JORNADA PEDAGÓGICA – Prefeito Eduardo Braide anuncia reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal

O prefeito Eduardo Braide anunciou o reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal de ensino, na tarde desta segunda-feira (20), durante abertura da Jornada Pedagógica 2025, que encerra nesta terça-feira (21). O percentual anunciado está acima da inflação e do percentual definido pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério. O pagamento do reajuste de 6,5%, com efeito a partir de janeiro, dependerá agora da apreciação e aprovação da Câmara Municipal de São Luís.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Na oportunidade, o prefeito assinou atos normativos, deste e de outros direitos estatutários para a categoria, e falou sobre a importância da valorização dos profissionais que trabalham na Educação de São Luís. “Sei que a educação é feita com o trabalho de várias pessoas, mas nenhuma é mais importante do que o professor em sala de aula, tamanha é a importância e a experiência do transferir o conhecimento, a vivência”, disse o gestor.

O prefeito relembrou que, ao assumir a Prefeitura em seu primeiro mandato, em janeiro de 2021, os professores da rede municipal estavam há quatro anos sem reajuste. Naquele ano, por conta da lei federal em razão da pandemia, não foi possível reajustar os salários da categoria. “Mas, recentemente, foi promulgado o percentual de reajuste do piso dos professores em 6,27% e nenhuma capital, até agora, anunciou reajuste dos professores. Mas o meu compromisso com a educação e com os professores está acima da inflação e do reajuste do piso, e mesmo diante de toda dificuldade nós pagaremos aos professores 6,5%. É assim que a gente entende a forma de trabalhar e reconhecer a educação”, anunciou o prefeito, Eduardo Braide.

Entre os decretos anunciados e assinados pelo prefeito, além do reajuste salarial, estão os das progressões horizontais e verticais, das titulações, da estabilidade de 1.265 profissionais, que já estarão implantados no contracheque do mês de fevereiro. Até o mês de março, será assinado também o decreto que regulamentará o Prêmio de Desempenho Educacional, para reconhecer professores que tiveram o trabalho de destaque na sala de aula. O prefeito falou ainda da criação, até o final deste ano, de um Centro de Formação de Referência.

Todo o investimento da Prefeitura em Educação tem gerado bons frutos, o que possibilitou que a capital subisse na classificação do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tendo alcançado a maior nota na história do Município, que saiu da 23ª posição para 11ª entre as capitais brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *