RAPOSA – Prefeitura e IFMA certificam alunas dos cursos de Operadora de Processamento de Pescado e Operadora e Beneficiamento de Pescado

A Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Pesca (SEPECIN) e Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã, realizou nessa quarta-feira (13), no Auditório da Fazendinha Parque Raposa, a cerimônia de certificação das alunas que concluíram os cursos de formação inicial e continuada em Operadora de Processamento e Beneficiamento de Pescado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Os cursos, que foram realizados de forma presencial, tiveram a participação de 80 mulheres, 40 em cada turma e ocorreram no período de 30 de maio de 2022 a 17 de novembro de 2022. No total, a formação teve uma carga horária de 400 horas e foi realizada no âmbito do programa Qualifica Mais Progredir. Essa capacitação é parte de uma ação estratégica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Novos Caminhos, com o objetivo de atender mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito Márcio Greik, representando o prefeito Eudes Barros; a vereadora Rosa do Araçagy, representando a Câmara de Vereadores; a primeira dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros; sua adjunta, Ednalva Barros; a secretária de Meio Ambiente, Lavina Lisboa; o secretário de Administração e Planejamento, Gesiel Braz; o secretário de Turismo, Edson Duarte; o diretor geral do IFMA, professor Jeovani Rodrigues; a representante do Grupo Mateus, Eurenice Vieira; a coordenadora dos cursos de Operadora e Beneficiamento de Pescado e Operadora de Processamento de Pescado, Janaína Abreu; a professora engenheira de pesca do IFMA, Ocilene Maria, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, o diretor geral do IFMA, professor Jeovani Rodrigues, parabenizou calorosamente as alunas pela conclusão bem-sucedida dos cursos, reforçando a importância da parceria entre a instituição e a prefeitura como uma iniciativa transformadora voltada para impulsionar a educação e o desenvolvimento local. Em seu discurso, o professor também anunciou com entusiasmo a disponibilidade de novos cursos para a comunidade. “Hoje, temos a imensa satisfação de formar 79 mulheres, que agora têm em mãos a certificação que comprova sua dedicação e conquista”. disse

A secretária de Meio Ambiente, Lavina Lisboa, enfatizou a importância da formação para o desenvolvimento sustentável da região, destacando a necessidade de preservação dos recursos naturais e a valorização das atividades pesqueiras.

O vice-prefeito Marcio Greik, representando o prefeito Eudes Barros, parabenizou as alunas pelo empenho e dedicação durante o curso, destacando que a cerimônia de certificação representa um marco importante em suas trajetórias, abrindo portas para novas oportunidades e perspectivas de uma vida melhor.

A titular da SEMAS, Cássia Barros, destacou a relevância do programa Qualifica Mais Progredir, como uma oportunidade para mulheres em situação de vulnerabilidade social se capacitarem. Ela concluiu destacando que a iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Raposa, as Secretarias Municipais, o IFMA e demais parceiros é um exemplo louvável de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social.

Eurenice Vieira, representante do Grupo Mateus, reconheceu a necessidade da formação profissional na indústria do pescado e demonstrou apoio ao programa, falando sobre a parceria público-privada.

A pescadora Leidileia Barros compartilhou sua experiência de dedicar seis meses ao curso de qualificação e expressou sua gratidão por ter adquirido novas habilidades. “Me sinto qualificada e preparada para ingressar no mercado de trabalho na área da pesca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *