RAPOSA – Prefeitura inicia Campanha Novembro Azul com foco na saúde integral dos homens

Na tarde da última quinta-feira (07), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), deu início à Campanha Novembro Azul. A iniciativa busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e promover a saúde integral dos homens. Durante todo o mês, será realizada uma série de ações para reforçar a importância do autocuidado e da prevenção entre a população masculina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

A campanha teve início na sede da Secretaria de Saúde, com palestras e rodas de conversa, e foi posteriormente estendida para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Colônia de Pescadores e outros pontos da Raposa. A programação inclui atividades de promoção, educação e prevenção, abrangendo diferentes fases da vida, fortalecendo o compromisso da prefeitura com a saúde e o bem-estar da comunidade.

A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, destacou o impacto das ações para a saúde pública. “Iniciamos o Novembro Azul com uma série de atividades para o mês inteiro, com o objetivo de conscientizar e combater o câncer de próstata,” declarou.

Suellen Carvalho, coordenadora de Saúde do Homem, reforçou que a campanha faz parte de um movimento mundial para alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, visando reduzir os índices da doença.

Durante a palestra, Keylla Lucena, coordenadora da Equipe Multiprofissional (eMulti), abordou a conscientização para a prevenção dos cânceres de pênis e próstata. “Sabemos que os índices são alarmantes e nosso papel como profissionais de saúde é conscientizar e informar. Realizamos uma dinâmica para integrar coordenadores e participantes, reforçando que o trabalho em equipe e ações coletivas são essenciais para levar a conscientização à comunidade”.

O enfermeiro João Nery também destacou a importância do Novembro Azul. “O câncer de próstata representa 29% dos cânceres que acometem os homens. A mortalidade é significativa, com 25% dos diagnosticados perdendo a vida em decorrência da doença, enquanto outros ficam com sequelas graves. Para prevenir, os homens que possuem histórico familiar devem antecipar o exame a partir dos 40 anos, realizando o PSA, ultrassonografias e, se necessário, o exame de toque retal,” enfatizou João, lembrando que a prevenção é essencial para reduzir os impactos dessa doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *