Se vira nos 60 (anos)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na sexta-feira (20), numa sessão solene na Câmara Municipal de São Luís, foram homenageados os três jornais impressos da capital maranhense com mais de 60 anos. O mérito, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT) é bastante louvável, mas teve certo efeito colateral.
O Imparcial e Jornal Pequeno, de fato e de direito já atingiram a “melhor idade”, mas O Estado do Maranhão, surgiu somente no ano de 1973, após encampar o jornal O Dia, fundado em 1959.
De qualquer forma, parabéns aos ilustres sexagenários e octogenários da imprensa local que foram homenageados na ‘tribuna’. A trinca de jornais, segue, de forma ‘extra’, divulgando os ‘atos e fatos’ do ‘dia a dia’, promovendo ‘debates’ e mostrando a força do ‘quarto poder’.
******
Emissoras de televisão serão homenageadas?
Para alerta dos parlamentares de São Luís e do Maranhão, caso algum pretenda homenagear as emissoras de televisão mais antigas do Estado, é bom aumentar o número de três para quatro e baixar a faixa etária de 60 para 30 anos dos veículos de comunicação.
Isso porque, as três emissoras mais antigas são TV Difusora, TV Educativa (em processo de desativação) e TV Cidade. Nesse caso, a “emissora de TV são-chiquense”, fundada em 1987, ficaria de fora.
Portanto, para não melindrar o Grupo Mirante, a homenagem terá que ter como base “quatro” emissoras com 30 anos de idade ou mais.
******
“São João de Tolos” e o edital para o Carnaval 2020
Alguns dirigentes de grupos folclóricos alegam que ainda não receberam o dinheiro para pagamento integral de suas apresentações nos arraiais juninos de São Luís deste ano.
No entanto, o Governo do Estado já lançou o edital para a realização do Carnaval 2020. É o “São João de Tolos” criticando o Carnaval de Todos.
******
O silêncio sepulcral do Sinproesemma
O Sindicado dos Servidores dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), mantém-se calado sobre o reajuste salarial de 21% que tramita na justiça por causa de uma ação movida pelo Governo do Maranhão.
O motivo, obviamente, é o fato de que a entidade de classe é vinculada até ao pescoço com o PCdoB, legenda do governador do Estado.
Porém, quando havia questões de interesse da categoria ocorridas em governos anteriores, como o de Roseana Sarney, aí o Sinproesemma colocava o ‘bloco da rua’, com manifestações, protestos, caminhadas e até greves.
******
Flávio Dino presidente
Continua ganhando corpo o nome do governador Flávio Dino para as eleições presidenciais de 2022. O PCdoB não quer mais entrar na disputa como mero coadjuvante.
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-BA) garantiu, em entrevista ao programa Pânico (Rádio Jovem Pan) que a legenda deverá mesmo lançar o nome do governador do Maranhão, como candidato a presidente da República em 2022.
******
Deputado “xerox”
Alguns blogueiros que seguem a cartilha palaciana não têm poupado o lombo do deputado estadual Duarte Junior (PCdoB). Em um desses portais midiáticos foi publicada no dia 19.09.2019, matéria com o seguinte título:
“Depois de copiar Projetos de Lei, Duarte Júnior adota o mesmo discurso de Rubens Junior”
Ambos “Juniores” são pré-candidatos pelo PCdoB a prefeito de São Luís nas eleições que se avizinham.
******
Jota Pinto e a homenagem ao padroeiro
O ex-deputado José Benedito Pinto, numa campanha publicitária de televisão, manifesta sua homenagem ao município de São José de Ribamar pelos seus 67 anos de emancipação política.
Além do “niver” da cidade, em setembro também é realizado o festejo do santo padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar, xará de Jota Pinto, que pretende alçar voo rumo a prefeitura do único município que faz fronteira por terra com a cidade de São Luís.
******
NA HORA H volta no próximo Domingo D
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE