O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou, nesta terça-feira (18), a importância do 5G para o avanço da indústria no Brasil durante a abertura do evento “Abinee TEC 2023”, organizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Com o tema “O Futuro da Tecnologia na Indústria: Dados, IoT e Inteligência Artificial”, o fórum foi organizado na São Paulo Expo, na capital paulista.
“A rede 5G permitirá a utilização, em larga escala, de análise de volumes massivos de dados (Big Data Analytics), da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial (AI), dentre outras inovações. Há oportunidades para o uso de tecnologias digitais em todas as etapas da produção”, afirmou o ministro. Juscelino reforçou que tem trabalhado para antecipar, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e às operadoras de telefonia móvel, a chegada do 5G em todo o País. Também estavam presentes na cerimônia o presidente da Agência, Carlos Baigorri, e o presidente Executivo da Abinee, Humberto Barbato.
Durante sua participação, Juscelino abordou, ainda, a elaboração do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID), a estratégia para levar conectividade a todas as 140 mil escolas públicas brasileiras, o programa Computadores para Inclusão e a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
|
TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA – O debate sobre “O Futuro da Tecnologia na Indústria: Dados, IoT e Inteligência Artificial” foi conduzido pelo mestre em Direito pela Universidade de Harvard, Ronaldo Lemos – coautor do estudo que serviu para a construção do Plano Nacional de IoT –, e abordou aspectos como etapas da transformação tecnológica, economia de dados e experiências internacionais da China e da África.
O fórum antecedeu a abertura da 31ª FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, que segue aberta para visitação na São Paulo Expo até esta sexta-feira (21). A feira, tradicional no mercado, conta com a presença de marcas nacionais e internacionais, e oferece insumos que possibilitam às indústrias se transformarem digitalmente, atingirem a eficiência energética e aplicarem conceitos de conectividade, automação e IoT.
A Abinee é fundadora da Green Eletron, uma gestora sem fins lucrativos especializada na operacionalização de logística reversa de pilhas, baterias e eletrônicos, que, em março deste ano, firmou um Acordo de Cooperação com o MCom para reforçar as medidas que garantam a destinação final ambientalmente adequada dos equipamentos eletroeletrônicos tratados pelo programa Computadores para Inclusão, mantido pela Pasta.
QUINTA GERAÇÃO – O 5G completou um ano de chegada ao País neste mês e é até 10x mais rápida que o 4G, possibilitando a conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e possui baixa latência. Hoje, de acordo com dados da Anatel, 753 municípios estão com a infraestrutura necessária já licenciada para a ativação, nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz).
A limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o serviço possa ser ofertado é de responsabilidade da Anatel – e mais de 1,6 mil municípios já estão aptos a receberem a tecnologia. O edital do Leilão do 5G estabeleceu um cronograma para a ativação da quinta geração de dados móveis de acordo com a quantidade de habitantes nas localidades e as operadoras tem a liberdade de seguir seus planejamentos de implantação, desde que cumpram os prazos. (Ascom MCom)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE