CURSO – Prefeitura de Raposa promove capacitação sobre acolhimento institucional para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou uma capacitação voltada ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes do município. A capacitação da rede, que é formada por todos os órgãos que atendem e acompanham crianças vulneráveis ou vítimas de violência, como o CREAS, CRAS, CMDCA e o Conselho Tutelar, foi realizada na da Igreja Batista Nova Aliança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

O curso foi ministrado pela assistente social Thalyne Falcão, que possui 11 anos de experiência na implementação de políticas públicas de Assistência Social. Durante as atividades, a profissional destacou que o acolhimento institucional tem como objetivo atender crianças e adolescentes que se encontram em situações de violação de direitos e com vínculos familiares rompidos. “O foco é garantir um atendimento humanizado e eficaz para esses jovens, promovendo a proteção integral e a reintegração familiar sempre que possível”, afirmou.

A capacitação abordou temas como legislação sobre acolhimento, metodologias de intervenção social e a importância de redes de apoio para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A psicóloga Carliane Santos, que atuará como coordenadora no acolhimento do serviço, explicou que a capacitação trouxe novas informações sobre como atuar na coordenação do acolhimento.

“O acolhimento vem para complementar os serviços da Assistência Social, que já são muito bem executados pelos CRAS e pelo CREAS. Agora, com o acolhimento, podemos atender crianças que foram retiradas de suas famílias por violações de direitos ou por situações de violência. Essa capacitação trouxe orientações sobre como realizar esse serviço de forma humanitária e acolhedora, garantindo proteção e cuidado para essas crianças e adolescentes”, destacou.

Jhonatan Silva, que atuará como cuidador no acolhimento, disse que a capacitação foi algo incrível para os profissionais que irão trabalhar no acolhimento. “O treinamento é algo que vai agregar na nossa vida, tanto profissional quanto humana, porque vamos trabalhar com pessoas e diversas situações. Teremos que conviver e atuar de forma profissional, e, às vezes, tentar aconselhar quem estará no abrigo. A Thalyne, que trouxe esse conhecimento para nós, é uma profissional extremamente capacitada, e o que aprendemos será aplicado na prática. A palavra para descrever o treinamento de hoje é incrível”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *