SÃO LUÍS DAS ANTIGAS – Tempos bons quando férias, Réveillon e Carnaval eram sinônimo de clubes sociais

Hoje, qualquer condomínio residencial dispõe de área de lazer dotada de parque aquático, salão de festas, quadras poliesportivas e academia de ginástica. Antes, num passado onde a cidade de São Luís respirava glamour e sofisticação, a chamada “nata da sociedade” e alguns emergentes, em via de regra, usufruiam de tudo isso nos dois principais clubes sociais e esportivos do Maranhão.

Fachada do Grêmio Lítero Recreativo Português (Foto/Reprodução)

Frequentar os nobres salões e os parques aquáticos e esportivos do Grêmio Lítero Recreativo Português e do Clube Recreativo Jaguarema, no bairro do Anil, era programa de fim de semana de poucos. No período de férias escolares essa frequência se estendia durante os demais dias e noites, sobretudo no mês de dezembro, com os encontros festivos de confraternização, bailes de debutantes e Réveillon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Logo em seguida, os meses de janeiro e fevereiro eram preenchidos com as festas pré-carnavalescas e o Carnaval propriamente dito. Lítero e Jaguarema disputavam, acirradamente, a preferência do folião, visto que nessa época festiva do ano, o acesso a esses dois imponentes clubes era aberto ao público com cobrança de “porta” e “venda de mesa”.

Fachada do Clube Recreativo Jaguarema (Foto/Reprodução)

As prévias carnavalescas tinham nomes inusitados e atraentes como ‘Baile do Vermelho & Preto’, ‘Baile da Bermuda’, ‘Baile da 3ª Idade’ e o disputadíssimo ‘Baile da Fantasia’. Matinais e Vesperais davam espaço para a criançada e aos adolescentes, que em meio a “paquera”, chamada hoje de “azaração”, iam em busca do primeiro beijo.

Nas piscinas de coloração azul, “marmanjos” usavam o trampolim para dar “saltos mortais” e fazer piruetas, visando chamar a atenção das garotas que exibiam curvas e formas esculturais, como se feitas a pincel, esbanjando beleza e simpatia. Ver a jovem filha participar de “concursos de miss” nesses dois clubes sociais era desejo e projeto de muitas famílias tradicionais…

…Velhos e bons tempos que não voltam mais. E tem outro detalhe: como intermediários, a sociedade da Ilha-Capital ainda tinha como opções o Casino Maranhense, na Avenida Beira-Mar, região central de São Luís e o California Clube de Campo, na Estrada de Ribamar, além é claro, do Iate Clube, na pontinha da Ponta D’areia, com seu charme e vista panorâmica inigualável, assim como o seu concorrido evento pré-carnavalesco ‘Baile do Grafite’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *