Educadores(as) dos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) já podem inscrever suas práticas educativas e concorrer ao prêmio de reconhecimento
O Instituto Alcoa abre as inscrições da 4ª edição da Campanha “Educador de Valor” por meio do site www.educadordevalor.com.br. A ação visa reconhecer educadores(as) nos territórios de atuação do Instituto, Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estudantes Brasil adentro são impactados diariamente pela dedicação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. A Campanha Educador de Valor chega, pelo quarto ano consecutivo, para prestar homenagem a esses agentes transformadores que são os educadores e as educadoras”, explica Monica Espadaro, diretora executiva de operações do Instituto Alcoa.
Educação é uma das principais frentes de atuação do Instituto Alcoa, que compreende esta área como estruturante para construção de territórios mais inclusivos e menos desiguais.
Como participar
Este ano a Campanha “Educador de Valor” irá reconhecer experiências e vivências educacionais exitosas em três categorias: Educomunicação, Cultura de Paz e Educação Ambiental.
Poderão se inscrever na campanha educadores(as) ativos(as) da rede municipal de Ensino Fundamental dos municípios de atuação do Instituto Alcoa (Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA) que ainda não foram reconhecidos(as) como “Educadores de Valor” nas edições anteriores.
A campanha considera educadores(as) não só professores e professoras, mas também gestores(as), como orientadores(as) pedagógicos(as), coordenadores(as), assistentes de direção e diretores(as).
O(a) profissional propositor(a) deve apresentar sua prática pedagógica a partir do formulário presente no site da campanha. Lá também constam todas as informações sobre a campanha, como o documento orientador, cronograma e formas de reconhecimento.
Avaliação
A avaliação das vivências e experiências será realizada por um comitê consultivo, que considerará a inovação das vivências e experiências educativas do ponto de vista da mobilização e engajamento para a melhoria da aprendizagem e não projetos pedagógicos da educação formal.
Os avaliadores, portanto, se voltarão para o relato narrado e suas potências. Os critérios para a escolha das melhores vivências e experiências serão: Alinhamento ao tema da edição; Inovação; Respeito e valorização da realidade e cultura locais; Qualidade técnica em redação de projeto; Competência gramatical; Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Potencial de engajamento de estudantes; Oportunidade de replicação e ganho de escala.
A partir da análise desses itens, serão indicados 27 educadores(as) finalistas – nove profissionais de cada localidade, sendo três por categoria – que seguirão para votação popular.
Na fase de “Reconhecimento Público”, será eleita uma experiência por categoria de cada território, com o reconhecimento dos “Educadores(a) de Valor”. Caso haja empate no número de indicações por voto popular, o Comitê Consultivo da campanha fará a indicação do(a) vencedor(a).
As escolas que enviarem o maior número de experiências também receberão o certificado de “Escola de Valor”.
Premiação
A divulgação dos(as) educadores(as) e da escola vencedora será feita no site da campanha e nos meios de comunicação do Instituto Alcoa.
Em novembro ocorrerá, em cada município participante, o “Evento de Reconhecimento”, com a presença dos(as) “Educadores(as) de Valor”, lideranças e estudantes das “Escolas de Valor” e um(a) convidado(a) especial no campo da Educação. Na atividade, os presentes debaterão sobre a importância e necessidade de valorização de educadores(as).
Fique por dentro
No dia 21 de agosto, das 19h00 às 20h00, o Instituto Alcoa promoverá uma transmissão ao vivo em sua página no Instagram (@institutoalcoa) para apresentar a campanha, explicar sobre o processo de inscrição, avaliação e reconhecimento.
Além disto, todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, podem ser acessados no site: www.educadordevalor.com.br
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).