No próximo dia 10 de novembro, o município de Raposa, situado na Ilha de São Luís, completará 30 anos de emancipação política. É fato dizer que a “cidade caçula” do arquipélago de Upaon-Açu sofreu ampla alteração no seu formato social, econômico e político durante essas três décadas, mas nada comparável ao processo de desenvolvimento registrado nos últimos quatro anos, justamente na gestão do prefeito Eudes Barros (PL).
Avanços em setores importantes como infraestrutura, saúde e educação foram alcançados neste quadriênio, beneficiando diretamente a população raposense. Obras de pavimentação asfáltica e em bloquetes, iluminação pública, coleta sistemática de resíduos sólidos, limpeza e urbanização de ruas e serviços de drenagem são alguns itens implementados com maior eficiência pelo prefeito Eudes Barros na sede e zona rural do município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A educação ganhou conceitos e atingiu números nunca antes registrados. A construção e reforma, bem como o aparelhamento de creches e prédios escolares fez aumentar efetivamente o número de alunos em sala de aula. A merenda escolar de qualidade e a distribuição de fardamento para estudantes foram outros passos importantes para a qualidade do ensino e a redução significativa da evasão escolar. Soma-se a tudo isso, a qualificação de profissionais da educação e o cumprimento do piso nacional para professores. A implantação do Colégio Militar Tiradentes XII em Raposa, numa parceria com o Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão é outra marca registrada da gestão Eudes Barros.
Sabe-se que a pandemia da Covid-19 afetou a rotina de vida das pessoas em todo o planeta e ações foram implementadas para combater a doença que ceifou vidas mundo afora. Mesmo assim, Raposa cumpriu todas as metas de vacinação contra a Covid sendo destaque em nível nacional e estadual com direito e Certificação por seu excelente e exemplar desempenho nas campanhas vacinais.
Durante os últimos quatro anos, a reforma e a ampliação de postos de saúde e do hospital municipal raposense ganharam o reconhecimento da população raposense. Modernos equipamentos hospitalares, e medicamentos e insumos passaram a suprir a necessidade das demandas na saúde pública de Raposa, que também ganhou um novo laboratório com posto de coleta para exames patológicos.
A fórmula para esse processo evolutivo da cidade de Raposa é resultado do trabalho feito por uma equipe formada por técnicos, que diariamente busca a solução das demandas comuns em qualquer município brasileiro. Mas o foco no trabalho, a determinação, o planejamento e a organização são os principais ingredientes dessa receita que virou referência no quesito administração pública municipal em território maranhense.
Outros setores como turismo, agricultura familiar, pesca, esporte, cultura e saneamento básico completam o leque de resultados positivos na gestão Eudes Barros. Soma-se ainda, parcerias firmadas com instituições públicas estaduais e federais, e com a iniciativa privada, essa última com geração de empregos e renda com o aquecimento da economia local. São assuntos que também serão pautados em outra matéria especial do Blog Hora Extra sobre os 30 anos de Raposa, Maranhão.