CAUSOU CIUMEIRA NOS SARNEY – Há 42 anos, João Castelo entregava para o Mundo, o Estádio Castelão

Avante, Maranhão terra grande, do torrão ao inverno, o governo Castelo, o estado se espande…(…)

(…)Maranhão dos atletas, dos artistas, dos poetas/ Maranhão do futuro vou deitar, sonhar contigo/ Maranhão dos amores, dos atores, enfim/ Maranhão brasileiro, serás o primeiro, queremos assim…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Estádio Castelão: sonho concertado pelo governador João Castelo

São trechos ou fragmentos, talvez escritos com certo equívoco por este editor do blog Hora Extra, que bem lembra da tarde ensolarada do dia 1° de maio de 1982, quando o então governador João Castelo Ribeiro Gonçalves inaugurava o Estádio Castelão. Um torneio envolvendo Sampaio, Moto, MAC e outros quatro clubes chamados de “pequenos” de São Luís, abriu o principal e maior palco do futebol maranhense.

O gigante de concreto, encravado entre barreiras e declives da Granja do Barreto, com capacidade para mais de 100 mil pessoas sentadas, se transformou em realidade, após anos e mais anos de sonhos da torcida maranhense. Mais um “ão” para fazer coro com praças esportivas ao estilo Mineirão, Albertão, Machadão, Arrudão, Amigão, Batistão, Mangueirão e Castelão de Fortaleza-CE e Natal-RN.

Na época, a inauguração do Castelão de São Luís do Maranhão “provocou ciúmes” até mesmo ao gigantesco Maracanã. Tanto é assim, que a torcida do Rio de Janeiro ensaiou uma alteração no nome do estádio carioca para “Maracanão”.

Lendas à parte, o Castelão seguiu com algumas reformas e adequações promovidas por governos posteriores. No entanto, a mais delicada intervenção cirúrgica do Castelão aconteceu em um dos mandatos da governadora Roseana Sarney, que tinha como titular da Sedel, o entusiasta e cineasta Joaquim Haickel.

Na ocasião,  por pura perversidade e falta de pudor, eles estirparam do salão nobre do Castelão, todas as placas de bronze ou de granito fincadas pelo governo João Castelo – Um grande Maranhão para todos, alusivas à construção e entrega do estádio. Inclusive a placa de inauguração dessa imponente e importante obra, que até hoje é considerada o principal feito para o esporte em todos os tempos.

Fizeram de tudo pra mudar o nome, mas o CASTELÃO vai permanecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *