Com uma programação voltada para o público infantil, o Ministério Público do Maranhão promoveu na tarde de sábado, 15, na Praça do Foguete, na Lagoa da Jansen, em São Luís, o Projeto Amiguinho da Ana Letícia – Combatendo o câncer infantojuvenil, que faz parte da campanha Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
Promovida em parceria com a Seção de Saúde Funcional, este é o segundo ano em que a ação – idealizada pelo promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coroatá – é realizada na capital. Membros e servidores do MPMA acompanharam a atividade, que reuniu dezenas de pais e filhos na praça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do projeto é alertar as famílias sobre o perigo do câncer infantojuvenil, para que os sintomas sejam identificados rapidamente. “Não é possível prevenir o câncer infantojuvenil. Mas podemos ficar atentos aos sintomas e buscar rapidamente o tratamento. E quanto mais cedo a terapia é iniciada, maiores são as chances de cura”, ressaltou Luís Samarone Carvalho, que teve uma filha vitimada pelo câncer ainda criança.
Além da entrega de material explicativo sobre o projeto, a programação contou com brincadeira de palhaços e show da banda de rock infantil Unidunitê, que interpretou sucessos da Xuxa e Turma do Balão Mágico, entre outros.
Para encerrar, teve a apresentação do Coral do MP, formado por membros e servidores da instituição, que cantou principalmente canções da Música Popular Brasileira, como “Carinhoso” (Pixinguinha), “Dia Branco” (Geraldo Azevedo) e “Amor, I Love You” (Marisa Monte e Carlinhos Brown). Na ocasião, foi oferecida, ainda, pintura de rosto para a criançada.
Para a advogada Antonia Santos, que trouxe as duas filhas gêmeas de quatro anos para participar da atividade, a ação do MP é importante para alertar sobre os problemas que o câncer acarreta. “A gente não faz ideia de como é impactante a doença, de como altera as nossas vidas”, frisou.
O também advogado e empresário Carlos Vinícius, 30, que veio acompanhado do sobrinho de dois anos, enfatizou que a conscientização dos pais é de grande relevância para o combate à doença. “Nós sabemos que as chances de cura são maiores quando o câncer é descoberto no começo”.
Da administração superior do Ministério Público do Maranhão esteve presente na ação a promotora de justiça Fabíola Fernandes Faheína Ferreira, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça.
Redação: CCOM-MPMA