O evento contará com a presença de médicos especialistas em enfermidades raras e será voltado para estudantes e profissionais de saúde
O Maranhão sediará, pela primeira vez, um congresso dedicado exclusivamente às doenças raras neste mês de setembro. O I Congresso Maranhense de Doenças Raras será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, na cidade de Imperatriz. Voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, o evento reunirá médicos, enfermeiros e advogados especialistas em enfermidades raras, que discutirão temas como avanços científicos, tratamentos, políticas públicas e atenção primária para pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A idealizadora do congresso, Keyla Santos de Sousa, enfermeira do Hospital Alvorada, tem uma trajetória importante na conscientização sobre doenças raras em Imperatriz, incluindo a criação de datas voltadas para o tema. Um de seus maiores planos era organizar um congresso local focado no assunto, promovendo o aprimoramento dos profissionais da região e auxiliando na identificação precoce de pacientes com essas condições.
“Trazer um congresso sobre doenças raras para Imperatriz é uma iniciativa fundamental para capacitar os profissionais da região, proporcionando mais conhecimento e ferramentas para a identificação e tratamento desses pacientes”, diz a profissional de enfermagem. “Acredito que o avanço no cuidado dessas doenças depende da troca de informações e do fortalecimento da rede de apoio”, finaliza.
A programação inclui palestras com médicos especialistas em genética, neurologia, endocrinologia e cardiologia, tanto do Maranhão quanto de outros estados. Entre as doenças que serão discutidas estão a acondroplasia, a forma mais comum de nanismo, e as mucopolissacaridoses, um grupo de doenças hereditárias causadas por erros inatos do metabolismo.
As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas pelo site even3.com.br. As vagas são limitadas, com valores de R$50 para estudantes de graduação e pós-graduação, e R$70 para profissionais. O evento será realizado no Edifício Aracati Office, no centro de Imperatriz.
A organização do evento é da Secretaria “Somos Muitos, Mas Somos Raros”, com o patrocínio da BioMarin, uma farmacêutica global de biotecnologia que tem um papel fundamental no desenvolvimento de tratamentos inovadores para doenças raras.
O I Congresso Maranhense de Doenças Raras promete ser uma importante oportunidade de troca de conhecimentos, contribuindo para o avanço do diagnóstico e tratamento dessas enfermidades na região.