Nesta terça-feira, 10, foi realizado no auditório do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, o seminário “Ministério Público na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência”. O evento contou com a presença de membros e servidores do Ministério Público de vários estados brasileiros, estudantes da rede pública e representantes de conselhos e entidades sociais.

Seminário reuniu autoridades, profissionais e sociedade
A abertura do evento contou com a apresentação do Coral de Libras do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e do Coral Canto de Luz da Universidade da Terceira Idade (Unit), da Universidade Federal do Maranhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência, a promotora de justiça Gabriele Gadelha Barboza de Almeida saudou os presentes e ressaltou que a data do seminário corresponde ao Dia Internacional de Valorização das Línguas de Sinais. “A homenagem objetiva sensibilizar a sociedade civil e o Poder Público para a necessidade da educação bilíngue e inclusão da pessoa surda, tendo em vista que a maior dificuldade desta comunidade continua sendo a comunicação”, afirmou.
Gabriela Gadelha anunciou que o MPMA iniciou as tratativas para implementar um projeto, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), para a interiorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A finalidade é capacitar professores para proporcionar acesso à educação de qualidade em todo o estado, conforme prevê a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão”, disse.
A promotora de justiça lembrou, ainda, que a data de 10 de setembro é também o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e que este índice tem aumentado também entre os idosos, sobretudo entre a faixa etária de mais de 75 anos. “Nós temos que promover a socialização dos idosos e, enquanto família, fomentar a inclusão deles. Portanto, hoje nós estamos aqui para abordar temas desta magnitude, desta relevância”, ressaltou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
