BRANDÃO EM AÇÃO – Projeto Viva Alcântara marca encerramento do mês da consciência negra no Maranhão

Uma grande mobilização multissetorial, integrada pelo Governo do Maranhão em parceria com mais 60 instituições, proporcionou uma diversidade de serviços e ações para garantia de cidadania e direitos para a população de Alcântara. O ato batizado como projeto Viva Alcântara coroa o acordo de conciliação firmado entre o Governo Federal e as comunidades quilombolas em setembro deste ano, em que foram reconhecidos os direitos territoriais de 152 comunidades do município.

Diversas ações sociais e de cidadania foram implantadas em Alcântara

O projeto teve duração de três dias, começando na última quinta-feira (28) e sendo concluído no sábado (30), e marcou o encerramento das atividades de novembro em alusão ao Mês da Consciência Negra. A gestão estadual levou um grande pacote de ações que alcançou as mais diversas áreas, da regularização fundiária à saúde, beneficiando centenas de alcantarenses, além da entrega de obras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

“Com o Viva Alcântara, levamos mais de 3 mil serviços em parceria com 60 instituições e entregamos importantes obras, como títulos de terra, pavimentação de vias, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal e vistoria da obra do Iema Vocacional. Também anunciamos a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, uma conquista aguardada há 30 anos pela população. Não há melhor forma de celebrar a história, cultura e tradição do alcantarense e das comunidades quilombolas”, destacou o governador Carlos Brandão pelas redes sociais.

Entre os serviços estaduais com grande procura pela população se destacaram os da área da saúde, com consultas em diversas especialidades e os mutirões do programa Cuidar dos Olhos e da Clínica Sorrir. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que foi motivo de orgulho e satisfação participar desse momento histórico.

Governador Brandão acompanhou as atividades de perto (Foto: Handson Chagas)

Viva Alcântara

O projeto Viva Alcântara é resultado do acordo de conciliação firmado entre o Governo Federal e as comunidades quilombolas do município, em 19 de setembro deste ano durante visita do presidente Lula à cidade, que resolveu uma disputa de 40 anos, reconhecendo os direitos territoriais de 152 comunidades quilombolas do município.

No mesmo dia, também foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2024, que estabeleceu um grupo de trabalho multiinstitucional e intersetorial para promover soluções consensuais para regularização fundiária e questões sociais em Alcântara.

Esse acordo foi celebrado entre o Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, o Tribunal de Justiça do Maranhão e a Advocacia-Geral da União, também na cidade de Alcântara.

Além do Governo do Maranhão, o projeto contou com a participação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Sistema de Conciliação), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Advocacia-Geral da União (AGU), Prefeitura Municipal de Alcântara, Justiça Federal do Maranhão, Governo Federal, Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), INSS, Receita Federal, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Sebrae, Banco do Nordeste, Fundação Cultural Palmares, Correios, Caixa Econômica Federal, Fadex e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *