Ainda não será desta vez, que São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, ganhará no seu dia, celebrado neste dia 19 de março, a restauração completa de sua estátua. Em 26 de julho do ano passado, o governo do estado até anunciou a revitalização do monumento, mas decorridos quase oito meses, nada de concreto foi feito nesse sentido, a não ser a colocação de telas na cor verde sobre a imagem do santo e a fixação de tapumes em seu entorno, visando o isolamento da área.

Obras do monumento de São José de Ribamar seguem paralisadas
Confira a matéria divulgada em 27 de julho de 2023, pelo seu site oficial do governo do Maranhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O monumento com a estátua do padroeiro São José de Ribamar, na cidade balneária, na Grande Ilha, vai passar por uma recuperação completa, com reforço estrutural, restauração da imagem e revitalização da praça do entorno. A obra será executada pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Governo (Segov). Na quarta-feira (26), foi realizada uma visita técnica de representantes das duas pastas ao local.
O monumento de 33 metros tem 25 anos e é um importante ponto turístico da Ilha. Inaugurado em agosto de 1998, passou por poucas manutenções e apresenta desgastes estruturais. Desde o início de julho, a estátua de São José de Ribamar com o Menino Jesus está escorada, isolada com tapumes e sendo preparada para os trabalhos de recuperação.
A Sinfra fez o laudo técnico, o projeto estrutural e buscou o assessoramento do artista responsável pela obra da estátua para garantir que sejam mantidas as características originais do monumento. Os próximos passos serão a assinatura da ordem de serviço e início dos trabalhos de recuperação. (…)”.

Estátua permanece coberta por telas verdes
Sem nenhuma movimentação de operários no local, neste dia 19 de março, espera-se que as obras sejam retomadas e o monumento seja entregue a tempo da celebração do “segundo festejo de São José de Ribamar”, que acontece tradicionalmente no mês de setembro. Será um presente à altura da fé dos devotos do Santo Padroeiro do Maranhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
