“PORTENCIAL” MARÍTIMO – Governador Carlos Brandão “estreita canal” com o Panamá

O governador Carlos Brandão, junto ao presidente da Emap, Gilberto Lins, realiza viagem para o Panamá, em missão oficial, entre os dias 9 e 12 de julho. A ida, além de servir para conhecer o porto do país, tem a intenção de iniciar tratativas para um futuro termo de protocolo, a fim de estreitar laços e apresentar, ao governo panamense, o interesse que o Porto do Itaqui tem na região caribenha, para fazer o despacho de cargas, com origem ou destino ao estado, via Canal do Panamá, bem como discutir eventuais possibilidades de cooperação bilateral entre as autoridades portuárias.

Carlos Brandão com o presidente da Emap, Gilberto Lins

Oportunidades para o Porto do Itaqui

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Essas tratativas representam redução de custos pela proximidade com o Caribe, o que potencializa um escoamento eficiente de mercadorias do Maranhão, que possui o maior porto público do Arco Norte, do Norte e Nordeste e o quarto maior do Brasil em movimentação de cargas, com uma localização que favorece eficiência logística.

Para o governador Carlos Brandão as parcerias ampliam as oportunidades para o porto. “Nosso governo tem buscado constantemente parcerias que também possam expandir a capacidade logística do Porto do Itaqui. O Maranhão tem o maior porto público do Norte-Nordeste, e o quarto maior do país em movimentação de cargas, e é conectado a uma malha ferroviária imprescindível para a exportação de grãos. Além disso, ainda oferecemos segurança política e jurídica para empresas interessadas em explorar todas essas potencialidades”, afirmou o governador.

Sua importância para o agronegócio brasileiro é significativa, facilitando a exportação de produtos e impulsionando a economia local e nacional. Em 2023, movimentou mais de 36 milhões de toneladas de cargas gerais, recorde em toda sua história, refletindo sua relevância e capacidade operacional.

Até o mês de maio de 2024, o porto já movimentou 6 milhões de toneladas, incluindo granéis líquidos, sólidos e cargas em geral. Grandes empresas como Tegram, Suzano, Santos Brasil, COPI, Transpetro e Vale são algumas das principais usuárias das instalações portuárias.

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