Uma das “criações” da administração do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior foi o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, no qual delegou Carolina Estrela para chefiar. A ideia seria eliminar em definitivo, a sujeira existente em logradouros públicos da capital maranhense e tornar a cidade mais humana e urbanizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O combate ao lixo ganhou forças com a transformação de verdadeiros lixões a céu aberto em ‘Ecopontos’. Trata-se de uma espécie de ‘cercados coloridos’ espalhados por bairros, onde o cidadão pode recolher e levar materiais reciclados como plásticos, vidros, metais, madeira e até óleo de cozinha saturado.
No entanto, de nada ou pouco adiantou a criação desses espaços, pelo fato de que o tal comitê não tenha criado e divulgado campanhas de orientação e disciplina para a população, no sentido de evitar o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas abertas, às margens de vias públicas. Hoje o que se continua observando são áreas verdes (públicas e particulares) se transformado em pequenos lixeiros nos mais variados pontos de São Luís.
Assim, a ‘capital de todos os maranhenses’ continua sem melhoras no seu paisagismo urbano. Outro fator que contribui para o péssimo panorama urbano de São Luís é a redução no quadro de agentes de limpeza. Os serviços de campina e roçagem estão comprometidos, e atualmente são realizados apenas nas principais avenidas e praças da cidade.
Um exemplo dessa falta de atenção do poder público com relação à limpeza e capina está na Avenida Brasil, via que liga os bairros Olho D’água e Divineia. O mato chega a tomar conta da faixa destinada ao tráfego de veículos e pedestres se vêem obrigados a caminhar em meio aos carros e motocicletas.
Mas nada mais emblemático do que um “lixão particular” criado em pleno canteiro central da Estrada do Araçagy, na entrada bairro do Sol e Mar. Há mais de mês um andarilho adotou o lugar como “morada” e achou por bem se cercar de todo tipo de lixo.
Portanto, pode-se deduzir que o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís é míope ou de fato, perdeu a batalha para o lixo, como uma “estrela cadente” se perde na escuridão do universo!
Olá Walkir Marinho, olha a cidade tem muito resíduos sólido ou lixo, mais também muitas gentes contribuem para a poluição.