CULTURA – Prefeitura de São Luís promove 3ª edição do Festival Negritude nesta sexta (22)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Vice-Prefeitura, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realiza, nesta sexta-feira (22), às 17h30, na Praça das Mercês (Praia Grande), a 3ª Edição do Festival Negritude. O evento comemora a riqueza da cultura afro-brasileira, com uma programação que reúne atrações locais, além da cantora Mart’nália.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Abrem o evento uma roda de capoeira, seguida por Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, batalha de Slam e apresentação do Bloco Afro Aiyê Amadê. Às 21h30, os ritmos se diversificam com a roda de samba, apresentando os artistas Chico Chinês, Chris Santana, Luzian Filho, Maya Black e Marlon Reis. Nos intervalos, o DJ Agnaldo comandará a festa, tocando as melhores pedras que só a capital do reggae pode oferecer.

A festa continua com o grande destaque da noite, a apresentação da cantora Mart’nália, que traz o samba raiz. E, para fechar a noite com chave de ouro, Samba de Terreiro, emanando muito axé para o público.

A Praça das Mercês, ponto central desta festa, será transformada em um palco de expressões culturais, unindo a comunidade em torno da valorização da diversidade e da herança afro-brasileira.

Festival Negritude

O festival tem como objetivo transformar o mês de novembro, dedicado à Consciência Negra, em um período de ações antirracistas, capazes de gerar impactos significativos na cidade.

São Luís, considerada uma cidade de forte presença negra, destaca-se como a segunda capital brasileira com o maior contingente de pessoas que se autodeclararam afrodescendentes. Essa característica da população ludovicense é resultado do processo de formação sociocultural que remonta ao período da colonização.

O Festival Negritude busca valorizar a cultura negra e seus descendentes, promovendo o resgate da identidade, além de proporcionar conhecimento sobre tradições, crenças e cultura. O evento também reforça a importância do mês da Consciência Negra como um momento de reflexão e reconhecimento da contribuição significativa da comunidade negra para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *