessoa envolvida neste lindo projeto”.
Presente durante os dois dias de qualificação, o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, destacou que iniciativas como essa fortalecem a economia local e reconhecem a importância do saber popular. Ele reforçou a visão do Governo do Estado em promover ações que gerem oportunidades reais para quem vive da pesca artesanal.
“O programa Rede de Saberes se insere no contexto de aproximação entre o que o Governador Carlos Brandão pensa e faz parceria com os municípios. Naturalmente, para um município pesqueiro, como Raposa, o programa visa qualificar o trabalhador da pesca, da marisqueira, no sentido de que ele dê valor agregado ao extrativismo de pesca que ele faz, em vez de vender só o peixe, porque além da qualificação, do conhecimento, do conteúdo, das aulas práticas, eles saem daqui também com o kit, de maneira tal que imediatamente após o curso eles passam a exercer aquilo que aprenderam, com os instrumentos e os materiais necessários”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
