O Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), palestras nas Escolas José França de Sousa e Joaquim Aroso. A ação está sendo conduzida pelos profissionais do PSE, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi destacado aos estudantes, a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), que são causadas por diversos tipos de agentes. Essas doenças são transmitidas principalmente por meio de contato sexual desprotegido, com uma pessoa infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Durante as palestras, os profissionais da saúde também enfatizaram a seriedade do uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais, visto que é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/ aids e das hepatites virais B e C. Além disso, o preservativo serve como medida contraceptiva para evitar a gravidez.
Rafaela da Costa Silva, coordenadora do PSE, ressalta a importância dos ensinamentos levado aos alunos sobre o assunto.
“Em parceria com estas duas escolas, estamos realizando palestras sobre a necessidade da prevenção dessas doenças sexualmente transmissíveis. Recomendamos sempre que possível, a prática da dupla proteção: uso da camisinha em conjunto com outro método anticonceptivo de escolha. É importante destacar, ainda, que uma camisinha pode ser obtida gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do município”, concluiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE