Em alusão ao Dia Internacional do Peixe Serra ou Espadarte, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu, nessa terça-feira (17), uma Mostra Científica na U. I. Sarney Filho. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre diversas espécies de peixes, além de conhecer ações que podem preservar a vida marinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A titular da SEMMA, Lavina Lisboa, explicou que o compromisso com o meio ambiente deve começar desde a infância. “Hoje, agradecemos a parceria da UFMA, que trouxe para os nossos alunos informações tão importantes. O Espadarte é uma espécie que corre risco de extinção, então não há nada melhor do que conscientizar os nossos futuros adultos. Aqui, eles aprendem de forma simples e podem levar esse conhecimento também para seus pais”, destacou.
O professor da UFMA, Jorge Mateus explicou que ações como essa são essenciais para alcançar a conservação da espécie. “O Espadarte sofre muita pressão pelas capturas. Suas barbatanas, dentes e carne possuem alto valor comercial. A degradação dos mangues, que são o habitat natural da espécie, também contribui para a sua extinção. Pensando nisso, trouxemos esse projeto, com o intuito de conscientizar e de formar cidadãos mais preocupados com a vida marinha”, disse.
Para o estudante Deivison da Silva, o momento foi de muito aprendizado. “Eu gostei muito, aprendi sobre os peixes, sobre os tubarões e entendi que precisamos ter cuidado com as nossas ações para que muitas espécies não desapareçam da natureza”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE