Mesmo estando geograficamente distantes, as cidades de São Luís do Maranhão situada no Nordeste e São Sebastião do Rio de Janeiro localizada no Sudeste do Brasil, têm muita coisa em comum. A começar por suas belas praias, gente festeira que gosta de batucada e samba no pé, e culturas diversificadas.
Mas a Cidade dos Azulejos também se assemelha com a Cidade Maravilhosa, com as devidas proporções, em diversas outras situações, que vão desde suas características geográficas e culturais até a influência do povo de matriz africana e gente alegre e de bem com a vida. Se não, vejamos: o Rio tem a Lagoa Rodrigo de Freitas, São Luís tem a Lagoa da Jansen, assim como o Aterro do Bacanga, uma espécie de cópia mal feita do urbanizado Aterro do Flamengo, na área nobre carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No subúrbio do Rio de Janeiro tem o gingado “verde e rosa” da Estação Primeira de Mangueira, já em São Luís tem a simpática Turma de Mangueira, no bairro do João Paulo. E por falar em subúrbio, aqui na capital maranhense, na região do Anil, tem uma comunidade chamada Pão de Açúcar, uma justa homenagem ao famoso cartão-postal da capital fluminense.
Não por mera coincidência, além da orla marítima de cá e de lá serem fomada por belas praias, aqui tem a Baía de São Marcos e no Rio tem a Baía da Guanabara. E mais: a região da Baixada Maranhense sofre grande influência da cidade de São Luís. De igual modo, a Baixada Fluminense se espelha fortemente na cidade do Rio de Janeiro.
E como ludovicenses e cariocas são fervorosos apreciadores do futebol, ficou fácil, fácil para empresários “convidarem” torcedores locais para duas partidas de futebol do Clube de Regatas Flamengo, num intervalo de quatro dias, com valores dos ingressos não tão populares assim. Sim, porque está tudo certo para o Rubro-negro “marioca” jogar contra as equipes do Nova Iguaçu e Bangu, respectivamente, nos dias 19 e 22 de janeiro, no Estádio Castelão, ali perto da Vila Isabel (ops!) Vila Palmeira.
A expectativa é de “casa cheia”, nos dois embates do “Framengo” válidos pelo Campeonato Carioca. Aliás, já se fala num terceiro jogo do time da Gávea em gramados ludovicenses, dessa vez, diante do Vasco da Gama, fazendo o chamado “Clássico dos Milhões”, uma espécie local de Moto x Sampaio ou “Superclássico”!
A propósito, as duas partidas já confirmadas, serão antes e depois do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1° de março de 1565, que nem por isso, foi batizada de “Rio de Março”…
No máximo, alguém cantou por aí “O Rio de Janeiro continua lindo/ O Rio de Janeiro, fevereiro e março/ Alô, alô São Luís, aquele abraço/ Alô torcida do Flamengo, aquele abraço!“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
maravilhas do Maranhão e do Brasil.