COM PARCERIAS – Sebrae/MA vai realizar ações de apoio ao empreendedor de Estreito e região

Um plano de ação contemplando, de um lado, um intenso processo de articulação em favor de soluções para os problemas que exigem atenção mais urgente e, de outro, ações visando fortalecer a economia e levar atendimento para algumas das necessidades do empreendedor de Estreito e região.

Plano marca engajamento das instituições às ações que estão sendo empreendidas em Estreito-MA

Esse foi o principal resultado da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae, realizada segunda-feira (13), na sede da Instituição, em São Luís. Com a presença de todas as Instituições membros do CDE, foi aprovado o engajamento e integração das instituições aos esforços já empreendidos no município, coordenados hoje pelo prefeito Leo Cunha e pela primeira-dama, Amanda Cunha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Participaram da reunião as seguintes instituições, em formato presencial ou remoto: Associação Comercial do Maranhão – ACM, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, CEAPE Maranhão, Federação das Associações Empresariais do Maranhão – FAEM, Federação da Agricultura do Estado do Maranhão – FAEMA, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio, Federação das Indústrias do Maranhão – FIEMA, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio – SEINC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Visita Técnica – Durante a reunião do CDE, foram também aprovadas estratégias de atuação e uma visita técnica às cidades de Estreito, Porto Franco, Carolina e Riachão, que se iniciam a partir do dia 21 de janeiro, como marco deste início das ações na região. A agenda de visita reunirá as instituições parceiras desse esforço e tem o propósito de ouvir o empreendedor, estabelecer um diálogo mais próximo com as autoridades e instituições da região além de proporcionar uma avaliação in loco sobre as necessidades mais urgentes nos municípios diretamente atingidos.

Com a economia e o dia a dia profundamente afetados em decorrência da queda da Ponte Juscelino Kubitschek, no dia 22 de dezembro último, ficou comprometida a principal ligação viária entre os estados do Maranhão e Tocantins, prejudicando o escoamento da produção, a circulação de mercadorias, o abastecimento, o fluxo turístico e a articulação dos dois estados com o eixo Centro-Sul e o corredor Centro Norte.

Além disso, também provocou aumento dos custos de transportes e a ligação com os principais portos da região. Tudo isso, em linhas gerais, gerando impactos à economia e aos empreendedores que dependem desse acesso. Isso, sem contar o impacto emocional e social, decorrentes da tragédia. Para que se tenha uma ideia, estima-se uma queda na arrecadação dos quatro municípios da ordem de 50% do ICMS e de 25% do ISS, só no primeiro trimestre após a ocorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

1 pensou em “COM PARCERIAS – Sebrae/MA vai realizar ações de apoio ao empreendedor de Estreito e região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *