RECADO DADO – Em meio a contradições entre ministros, Lula dá bronca e reforça poder da Casa Civil

Diante do bate-cabeça e contradições entre ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou a reunião de ministeriado nesta terça-feira (14) para dar uma bronca nos chefes das pastas e reafirmar que as propostas, independentemente da área, devem ter o aval do Palácio do Planalto.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto/ Reprodução)

Esse é o segundo recado que Lula dá aos ministros diante dessa situação. No encontro desta terça-feira, o petista afirmou que nenhum dos titulares deve anunciar nenhuma política pública sem o aval da Casa Civil, comandada por Rui Costa, e da Presidência da República, em uma espécie de centralização das políticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

“É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie publicamente alguma política pública sem ter sido acordada com a Casa Civil, que é quem consegue fazer com que a proposta seja do governo. Nós não queremos propostas de ministros. Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas do governo. E só será transformada em proposta de governo quando todo mundo souber o que vai ser decidido”, afirmou Lula.

“Por isso que é importante que toda e qualquer posição, qualquer genialidade que alguém possa ter, é importante que, antes de anunciar, faça a reunião com a Casa Civil, para que a Casa Civil discuta com a Presidência da República, para que a gente possa chamar o autor da genialidade, e a gente então anunciar publicamente como se fosse uma coisa do governo”, completou, com ironia.

Ainda de acordo com Lula, os ministros devem conversar ainda com Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), responsáveis pela área financeira do governo, “para que a gente não prometa aquilo que não pode cumprir”.

“E se tiver que arriscar alguma coisa, a gente [vai] arriscar com viés de acerto, acima de uns 80%. Porque a gente também não pode correr o risco de anunciar coisa que não vai acontecer. A minha sugestão, para que a coisa fique correta, coesa e harmônica, é que ninguém anuncie nada, absolutamente nada que seja novo, sem passar pela Casa Civil.”

As declarações foram dadas pelo petista durante a reunião ministerial, que foi aberta para imagem inicialmente. Na sequência, antes de interromper a transmissão, Lula afirmou que ia dar início ao encontro e contar os casos específicos.

As informações são do Portal R7.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *