Moyses tenta atravessar o ‘Mar Vermelho’
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vontade desenfreada do deputado estadual Yglésio Moyses (PDT) de lançar o seu nome como pré-candidato a prefeito de São Luís criou um mal-estar na legenda pedetista. Em pelo menos duas recentes entrevistas (Rádio AM e TV Mirante), o ‘médico parlamentar’ afirma, com a mais absoluta convicção, que nada o impedirá de disputar as eleições municipais que se avizinham, estando ou não no PDT.
Essa sua insistência definitiva de querer disputar a sucessão de Edivaldo Holanda Junior (PDT), tem provocado turbulência na legenda que é comandada no Maranhão pelo senador Weverton Rocha. Este, por sua vez, já ‘bateu o martelo’ e anunciou o nome do vereador Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís, como o pré-candidato do PDT ao cargo de prefeito da capital maranhense em 2020.
******
O risco de afundar em águas impetuosas
Remando contra a maré e afrontando a cúpula pedetista, Yglésio Moyses segue com seu ideal, usando as redes sociais e parte da mídia para defender o seu projeto pessoal. Resta saber se ele terá fôlego suficiente para suportar as impetuosas ondas do mar. A bem da verdade, é muito comum, candidatos se elegerem para cargos políticos e no meio do mandato, já buscarem outras oportunidades, saindo do legislativo para o executivo e vice-versa.
Mas é bom lembrar que, diferente do profeta Moisés, que conseguiu cruzar o Mar Vermelho e arrastar uma multidão, conforme as Escrituras, no caso específico de Moyses, seu êxito nas urnas foi um apelo popular para o Legislativo Estadual. Portanto, nada de rebater, rebelar e tentar se debelar em águas profundas, principalmente, sem coletes e boias de segurança, pois com a ausência desses equipamentos, o risco de se afogar é eminente. Assim, o que seria uma promissora carreira política partidária, pode submergir, naufragar, afundar…
******
Hospital fechado e ‘pão com ovo’ em Carutapera
Moradores do longínquo município de Carutapera, inconformados com a possibilidade de o Governo do Estado fechar o Hospital Regional situado naquela cidade maranhense, resolveram protestar na manhã deste sábado (14), em frente à casa de saúde.
O sinal de alerta foi dado, quando alguns servidores terceirizados do Hospital de Carutapera foram demitidos. Para os manifestantes isso seria um passo para a interrupção dos trabalhos na casa de saúde que atende toda a região.
Logo após a ‘manifestação popular’, o governo contra-atacou com a apresentação da comédia ‘Pão com Ovo’. O espetáculo, realizado na noite deste sábado em praça pública de Carutapera, alcançou seu objetivo e arrancou gargalhadas de quem assistiu o evento na base do 0800.
******
Homicídios caem, mas assassinatos continuam elas por elas
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou na terça-feira (10), uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que a taxa de homicídios em São Luís do Maranhão foi reduzida em 36% comparando 2017 com 2018.
No entanto, o índice de feminicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) aumentou consideravelmente no ano de 2018. Portanto, os assassinatos (homicídio, feminicídio e latrocínio) continuaram seguindo em larga escala.
******
Câmara da Raposa muda sessão de sexta para terça-feira
Um projeto fabricado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Raposa, Beka Rodrigues e aprovado pela “onzena de edis” mudou o dia e horário das sessões ordinárias do Legislativo Raposense.
Agora, os 11 vereadores baterão ponto somente nas tardes de terças-feiras, afinal de contas, ninguém é de ferro e sexta-feira já é fim de semana.
A propósito, será que o vereador Beka Rodrigues, eleito presidente do Legislativo Raposense em 1º de janeiro de 2017, devolveu aos cofres públicos, os seus salários como servidor contratado da Câmara de São Luís, recebidos indevidamente durante todo o ano de 2017?
******
Candidato comunista a reitor da UFMA vira folha
Visando o cargo de reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o professor João de Deus, que integra a lista tríplice, deixou suas ideologias comunistas de lado e assinou ficha de filiação no PSL de Jair Bolsonaro. No passado recente, o “mestre divino” seguia a cartilha de Natalino Salgado e depois passou a acompanhar os passos da atual reitora Nair Portela.
Ou seja, antes de se “fichar” no PSL, João de Deus era tido como o candidato comunista à reitoria da UFMA e agora, enveredou pelo “laranjal”, de olho no apoio do presidente Jair Bolsonaro, que por sua vez, pouco tem se importado com lista tríplice em quaisquer que sejam as circunstâncias.
Pelo visto, os “reitoráveis” têm que acompanhar o enredo para não atravessar o samba na avenida. Seja na vermelhidão comunista, aí leia-se “Portela” ou no azulão de Salgado, nesse caso, leia-se “Salgueiro”. Acontece que neste trocadilho textual, as cores estão invertidas com relação às duas agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro.
******
Confiante, Sampaio ganha Confiança
O Sampaio Corrêa deu um grande passo para a grande final da Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (14), a ‘Bolívia Querida’ não tomou conhecimento do Confiança e venceu o clube sergipano por 2X0, em pleno Estádio Batistão.
Agora, o Tricolor Maranhense fará o jogo de volta, no Castelão, às 17h00 do próximo sábado (21) e contará com o apoio de sua numerosa torcida.
Depois de conseguir o acesso para a Série B de 2020, o Sampaio agora busca o título de tetracampeão nacional em três séries distintas, ou o bicampeonato da Série C. Vale dizer que o título de campeão da Terceirona este ano, pode transformar o presidente Sérgio Frota em bicampeão nacional…
******
NA HORA H volta no próximo Domingo D.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
