NA HORA H – Pílulas do Domingo D

De Estado da Paraíba para Estado  do “Pai e Filho”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

A semana que passou foi marcada pela fala infeliz do presidente Jair Bolsonaro (PSL), quando se referiu aos estados da região Nordeste pelo termo “Paraíba”, considerado pejorativo para se referir a nordestinos fora da região. Bolsonaro ainda alfinetou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) quando afirmou que “Dos governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”.

Isso foi mais que suficiente para algumas “celebridades nordestinas” se manifestarem, repudiando o presidente. Flávio Dino foi mais adiante, quando disse à revista Época, da possibilidade de denunciar Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República, por crime de racismo.  A cantora maranhense Alcione, chamada no mundo musical de ‘Marrom’ usou as redes sociais para criticar o presidente.

Ora, se o termo “Paraíba” é tão pejorativo assim, então já é tempo de convocar a população desse estado brasileiro para decidir, através de plebiscito, a mudança do nome dessa unidade da Federação. Como sugestão, o novo nome poderia ser “Pai e Filho”, afinal de contas, o Brasil já tem o estado do Espírito Santo.  Assim o ‘sinal da cruz’ ficaria completo neste país onde muitos dizem que Deus é brasileiro e que tem um Messias como presidente.

A nova capital do estado passaria a se chamar ‘São Pedro dos Crentes’, em alusão ao único município maranhense em que Jair Bolsonaro obteve quase 60% do total de votos no segundo turno das eleições de 2018. Ô glória!!!

******

Flávio Dino também maltrata “adversários”

Fazendo-se de vítima como ‘perseguido e discriminado’  pelo presidente Jair Bolsonaro, o governador Flávio Dino não deixa barato pra quem tenta desafiá-lo politicamente. Basta verificar o que ele fez contra Jackson Lago, João Castelo, Sebastião Madeira, Waldir Maranhão, José Reinaldo Tavares e Roberto Rocha.

Todos sofreram o peso da rejeição e do desprezo aos olhos do comunista que “mata na unha” quem ao menos tenta intimidá-lo. Nessa “lista afrodescendente” também estão prefeitos e deputados (estadual e federal) que fazem oposição ao seu governo, que sequer, são atendidos por seus secretários.

 ******

‘Paraíba’: sucesso em qualquer lugar

Certamente, o Armazém Paraíba, com seu tradicional slogan ‘Sucesso em qualquer lugar’ e com centenas de lojas espalhadas por cidades do Piauí, Ceará, Maranhão, Tocantins e Pará nunca foi  termo  pejorativo. Ao contrário, o Paraíba, mesmo com a crise que atinge o setor, continua gerando milhares de empregos e  renda ao longo de sua história.

Este sólido conglomerado mercantil, com seu centro administrativo instalado  em Teresina, dispõe de uma agência  que cuida do seu plano de mídia, chamada Sucesso Publicidade. Aproveitando a ‘deixa’ do presidente Jair Messias Bolsonaro, é bem provável que seus diretores e equipe de marketing já estejam ‘queimando pestanas’ para criar uma campanha publicitária enaltecendo o nome de sua rede de lojas de móveis, eletrodomésticos, tecidos, confecções e calçados.

Deve ser mais ou menos no estilo “Orgulho de ser Paraíba!” – Afinal de contas, nordestino e ‘Paraíba’ fazem sucesso em qualquer lugar!

******

Das Aldeias à Península, passando pela Pirâmide

Moradores do metro quadrado mais caro de São Luís, a Península da Ponta D’areia,  assistiram na semana passada, duas operações policiais, logo nas primeiras horas da manhã. A primeira cena foi por conta de um esquema montado no município de Aldeias Altas envolvendo secretários da Prefeitura que trataram o lixo como produto de luxo.

De acordo com a investigação, o procedimento licitatório foi superfaturado, bem como foram identificados indícios de associação criminosa com o objetivo de fraudar a licitação, envolvendo tanto a empresa vencedora do certame como também uma das perdedoras. Um casal, envolvido na “sujeira”, residente num luxuoso ‘AP’ na Península e, supostamente, teria  recebido mais de R$ 1 milhão.

A outra operação policial deflagrada nesta área nobre da capital maranhense foi para desmontar um esquema de pirâmide financeira, cujo mentor também reside na Península e baixou hospital, após ser pressionado por seus seguidores e ter tentado dá cabo à vida.

******

Final de quarta com quartas de final

A vitória do Grêmio sobre o Bahia por 1X0 na Arena Fonte Nova lotada, na noite da última quarta-feira, jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil, não surpreendeu tanto. A derrota  por 2X0 do Cruzeiro para seu arquirrival Atlético Mineiro, pela mesma competição, no estádio Independência, também foi considerada normal, pois trata-se de um superclássico do futebol brasileiro.

Ainda no final  da quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil, dois jogos, marcados pela emoção, foram decididos na cobrança de penalidades. O Internacional devolveu o 1X0 diante do Palmeiras, no Beira-Rio e venceu o alviverde paulista nos pênaltis.

Mas nada comparável ao jogo deste torneio entre Flamengo 1X1 Athletico Paranaense, com  a decisão na cobrança de penalidades. Com 70 mil pessoas ocupando todos os espaços do Maracanã, o rubro-negro carioca, caríssimo como um bom perfume francês, não suportou o ‘Furacão’ e perdeu por 3×1. Revoltados, torcedores flamenguistas não pouparam críticas aos jogadores que estão mais preocupados com seus ‘penteados estilosos’ do que com os resultados das partidas do clube. Cheirou mal!!!

******

Pré-candidatos a prefeito de São Luís de ‘A’ a ‘Zé’ 

A cada instante, o desenho da campanha eleitoral de 2020 vai criando forma, principalmente, quando o assunto é sucessão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. A lista de ‘prefeituráveis’ consta nomes de A a Z.

Por ordem alfabética, Adriano Sarney, Astro de Ogum,  Bira do Pindaré, Duarte Junior, Eduardo Braide, Emanoel Viana, Neto Evangelista, Osmar Filho, Pedro Lucas Fernandes, Rubens Pereira Junior, Tadeu Palácio, Wellington do Curso, Zeluis Lago são nomes dados como certos para disputa do cargo de prefeito da capital maranhense, no próximo certame eleitoral.

Estranhamente, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão saiu de cena e entrou num ostracismo sem precedentes. Imagine se sua pasta não fosse considerada uma das mais eficazes, com valorização da classe de professores e inauguração de escolas dignas! Qual terá sido mesmo o motivo do  isolamento de Camarão??? Há que fale em uma indigesta lagosta degustada fora de casa…

******

A velha e útil Barragem do Bacanga   

Quando o então governador José Sarney inaugurou a Barragem do Bacanga  no início da década de 1970, do outro lado     do rio  só existiam, na prática, a Vila Maranhão, o Porto do Itaqui e a Colônia do Bonfim. O processo de ocupação da área deu-se somente após a conclusão desta ligação rodoviária e hoje, o eixo Itaqui-Bacanga é dono de grandes empreendimentos industriais, comerciais, campus universitário, estação ferroviária, terminal  de ferry-boat,  entre outros serviços. Por ali estão  dezenas de comunidades com um elevado índice habitacional.

No entanto, o acesso rodoviário entre a região central de São Luís e este polo de economia pulsante e população crescente, continua sendo a única e útil Barragem do Bacanga. Promessas de campanhas eleitorais para as construção de uma ponte ligando  o Sítio Tamancão e o Aterro do Bacanga nunca saíram do discurso.

O pior de tudo é que, apesar de sua grande importância, a Barragem do Bacanga nunca recebeu a atenção necessária. Até mesmo seus calçadões foram engolidos pela buraqueira e matagal. Suas comportas, só recebem reparos quando a situação se torna crítica.

******

A ver navios

É bem provável que a federalização do Porto do Itaqui seja uma questão de tempo. Principalmente por causa dessa ‘picuinha   ridícula’ entre Flávio Dino e Jair Bolsonaro.

Caso essa mudança de administração portuária seja concretizada, perderá o povo do Maranhão que passará apenas a ver navios atracados no complexo portuário do Itaqui. Da mesma forma como já acontece com os municípios por onde os trens da Vale passam, carregados de minério de ferro, fazendo barulho ensurdecedor e deixando apenas fuligem…

******

NA HORA H volta com mais Pílulas no próximo Domingo D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *